Buscar

anatomia patologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Analise as afirmações abaixo, coloque se está certa ou errada, e justifique o porque de sua resposta:
a) Carcinomas de células escamosas são neoplasmas benignos que acometem principalmente os gatos. São agressivos, invadindo tecidos adjacentes.
R: Esta afirmação esta errada, pois os carcinomas de células escamosas são neoplasias malignas. Os carcinomas de células escamosas têm origem dos queratinócitos da camada espinhosa. É um tumor considerado invasivo, destrutivo e com crescimento rápido. Em gatos é a neoplasia oral mais frequente. 
b) Melanoma oral tem predileção por felinos e pode possuir pigmento enegrecido ou não.
R: Esta afirmação esta errada, pois o melanoma oral tem predileções para cães, costuma ser bem raros para outros animais. Pode vir a apresentar pigmentação ou não.
c) A papilomatose é uma neoplasia benigna e a transmissão ocorre por contato direto ou indireto com secreções ou sangue provenientes dos papilomas. São mais susceptíveis os animais imunocompetentes.
R: Esta afirmação esta correta, pois trata-se de uma neoplasia benigna, causada pelo Papilomavirus, geralmente esta associada a imunidade atingindo animais imunosuprimidos. Sua transmissão é através do contato direto ou indireto através de secreções oriundos dos papilomas.
d) Fibrossarcoma tem origem nas células produtoras de colágeno (fibroblastos) da cavidade oral.
R: Esta afirmação esta correta, pois o fibrossarcoma é oriundo das células produtoras de colágeno (fibroblastos). Atinge com frequência gatos, ocupando o segundo lugar em acometimentos e em terceiro lugar em cães.
e) Para o correto diagnóstico, todas as suspeitas de neoplasias orais devem ser submetidas a exame de microscopia, como a citologia e histologia.
R: Esta afirmação esta correta pois para receber a afirmação de qualquer neoplasia é necessário serem submetidos a exames como a citologia e histologia.

Outros materiais