Buscar

questoes fixadoras FORMAS DE ESTDO E GO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – Levando em conta a diferença doutrinária entre formas de Estado, formas de governo e regimes de governo, assinale a alternativa que corresponde à forma de governo adotada na Constituição Federal de 1988 (CF).
1. a) Federação.
2. b) Parlamentarismo.
3. c) República.
4. d) Presidencialismo.
5. e) Confederação.
Comentário: LETRA C. A forma de Estado refere-se à organização política do Estado que poderá dar-se como Estado Unitário ou Estado Federado. O Estado unitário é aquele em que há um poder central único, exclusivo, para todo o território nacional e sobre toda a população. O Estado federado, por sua vez, é aquele Estado que é formado por várias entidades políticas autônomas, distribuídas pelo território. Nesse estado, são diversos os centros de poder político (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) autônomos, ou seja, não há hierarquia entre eles e sim uma relação de coordenação. Nesse sentido, coexistem no Brasil uma administração pública federal, estadual, distrital e municipal.
Cumpre destacar que, a despeito da inexistência de subordinação entre os entes federados, devemos lembrar que todos os entes encontram-se sujeitos às normas constantes na Constituição Federado e às normas gerais disciplinadas mediante lei de caráter nacional. No Brasil a forma federativa é cláusula pétrea, ou seja, tal forma de estado não pode ser abolida por meio de reforma na constituição (CF, art. 60).
A forma de Governo, POR SUA VEZ, refere-se à relação entre governante e governados. Portanto, no caso em que o governante seja eleito mediante voto popular, por um certo período de tempo (não vitaliciedade), temos a forma de governo republicana. Na forma de governo republicana o governante eleito tem a responsabilidade de prestar contas durante dos seus atos e medidas.
Contudo, no caso em que a forma de governo for marcada pela hereditariedade, vitaliciedade e ausência de eleições temos a monarquia. Na forma de governo monárquica governante tem não responde pelos seus atos e medidas.
 
2 – No que se refere aos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.
República é uma forma de governo fundamentada na igualdade formal entre as pessoas, na qual o poder político é exercido por meio de representação, em caráter eletivo e por um período determinado de tempo.
Certo ou Errado?
Comentário: CORRETO. A forma de Governo refere-se à relação entre governante e governados. Portanto, no caso em que o governante seja eleito mediante voto popular, por um certo período de tempo (não vitaliciedade), temos a forma de governo republicana. Na forma de governo republicana o governante eleito tem a responsabilidade de prestar contas durante dos seus atos e medidas.
Contudo, no caso em que a forma de governo for marcada pela hereditariedade, vitaliciedade e ausência de eleições temos a monarquia.
 
3 – A República, Federação e Presidencialismo são, para a Constituição de 1988,  respectivamente:
a) Forma de Governo, Forma de Estado, Sistema de Governo.
b) Forma de Estado, Sistema de Governo, Regime de Governo.
c) Sistema de Governo, Regime de Governo, Forma de Estado.
d) Forma de Estado, Regime de Governo, Sistema de Governo.
e) Sistema de Governo, Forma de Estado, Sistema de Estado.
Comentário: Letra A. Macete para memorização (deem uma olhada nas letras destacadas em maiúsculo):
SIstema de GOverno: SI + GO: SIGO O PRESIDENTE —- PRESIDENCIALISMO
FOrma de Governo: FO +GO: FOGO na República —— Forma Republicana
REgime de GOverno: RE +GO: REGO DEMOCRÁTICO (esse macete é feio DEMAIS, porém é engraçado. Vocês irão lembrar!)
Forma de Estado: FEDERALISMO
 
4 – Sistema de governo pode ser definido como a maneira pela qual se dá a instituição do  poder na sociedade e como se dá a relação entre governantes e governados.
Acerca da organização e estrutura do Estado, assinale a alternativa CORRETA:
a) O Brasil adotou como sistema de govemo a República, o presidencialismo como forma de governo e a Federação como forma de Estado
b) O Brasil adotou como forma de governo a Monarquia, o parlamentarismo como sistema de govemo e a Federação como forma de Estado.
c) O Brasil adotou como forma de Estado a República, o presidencialismo como forma de governo e a Federação como forma de governo.
d) O Brasil adotou como forma de governo a República, o presidencialismo como sistema de governo e a Federação como forma de Estado.
Cometário: Letra D. O Governo tem como função desempenhar a direção política e suprema do Estado, determinar as políticas públicas, atividades de comando e a forma de realização dos objetivos e planos governamentais, funções essas que decorrem diretamente da Constituição Federal. A função política difere drasticamente da função administrativa que, por sua vez, envolve as atividades de mera execução dos programas públicos definidos pelo Governo.
O sistema de governo refere-se a relação existente entre os poderes estruturais, podendo ser: sistema presidencialista e o sistema parlamentarista. No sistema presidencialista o presidente exerce o comando do Poder Executivo, cumpre um mandato fixo e cumula as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo. O Parlamentarismo, por sua vez, é o sistema de governo em que há uma relação de cooperação entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo. Nesse sistema, a chefia de Estado é desempenhada pelo Presidente ou pelo monarca e a Chefia do Governo, por sua vez, é desempenhada pelo Primeiro Ministro ou Conselho de Ministros. O Chefe do Governo é indicado pelo Chefe de Estado, mas a permanência deste no poder dependerá da confiança do Parlamento, ou seja, trata-se de uma investidura de confiança, sem mandato fixo a prazo certo.
As funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo podem, a grosso modo, ser conceituadas em conformidade com o âmbito de atuação do líder: o Chefe de Estado representa o país nas relações externas junto a outros países e o Chefe de Governo, por sua vez, atua no âmbito da política interna do país (deem uma olhada no macete da questão acima).
 
5 – Julgue os próximos itens, referentes aos elementos que compõema organização política do Brasil, país que é uma república federativa.
O chefe de governo da forma de governo denominada república deve, obrigatoriamente, ser escolhido de forma direta pelo povo, por meio do sufrágio.
Certo ou Errado?
Comentário: Correto. A forma de Governo refere-se à relação entre governante e governados. Portanto, no caso em que o governante seja eleito mediante voto popular, por um certo período de tempo (não vitaliciedade), temos a forma de governo republicana.
 
6 – Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MI Prova: Analista Técnico – Administrativo
Com relação a Estado, governo e administração pública, julgue os itens seguintes.
Os conceitos de governo e administração não se equiparam; o primeiro refere-se a uma atividade essencialmente política, ao passo que o segundo, a uma atividade eminentemente técnica.
Certo ou Errado?
 
Comentário: Correto. O Governo tem como função desempenhar a direção política e suprema do Estado, determinar as políticas públicas, atividades de comando e a forma de realização dos objetivos e planos governamentais, funções essas que decorrem diretamente da Constituição Federal. A função política difere drasticamente da função administrativa que, por sua vez, envolve as atividades de mera execução dos programas públicos definidos pelo Governo.

Outros materiais