A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
APOL2 ARTE E CULTURA POPULAR

Pré-visualização | Página 1 de 8

Questão 1/10 - Arte e Cultura Popular
Considere a seguinte citação: 
“A arte de narrar enquanto elo entre o passado, o presente e o futuro foi se extinguindo, delimitando os contornos daquilo que denominamos como ‘discurso não vivo’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSSOLETTI, Denise et al. Narrativas populares: o griô e a arte de contar histórias. <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2834/2615>. Acesso em 17 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre narrativas populares, analise as proposições:
I. Como usualmente não são escritas por aqueles que as contam, as histórias se tornam dinâmicas e sofrem transformações que variam de acordo com a região onde são narradas.
II. As nuances das histórias contadas podem mudar conforme o narrador.
III. As narrativas geralmente ficam apenas entre as famílias que as contam.
IV. Apenas o mito é considerado uma narrativa popular. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e II
Você acertou!
As afirmações I e II estão corretas, pois “como usualmente não são escritas por aqueles que as contam, as histórias se tornam dinâmicas e sofrem transformações que variam de acordo com a região onde são narradas [...]. As nuances, as sutilezas e os acréscimos podem mudar conforme o narrador [...]” (livro-base, p. 140). A afirmação III é incorreta, pois, como se viu, essas narrativas “[...] não são escritas por aqueles que as contam [...]” (p. 140), sofrendo uma série de variações à medida que penetram no repertório cultural oral. A afirmativa IV é incorreta, pois o livro-base menciona igualmente as lendas como exemplos de narrativas (p. 140-149).
Questão 2/10 - Arte e Cultura Popular
Considere a seguinte citação: 
“Os hábitos, as crenças e toda a estrutura moral, política, social e religiosa se baseou na concepção de cultura de cada povo, possibilitando sua organização”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GERNDT, Rebecca Paola; TORRES MORALES, Ofelia. Do popular ao massivo: análise da cultura em tempos contemporâneos <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2009/resumos/R16-0422-1.pdf >. Acesso em 10 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre a cultura popular e a cultura de massa, analise as seguintes afirmações:
I. A cultura de massa compreende e veicula informações sobre produtos industrializados em grande escala a pessoas e comunidades nas mais variadas regiões.
II. A dinâmica da sociedade de massas provoca mudanças que significam a extinção das expressões da cultura popular.
III.A cultura popular possui tempo cíclico e enraizamento, e é possível encontrar a presença de elementos de uma cultura de massa na cultura popular e vice-versa.
IV. Tanto do ponto de vista histórico quanto do funcional, a cultura popular pode atravessar a cultura de massa. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III e IV
Você acertou!
A afirmação II é incorreta pois “[...] a presença dos meios de comunicação de massa, a mercantilização e a espetacularização de determinadas expressões da cultura popular [...] causam transformações [...]. No entanto, a dinâmica da sociedade de massas mundializada, mais fortemente presente nos centros urbanos, provoca mudanças que, não necessariamente, significam a extinção dessas expressões” (livro-base, p. 71). As afirmações I, III e IV são corretas, pois, segundo o livro-base, “Bosi [...] estabelece uma diferenciação essencial entre a cultura de massas e a popular ao afirmar que esta última, diferente da primeira, possui tempo cíclico e enraizamento [...]. Essas inter-relações entre cultura popular e de massa seguem percursos nos dois sentidos: é possível encontrar a presença de elementos de uma cultura na outra e vice-versa. Como propõe Bosi [...], ‘tanto do ponto de vista histórico quanto funcional, a cultura popular pode atravessar a cultura de massa tomando seus elementos e transfigurando esse cotidiano em arte’” (p. 69, 70). Finalmente, “a chamada cultura de massas compreende uma complexa rede de meios que se desenvolvem e aperfeiçoam rapidamente, veiculando informações sobre produtos industriais produzidos em grande escala a pessoas e comunidades nos mais diversos rincões do planeta” (p. 67).
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I e II
Questão 3/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte excerto de texto: 
“A ideia de uma religiosidade popular nos lembra que as religiões envolvem questões de legitimidade e estão marcadas por disputas, configurando campo de tensões entre seus membros ou fiéis”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, Gabriela. Religiosidade popular e folia de reis. <http://www.congressohistoriajatai.org/anais2012/Link%20(98).pdf>. Acesso em 09 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre a religiosidade popular brasileira, analise as proposições a seguir:
I. A religiosidade popular brasileira se caracteriza por formas diretas de mediação com o sagrado e pelo desejo de interferir na realidade de maneira mágica.
II. No Brasil, religiosidade e sabedoria popular muitas vezes se confundem, pois são comuns os ritos e os cultos que tem por finalidade a cura do corpo físico.
III. Simpatias, rezas, benzeduras, ervas e unguentos são de uso corrente, fazendo parte das disposições de um povo.
IV. As únicas influências na religiosidade e no saber popular foram a presença do catolicismo português e a forte presença religiosa africana e indígena. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, II e III
Você acertou!
As afirmações I, II e III estão corretas, pois “é importante destacarmos que os cultos e os ritos das religiosidades populares brasileiras caracterizam-se, de maneira acentuada, por formas diretas de mediação com o sagrado e pelo desejo de interferir na realidade de maneira mágica, com a pretensão de melhorar/promover a vida terrena de alguma maneira. No Brasil, religiosidade e sabedoria popular muitas vezes se confundem, pois são comuns os ritos e os cultos que têm por finalidade a cura do corpo físico. Simpatias, rezas, benzeduras, ervas e unguentos são de uso corrente, fazendo parte de nosso ethos” (livro-base, p. 116, 117). A afirmação IV está incorreta, pois “esse ‘tocar’ entre religiosidade e saber popular poderia simplesmente ser explicado pela onipresença do catolicismo português e pela forte presença religiosa africana e indígena. No entanto, essas não são e não foram as únicas influências; além disso, outros lugares do mundo também registram essa mesma característica” (p. 117).
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	I, II, III e IV
	
	E
	I e II
Questão 4/10 - Arte e Cultura Popular
Considere a seguinte passagem de texto: 
“A cultura também é um elemento que pode ser ensinado e deve ser aprendido pelas novas gerações, as quais se encarregam de preservar essa produção”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GERALDO, Antonio; CARNEIRO, Neri. A cultura no processo do ensino e aprendizagem da educação infantil. <http://fapb.edu.br/media/files/35/35_1933.pdf>. Acesso em 08 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que menciona o campo de atuação o qual faz a ponte entre as manifestações culturais e os processos educativos:
Nota: 10.0
	
	A
	Educação permanente.
	
	B
	Educação cultural.
	
	C
	Educação patrimonial.
Você acertou!
“Um campo de atuação da área de patrimônio, que faz uma ponte entre as manifestações culturais e os processos educativos, é a chamada educação patrimonial” (livro-base, p. 84).
	
	D
	Educação