Buscar

Avaliação 1 Perspectivas Profissionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação l – Perspectivas Profissionais
	1.
	No Brasil, as instituições de Ensino Superior podem ser tanto públicas como privadas. O Brasil no ano de 2016 apresentava em seus cadastros um total de 2.407 instituições de educação superior cadastradas, destas, 2.111 são instituições privadas, um número bem expressivo se comparado às instituições públicas. Acerca das instituições de ensino privadas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Todas elas possuem finalidade de lucro e são administradas por pessoas da comunidade.
	 b)
	Aquelas que não têm finalidade de lucro podem ser confessionais, comunitárias ou ainda, filantrópicas.
	 c)
	As comunitárias, com finalidade de lucro, compensam a sua atividade através de atividades de extensão.
	 d)
	As confessionais, apesar de terem ideologia cristã, possuem finalidade de lucro através do recolhimento de mensalidades.
	2.
	As IEs recebem classificação de acordo com a legislação vigente no país, organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e quanto à formação. Assim, com relação à classificação acadêmico-administrativa, as instituições podem receber diferentes denominações, segundo suas especificações. Sobre as características que conceituam o centro universitário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Estrutura uma instituição pluricultural que estimula o intercâmbio dos estudantes com objetivo na pesquisa universitária.
	 b)
	Seria uma instituição disciplinar caracterizada pela formação de profissionais, segundo as áreas do conhecimento.
	 c)
	Constituem numa instituição pluridisciplinar com ampla produção intelectual institucionalizada e incentivo à pesquisa.
	 d)
	Consiste numa instituição pluricurricular, que perpassa uma ou mais áreas do conhecimento, e não atende à pesquisa institucionalizada.
	3.
	As pesquisas científicas envolvem métodos. Por sua vez, o método pode ser compreendido como um caminho ordenado e sistemático que se percorre na busca do conhecimento. Com relação à escolha adequada do método, durante o processo de pesquisa, é necessário tomar alguns cuidados. Sobre esses métodos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Uma vez selecionado o método de pesquisa, ele poderá ser constantemente replicado na carreira do pesquisador, considerando que se trata de uma etapa desvinculada dos objetivos.
	 b)
	É prerrogativa do pesquisador, no exercício de sua liberdade intelectual, optar ou não por um método de pesquisa, dependendo de seu posicionamento teórico.
	 c)
	Métodos de pesquisa possuem um caráter subjetivo nos trabalhos acadêmicos e não precisam necessariamente ser expressos no corpo do trabalho.
	 d)
	Quando escolhido adequadamente, o método apropriado deve ser capaz de responder aos objetivos propostos no projeto de pesquisa.
	
