Buscar

Exercicio discursivo Ètica nas Relações Ètnicos Raciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercícios discursivos da disciplina Ética nas Relações Étnicos Raciais
Questão 1 -Ética nas Relações Étnicos Raciais
Sabemos que a ética surge como uma disciplina da filosofia. Sua origem remota a Grécia Antiga e devira no termo Ethos (costumes e hábitos. A partir do momento em que o ser humano vive em sociedade, necessita criar regras de convivência para regular as relações. Assim, a Ética nasce para que haja equilíbrio e um funcionamento social regulado, mantendo a origem social. Por esse motivo ela se relaciona ao sentimento de justiça social e é, frequentemente, confundida com a lei. 
A partir do exposto acima e do que vimos na aula 1 - tema, como podemos conceituar a ética?
Resposta:
A ética se refere ao estudo de condutas e ações morais de pessoas dentro da sociedade em que estão inseridas. Por meio da ética pode-se fazer com que se tenha uma sociedade mais íntegra, pois a implementação da ética, faz que as pessoas tenham melhor caráter.
Questão 2 -Ética nas Relações Étnicos Raciais
Sabemos que não podemos confundir Ética com a Lei ou com a Moral. Conforme os ensinamentos da Aula 1 - tema 1, a Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, é uma disciplina filosófica sobre o comportamento humano que, a partir de condições especifica, busca refletir sobre a conduta para construir regras, princípios ou valores universalizantes, tendo como finalidade o bom convívio do ser humano com a sociedade e com o planeta. O mesmo não podemos dizer da moral. A partir do que foi ensinado na aula 1 - tema 2, de que modo podemos entender e conceituar a moral. Desenvolva um pequeno texto sobre o que pode ser entendido por moral.
Resposta:
Moral, podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. Assim, moral tem a ver com os valores que regem a ação humana enquanto inserida na convivência social, tendo assim um caráter normativo. 
Questão 3 -Ética nas Relações Étnicos Raciais
Na aula 1 - tema 3 vimos a relação e diferença entre a mora e a lei. Ambas, por um lado baseia-se em regras que visam estabelecer certa previsibilidade para as ações humana. Por outro lado, moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem - viver. Ela vai além das fronteiras geográficas e proporciona uma identidade entre as pessoas que se sequer conhecem por lançarem mão do mesmo referencial moral comum. Enquanto que a lei estabelece um regramento de uma sociedade limitada pelas fronteiras do estad. As leis tem uma base territorial e é aplicável a população ou seus delegados que vivem nesse perímetro. Considerando que foi estudado na aula 1 - tem 3, responda, elaborando um pequeno texto: podemos dizer que todas as leis são moralmente aceitáveis? Tudo que considerado legal é moral? Ilustre com exemplos
Resposta:
Podemos dizer que todas as leis são seguidas.
Nem tudo que é considerado legal é moral, pois o conhecimento humano se desenvolve cotidianamente e da mesma maneira a moral e seus costumes.
Questão 4 -Ética nas Relações Étnicos Raciais
Vimos na aula - tema 4, que Aristóteles, filosofo da antiguidade, contribuiu para a construção do conhecimento sobre Ética. Para ele toda ação humana tende sempre a um fim, e esse fim é o Bem Supremo, que para o filosofo, é a felicidade. E a felicidade é uma atividade da alma que é construída por uma vida de virtudes. A partir do que foi exposto acima e do que aprendemos na aula 1 - tema 4, responda, desenvolvendo um texto, como para o filosofo chegamos á felicidade, ou seja, como chegamos a construir uma vida de virtudes?
Resposta:
A virtude não é dada ao homem inatamente, mas é através da prática, do hábito, da educação que nos tornamos virtuosos. Não agimos corretamente porque temos virtude, mas temos virtude porque agimos corretamente, nos diz Aristóteles. É na vida prática, concreta, contingente, que observamos o problema moral, e não fora dela. Dessa forma seremos felizes agindo virtuosamente, isto é, agindo corretamente.
Questão 5 -Ética nas Relações Étnicos Raciais
Sophia Silva, queria candidatar-se á vaga de estagiária em uma empresa, para agendar a entrevista precisava entregar a documentação exigida no setor de recrutamento e seleção. Junto com seu extenso currículo, apresentou um laudo médico com seu nome social (feminino) e seus documentos civis (com o nome masculino). Pela diferença das nomenclaturas, o funcionário responsável pelo recrutamento e seleção de estagiário para o setor de marketing da empresa negou-se a receber o currículo, os documentos, bem como se negou agendar entrevista.
A partir dos ensinamentos e discussões proporcionais na Aula 1 – Tema 5 e como estudante de administração de empresas, de que modo analisa ou valora o fato acima descrito? 
Resposta:
Que todos nós somos iguais, não é por que ela apresentou os documentos civis com o nome masculino que os recrutadores tem que desmerecer a candidata, até por que ela se candidatou a uma vaga de estágio e não a um concurso para julga o sexo, pois ela está ali para uma seleção para mostrar que ela é capaz de exercer a função que ela se candidatou.

Outros materiais