Buscar

Conceitos de Currículo e Universos do Processo Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1.  Complete a frase conceituando currículo a partir da concepção de Sacristán (2000, p.15), “O currículo é a forma de ter acesso ao ___________________, não podendo esgotar seu significado em algo _____________, mas através das condições em que se realiza como uma forma particular de entrar em contato com a __________.”
Os termos que preenchem correta e respectivamente as lacuna são:
	
	a.
	 universo; particular; realidade.
	
	b.
	mundo escolar; genérico; diversidade.
	
	c.
	 conhecimento; estático; cultura.
	
	d.
	documento, dinâmico; cultura.
	
	e.
	 contexto disciplinar; flexível; diversidade.
PERGUNTA 2
1. A essência da BNCC, de acordo com a legislação e as normas educacionais, bem como com suas concepções pedagógicas, deve:
	
	a.
	fixar as diretrizes para os currículos das escolas de ensino médio, as quais deverão enviar às secretarias de educação, reenviadas ao Conselho Nacional de Educação (CNE) no início do ano 2020.
	
	b.
	possibilitar que as escolas possam agregar ou expandir os objetivos de aprendizagem, organizar seus currículos, incluindo outros objetivos que contemplem as diferenças regionais e as necessidades específicas das comunidades atendidas.
	
	c.
	 Abonar que a BNCC seja o currículo nacional, o qual contém o conjunto de referenciais sobre os processos crítico e criativo que as escolas devem seguir, a fim de elaborar sua proposta pedagógica.
	
	d.
	homoloar pela Secretaria de Educação de cada região, padronizar os conteúdos da parte diversificada, publicada no Diário Oficial da União, para começar a valer no ano de 2020, revisada a cada cinco anos.
	
	e.
	expandir as discussões por meio do Conselho Estadual de Educação de cada Estado e, ao analisar a parte comum e os conteúdos estabelecidos na BNCC, levar em conta a diversidade social e regional de cada localidade.
PERGUNTA 3
1. Nos dias atuais, as escolas baseiam-se em três perspectivas relacionadas ao conceito de currículo: currículo formal, currículo real e currículo oculto. Sobre esses currículos, analise as afirmativas a seguir:
I. O currículo formal concretiza-se com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a Base Nacional Comum Curricular (2017) e em documentos que expressam o Projeto Político Pedagógico ou as propostas curriculares em escala regional e local.
II. O currículo real é constituído por todos os aspectos do ambiente escolar, sem interação do currículo formal, e contribui para aprendizagens sociais relevantes.
III. O currículo oculto diz respeito aos contextos de concretização do currículo, desde sua prescrição até a efetivação nas salas de aula.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a.
	 As alternativas I e II estão corretas.
	
	b.
	Todas estão corretas.
	
	c.
	 Somente a alternativa I está correta.
	
	d.
	 Somente a alternativa II está correta.
	
	e.
	Somente a III está correta.
PERGUNTA 4
1. Dentro do processo educacional, há três universos gerais que possibilitam que esse processo se estabeleça e que os alunos aprendam – que é o sentido final da educação. Esses universos a serem apresentados não são fragmentados e estanques. As linhas divisórias entre eles são sutis e tendem a se diluir, não ficando claro onde termina um e inicia o outro. Diversas vezes essa divisão também é motivo de deliberações das equipes de profissionais que desenvolvem ou gerenciam o currículo. Verifique aseguir se as premissas são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, a partir daí, defina a alternativa correta:
I. O Universo curricular constitui nas expectativas e nas definições sobre o que se almeja atingir com a aprendizagem dos estudantes, bem como sobre os elementos que norteiam os educadores direcionando, assim, o seu trabalho.
II. Universo didático: refere-se às condições e às estratégias que serão empregadas na prática para que as aprendizagens possam acontecer.
III. Universo avaliativo: refere-se às informações que o educador e o sistema podem colher sobre o que ocorre com os alunos em seu processo de aprendizagem; são, contudo, importantes para garantir o sucesso das aprendizagens
As afirmativas são respectivamente:
	
	a.
	 F, V, V
	
	b.
	V, V, F
	
	c.
	 V, V, V
	
	d.
	F, F, V
	
	e.
	 V, F, V

Outros materiais