Buscar

Avaliando Aprendizado

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(FIOCRUZ - 2010) Assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, as definições de hiperlink e hipermídia, nesta sequência.
		
	 
	Elemento básico de hipertexto, que oferece um método de passar de ponto a outro em um mesmo documento ou em outro / todos os métodos de transmissão de informações baseadas em computadores, incluindo textos, imagens, vídeos, som e animação.
	
	Um sistema multicanal de distribuição de microondas / todos os métodos de transmissão de informações baseadas em computadores, incluindo textos, imagens, vídeos, som e animação.
	
	Um veículo de armazenamento ótico, usado para música, dados de computador e outros serviços / elemento básico de hipertexto, que oferece um método de passar de ponto a outro em um mesmo documento ou em outro.
	
	Elemento básico de hipertexto, que oferece um método de passar de ponto a outro em um mesmo documento ou em outro / um dispositivo que possibilita a ligação de um computador digital com o sistema telefônico analógico.
	
	Um dispositivo formado por um conjunto de circuitos eletrônicos microscópicos que permite conexões de dispositivos dentro de uma estrutura sólida / um ambiente artificial gerado pelo computador projetado para maximizar a liberdade de movimento e a imaginação do usuário.
	Respondido em 04/05/2020 19:19:58
	
Compare com a sua resposta: A visão cibercomunista da Internet, representada especialmente por Richard Barbrook, argumenta que o marxismo pode ser reatualizado para a época de cibercultura. Segundo o autor, os técnicos em informática formam uma classe (hacker) cuja missão política é liberar o fluxo da informação dos limites que impõem a classe vetorial, a que privatiza a criação intelectual. Os hackers são os novos representantes da luta pela emancipação das massas. Para Richard Barbrook, o ciberespaço culmina um processo de desenvolvimento político e tecnológico, cujos componentes contraditórios precisam ser explorados numa perspectiva social-democrata, senão cibercomunista. O ciberespaço pode fornecer novas oportunidades de mudança, convertendo-se na ¿verdadeira mutação humana capaz de levar ao comunismo¿, cenário involuntário de uma revolução social baseado na livre troca que se sobrepõe à troca mercantil e ao espírito empresarial. Esta corrente também parte de uma visão na qual a tecnologia em si pode oferecer condições para a transformação social.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Observe a frase de Henry Jenkins: "Nosso foco não deve estar nas tecnologias emergentes, mas sim nas práticas culturais emergentes". Com base na ideia do autor, podemos afirmar que:
		
	
	As ferramentas não são relevantes para a cultura da convergência
	 
	Tanto as ferramentas, enquanto tecnologias emergentes, quanto a forma com que as pessoas as utilizam, são igualmente importantes para o cenário da cultura da convergência
	 
	Podemos entender como práticas culturais emergentes, a forma com que as pessoas utilizam essas ferramentas
	
	A ideia do autor não condiz com a realidade de uso das mídias sociais nos dias atuais
	
	A cultura e a forma com que as pessoas utilizam as ferramentas, são definidas pelo mercado digital
	Respondido em 04/05/2020 19:21:28
	
Compare com a sua resposta: Hoje nos caracterizamos como uma rede distribuída, pois não precisamos de "núcleos" para nos conectar a outras pessoas ou instituições, pois podemos ter contato diretamente.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A história da computação está repleta de mentes inventivas. Uma delas pertence a Ted Nelson, filósofo e sociólogo norte-americano que começou a se destacar na década de 1960 e criou o conceito de Hipertexto, fundamental até hoje em redes de computadores como a web. Sobre Hipertexto, é correto afirmar que:
		
	
	É uma forma de leitura em que o leitor pode escolher seguir até dez percursos pré-determinados pelo autor
	 
	É uma forma de leitura e escrita não-linear, baseada em indexações e associações de ideias e conceitos, sob a forma de hiperlinks.
	
	É uma forma de escrita e leitura linear, baseada em indexações e associações de ideias e conceitos, sob a forma de websites.
	
	É uma forma de leitura linear.
	
	É uma forma de escrita linear.
	Respondido em 04/05/2020 19:22:48
	
Compare com a sua resposta: O sociólogo Pierre Lévy defende que, a partir do momento em que fazemos uso das tecnologias digitais e nos conectamos em rede, desenvolve-se uma cultura dentro daquele espaço informacional. Uma cultura que leva em consideração as características dessas tecnologias e os usos que fazemos dela, também como nos comportamos ali dentro e como criamos uma história a partir de seu uso, mas é importante salientar que as práticas culturais na humanidade são anteriores à Cibercultura e elas continuam existindo apesar da Cibercultura, que inaugura uma nova perspectiva da cultura da humanidade, mas não é por si só um marco zero, um ponto de partida. É mais um ponto de interconexão.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Que característica diferencia a internet das outras mídias?
		
	
	Seu formato de comunicação ¿ Um para todos.
	
	É um meio áudio-visual.
	
	Sua capacidade de integrar som, imagem e recursos especiais.
	 
	Sua capacidade de interação.
	
	Sua capacidade de síntese.
	Respondido em 04/05/2020 19:24:15
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve abordar questões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico a partir das novas mídias e suas capacidades de convergência, interatividade, transferência de dados e relacionar esses fenômenos a web 2.0.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	De acordo com Manuel Castells, a chamada "Era da Informação" é dividida em quatro camadas. Assinale a alternativa que corresponde as quatro camadas corretas:
		
	
	Tecnomeritocrática / Hacker / Comunidade visual / Empresarial
	 
	Tecnomeritocrática / Hacker / Comunidade virtual / Empresarial
	 
	Tecnomeritocrática / Cibernética / Comunidade visionária / Empresarial
	
	Meritocrática / Cibernética / Comunidade virtual / Estacionária
	
	Meritocrática / Hacker / Comunidade visionária / Estacionária

Continue navegando