Buscar

ATIVIDADE AÇÃO E CONDIÇÃO DA AÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE DIREITO
	CURSO: Bacharelado em Direito
	DISCIPLINA: Teoria Geral do Processo
	DOCENTE: LÍLIA LEITE BARBOSA
ATIVIDADE 
01. As normas sobre jurisdição e ação são abordadas pelo Código de Processo Civil de 2015. Dessa forma responda e justifique os quesitos: Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade? Caso tenha ocorrido violação de direito, não é possível ação meramente declaratória? Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico.? 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. São condições genéricas para o regular exercício da ação:
A) partes capazes e demanda regularmente formulada;
B) pedido e causa de pedir;
C) legitimidade ad causam e interesse de agir;
D) juízo competente e capacidade postulatória;
E) capacidade para estar em juízo e representação processual.
 
03. A ação é considerada um direito público, subjetivo e abstrato de provocar a jurisdição. Assim, todos têm o direito de ingressar em juízo, mas só aqueles que preenchem as condições da ação têm direito a uma decisão de mérito. Com relação aos elementos e às condições da ação, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A causa de pedir, um dos elementos da ação, se desdobra em causa de pedir próxima (a descrição dos fatos da causa) e causa de pedir remota (os fundamentos jurídicos da demanda).
( ) Interesse e legitimidade são condições para se postular em juízo.
( ) Legitimado ordinário para a ação é aquele que pleiteia em juízo, em seu próprio nome, direito de que se considera titular.
( ) Entre os elementos da ação está o pedido, que se desdobra em imediato (a providência requerida) e mediato (o bem da vida que se quer tutelar).
04. Considerando as Teorias da Ação, qual é a adotada pelo Brasil. Quais as suas principais características?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05. A Lei n.º 13.105/2015 adotou, para explicar a natureza jurídica do direito de ação, conforme entendimento doutrinário, a teoria eclética, segundo a qual o direito de ação não se confunde com o direito material, inclusive existindo de forma autônoma e independente. A respeito do direito de ação, julgue o item que se segue.
Segundo o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, para a aferição das condições da ação de legitimidade ativa e interesse processual, deve‐se adotar a teoria da asserção.
( ) CERTO ( ) ERRADO
06. A ação meramente declaratória
A) não é admissível, pela falta de conteúdo condenatório na sentença a ser proferida.
B) é admissível, salvo se houver ocorrido a violação do direito.
C) não é admissível, pela falta de conteúdo mandamental na sentença a ser proferida.
D) é admissível, ainda que tenha ocorrido a violação do direito. 
E) poderá ou não ser admissível, se a sentença a ser proferida não possuir efeitos patrimoniais nem definir a existência ou a inexistência de uma relação jurídica.
07. A atividade jurisdicional é caracterizada pela inércia, sendo indispensável que a provoque pelo uso da AÇÃO. Assinale a opção CORRETA:
A) Há litispendência quando uma ação é idêntica à outra possuindo as mesmas partes, a mesma causa de pedir ou pedido. A litispendência não poderá ser reconhecida de ofício pelo juiz, obrigando-o a prolatar uma sentença terminativa, que fará coisa julgada formal e material.
B) Havendo substituição processual, o substituído não poderá intervir como assistente litisconsorcial.
C) Compete à autoridade judiciária brasileira, conhecer de ações relativas a imóveis situados no Brasil, desde que as partes não tenham convencionado foro de eleição.
D) O artigo 8º, III, da Constituição Federal dispõe que "ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas". Logo, é correto afirmar que o sindicato possui legitimidade extraordinária na defesa dos direitos e interesses da categoria profissional, sendo a legitimidade ad causam um dos requisitos (condições) necessários para a existência de um provimento final de mérito.
08. Depois de 3 meses do falecimento de Marcos, sem que nenhum herdeiro tenha iniciado o procedimento de inventário e partilha, o juiz da vara de família da comarca onde residia o falecido inicia, de ofício, o dito procedimento. Tomando por base as disposições constantes do CPC/15, o juiz agiu acertadamente?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09. Mariana, menor absolutamente incapaz, não foi reconhecida voluntariamente pelo seu pai. Desta forma, é necessário ajuizamento de ação de investigação de paternidade cumulada com pedido de alimentos. A mãe de Mariana procura você, na qualidade de advogado, para contratá-lo para o caso. No caso em tela, quem é a legitimada ordinária? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Para propor ou contestar ação é necessário ter interesse e legitimidade. O postulado refere-se:
A) às condições da ação do interesse processual de agir e da legitimidade para a causa, que em regra dirá respeito à legitimação ordinária. 
B) aos pressupostos processuais do interesse processual de agir e da legitimidade ordinária para a causa. 
C) às condições da ação do interesse processual de agir e da legitimidade para a causa, que em regra tratará da legitimação extraordinária
D) aos pressupostos processuais do interesse processual de agir e da legitimidade extraordinária para a causa. e) ao interesse processual em demandar e na legitimação para a defesa dos interesses próprios e alheios, tanto difusos como coletivos.
BOM TRABALHO!!

Outros materiais