Buscar

Atividade 1 Gestão da logistica integrada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Logística integrada, como vimos, tem o objetivo de alinhar processos-chave nas empresas para que funcione de forma mais harmônica e eficiente. O que antes eram meros processos operacionais de recebimento e transporte, hoje, são considerados pontos estratégicos, que podem agregar valor, maximizando a eficiência produtiva ou minimizando os custos ao longo do processo.
Além disso, a logística ganhou recentemente novos ares tecnológicos e sistemas inteligentes, especialmente no que diz respeito a integração de informações, o que chamamos de Logística 4.0. Essa nova realidade na logística é um reforço à  ideia de que é necessário um planejamento estratégico moderno e veloz para que sejam observados melhores resultados ao longo da cadeia de suprimentos
Como o conceito de Logística 4.0 pode impactar o dia a dia das atividades básicas da Logística Integrada?
		Resposta Selecionada:
	Investir pesado na tecnologia e potencializar resultados com o uso de recursos como a análise de dados e sistemas inteligentes — que tem a capacidade de auto-otimização e autoconfiguração — são práticas essenciais da logística 4.0, e indispensáveis para empresas que desejam sair na frente da concorrência.
A logística 4.0 é ultraconectada, rápida, tecnológica e otimizada. Para tal, é necessário promover uma mudança na cultura corporativa e apostar na integração: a inclinação no momento é a adoção de sensores e programas que interliguem máquinas, pessoas, redes, entre outros elementos da cadeia de suprimentos, formando um fluxo operacional autônomo e eficiente.
Vale sublinhar que a logística 4.0 e seus impactos não são uma tendência futura, mas sim uma realidade. Para conseguir maximizar resultados, atingir a alta performance e elevar um negócio a níveis globais, esse processo de transformação e inovação é imprescindível.
Modelos tradicionais de logística operam, em diversas vezes, com grandes estoques e centros de distribuição obsoletos e desconectados. Como consequência, empresas que trabalham dessa maneira experimentam problemas com erros, grandes perdas e desperdícios, o que também acomete o faturamento do negócio.
Sem o uso de uma tecnologia qualificada e boas práticas, outros exemplos de desafios comuns também são:
· falta de controle do estoque e das informações;
· aumento do lead time;
· falhas com entregas e atrasos;
· processos de carregamento e acondicionamento das cargas não otimizado;
· mau aproveitamento da frota e dos equipamentos.
Na logística 4.0, o foco é total na estratégia de negócio. O objetivo é modernizar e otimizar a gestão da cadeia de distribuição, eliminar desperdícios e gargalos, ganhar tempo e reduzir custos da melhor maneira possível.
Para isso, é preciso contar com a alta conectividade, por meio de softwares que monitorem com precisão todos os processos e atividades da empresa. As informações devem estar ao alcance de um clique e constantemente atualizadas.
Devido a adventos como a Internet das Coisas, os centros de distribuição podem funcionar com mais eficácia, já que milhares de embarques, transportes e acondicionamentos acontecendo em locais distintos podem ser acompanhados e integrados em tempo real. Assim sendo, outras características importantes da logística 4.0 que podemos destacar são:
· gestão virtual de estoques e armazéns;
· uso de sistemas que permitem o rastreamento e monitoramento da frota;
· roteirização dos trajetos a fim de otimizar entregas e encurtar prazos;
· lead time reduzido;
· estoques enxutos;
· visão completa e integrada da cadeia de suprimentos.
A logística 4.0 preza por processos mais modernos e integrados, bem como pela otimização do compartilhamento de dados, recursos e elementos fundamentais para o funcionamento eficiente da cadeia de suprimentos.
Sistemas hospedados na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar e visualizados simultaneamente por vários colaboradores, o que contribui para reforçar e disseminar o conhecimento.
Logo, como podemos ver, a logística 4.0 é capaz de tornar um negócio muito mais competitivo e produtivo. Adaptar sua empresa às novas práticas promete um aumento expressivo do desempenho e da eficiência, além de proporcionar ótimos benefícios para o negócio como:
· redução de custos;
· diminuição de perdas e erros;
· aumento da segurança e da precisão;
· processos desburocratizados;
· uso aperfeiçoado dos equipamentos, insumos e da frota;
· agilidade das respostas;
· tomadas de decisão mais qualificadas e eficientes;
· processos e infraestrutura de transporte e movimentação de mercadorias aprimorados e com foco na  qualidade total.
A logística é o elo fundamental que liga a indústria aos clientes. Logo, se o mundo está em constante transformação e atualização, é de se esperar que a cadeia de suprimentos siga esse mesmo trajeto.

Outros materiais

Outros materiais