	Atualmente, a universidade brasileira tem amadurecido, tanto na teoria quanto na prática. No entanto, a caminhada ainda é longa, mas compreende hoje o seu papel na sociedade brasileira. Através do ensino, pesquisa e extensão, as universidades conduzem mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o ato de ensinar e aprender, conduzindo o aperfeiçoamento tanto pessoal como profissional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No Brasil, todas as universidades devem alinhar os seus processos acadêmicos dentro do ensino, pesquisa e extensão.
	 b)
	A universidade vai até os espaços sociais, as comunidades, extrai delas conhecimento e leva esse conhecimento para a forma de pesquisa e extensão.
	 c)
	A pesquisa nas universidades pode ser realizada de forma isolada da sociedade, ocorrendo de forma efetiva.
	 d)
	Descentralizar o conhecimento através de projetos de cunho extensionista é uma forma de aumentar a distância entre a universidade e a comunidade.
	 *
	Observação: A questão número 4 foi cancelada.
	5.
	Quando finalizamos uma pesquisa há a necessidade de publicar seus resultados, pois a ciência só evolui com a divulgação de trabalhos. Assim, um modo de publicar nossos resultados é através de um artigo científico. Qual parte do artigo deve ser apresentada com poucas palavras, comumente, no máximo 250 palavras e serve como um dos primeiros locais do trabalho em que o público de interesse entrará em contato?
	 a)
	Introdução.
	 b)
	Resumo.
	 c)
	Resultados.
	 d)
	Metodologia.
	6.
	As instituições de Ensino Superior estão classificadas segundo alguns aspectos regulamentados pelo MEC, que apontam sobre características quanto a acadêmico, administrativo, formação, finalidade e função. Assim, quanto à finalidade e função, as instituições diferem em alguns segmentos conforme sua organização. Sobre o significado de pós-graduação stricto sensu, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Constituem cursos de educação ofertados em curto tempo de duração, ofertados à comunidade em geral.
	 b)
	Seriam os cursos de educação voltados à área médica, com residência de dois anos em hospitais.
	 c)
	São cursos de educação abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação, habilitando em especialização.
	 d)
	Consistem em cursos de educação superior que abrangem os programas de mestrado e doutorado acadêmico ou profissional, conferindo diploma.
	7.
	As Instituições de Ensino Superior, para cumprir suas funções, oferecem diversos tipos de cursos e graus. Algumas IES possuem restrições quanto aos tipos de cursos que podem oferecer, outras não têm restrições, podendo oferecer todos os tipos de cursos e graus superiores. Pondere sobre o caso de um indivíduo que tenha concluído um curso de bacharelado, e esteja buscando fazer uma especialização, não tendo nenhum interesse em fazer um mestrado ou doutorado posteriormente. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O indivíduo busca um curso de pós-graduação stricto sensu, que atenda a uma carga horária mínima e que tenha os requisitos necessários para lhe conferir, ao concluir, o certificado de especialista.
PORQUE
II- Cursos de especialização são programas abertos a candidatos que já tenham concluído um curso de graduação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	8.
	Podemos classificar as Instituições de Ensino Superior (IES) de muitas maneiras, utilizando diferentes critérios, como o acadêmico, o administrativo e o de formação. Um modo de classificar as IES é identificando-as em dois grupos, se são públicas ou privadas. Sobre as IES públicas ou privadas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As IES Confessionais fazem parte do grupo das distintas instituições públicas de ensino no Brasil, estando entre as mais requisitadas para a formação superior.
	 b)
	As Instituições de Ensino Superior mantidas pelo Poder Público podem ser ao nível Federal e Estadual, sendo que ao nível Municipal só há IES privadas, com ou sem finalidade de lucro.
	 c)
	Todas as Instituições de Ensino Superior que são privadas compartilham de pelo menos uma característica essencial, que as difere das públicas, que são os fins lucrativos.
	 d)
	Entre as IES privadas, temos as Comunitárias e as Filantrópicas, esta última oferece seus serviços em caráter complementar às atividades do Estado conforme consta na LDB.
	9.
	Através do resgate histórico do ensino superior no Brasil é possível afirmar que a Família Real contribuiu com a implantação do ensino superior no Brasil. Ao estudarem sobre o assunto, Santos e Cerqueira (2009) explicam que Proclamada a República, a Carta Magna permitiu a descentralização do ensino superior e, assim, o aparecimento de novas instituições, tanto as de caráter público (estaduais e municipais) como as da iniciativa privada. Esse novo momento nocenário educacional permitiu, pela primeira vez, a criação de estabelecimentos confessionais no país. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, A. P. dos; CERQUEIRA, E. A. de. Ensino Superior: trajetória histórica e políticas recentes. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 9., 2009, Florianópolis, SC. Anais. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
	 a)
	A chegada das atividades acadêmicas e universitárias ao Brasil está atrelada ao período militar.
	 b)
	A Região Centro-Oeste é reconhecida como o berço do ensino superior no Brasil.
	 c)
	A implementação do ensino superior no Brasil é considerada tardia, surgindo apenas no século XIX.
	 d)
	O ensino superior no Brasil surgiu com o interesse de formar mestres aptos para trabalhar na área rural.
	10.
	A divulgação da nossa pesquisa em artigos científicos é um caminho ideal para ampliar o conhecimento científico através do partilhar com a comunidade de pesquisadores em todo o mundo. Os artigos possuem certas particularidades em sua estruturação, assim também como há certos requisitos para que possam ser publicados em periódicos científicos. Sobre o artigo científico e suas particularidades, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma das diferenças que ocorrem comumente entre a estrutura de um artigo da área das ciências exatas e da área das ciências humanas, é que no primeiro elabora-se o material e métodos, e no segundo, ao invés disso, elabora-se uma fundamentação teórica.
II- As considerações finais, tal como a nota de agradecimento, são partes essenciais e imprescindíveis de qualquer modalidade de artigo científico, tal como o título, o resumo e a introdução.
III- As revistas em sua totalidade deixaram de receber artigos para submissão via e-mail, atualmente só recebem os artigos via o Open Journal System (OJS).
IV- Há rigores distintos para a publicação de artigos em revistas, no Brasil a classificação de acordo com as exigências é referenciada pela categoria Qualis, que pode ser desde Qualis C até A1.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.

Outros materiais