Buscar

Análise Literária - Pequeno Príncipe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE ANÁLISE LITERÁRIA
1. Identificação do livro
1.1 Título da obra: O pequeno príncipe
 1.2 Autor (a): Antoine de Saint - Exupéry
1.3 Editora: Agir
1.4 Edição: 48ª edição
 1.5 Data da Edição: a data de edição foi em 6 de abril de 1943	
1.6 Número de Páginas: 93
2. Conteúdo do Livro
2.1 Tema 
2.2 Parte mais interessante. Para mim a parte mais interessante do texto é quando ele volta para o planeta dele com o carneiro que no principio era apenas um desenho mas depois virou um ser vivo
 
2.3 Parte menos interessante. Quando ele acha o personagem principal e pede para ele desenhar um carneiro. 
2.4 Personagens: Principais e Secundários: O Pequeno Príncipe, O Piloto, A Rosa, A Raposa, O Carneiro e a Caixa, Elefante dentro da Jiboia, A Serpente, O Rei, O Rei, O Homem de Negócios, O Acendedor de Lampiões, O Geógrafo, O Astrônomo, O Vaidoso. 
3. Resumo da Obra (escrever um resumo da obra – 20 linhas).
O autor do livro é o personagem principal da história, que assume também o papel de narrador, contando sobre o fatídico dia em que o seu avião teria caído no meio do deserto do Saara. 
O pequeno garoto então começa a contar sua história. O pequeno príncipe veio de um planeta minúsculo chamado por ele de Asteroide 325.
Ele cuidava de seu planeta para que nenhuma semente ruim nascesse em sua terra. Um belo dia ele se apaixona por uma rosa só que depois de pega-la mentindo ele passa a desconfiar dela.
Com isso ele acaba ficando muito solitário e por isso resolver sair do seu planeta e explorar o universo. Antes de partir ele se reconcilia com a rosa.
Em sua viagem o pequeno príncipe encontra: Um rei, um homem vaidoso, um homem bêbado, um homem de negócios, um acendedor de lampiões e um geógrafo. Todos viviam sozinhos em seus planetas e eram totalmente consumidos por suas profissões.
O comportamento desses homens gera estranheza no pequeno príncipe. Ele não compreendia a necessidade que eles tinham de darem ordens ou de serem admirados. O pequeno príncipe não compreendia o porquê deles precisaram tanto de poder.
Claro que apesar de se espantar com algumas atitudes ele também teve alguns aprendizados. Com o geógrafo ele aprendeu que as flores não duravam para sempre e isso claro o fez sentir saudade da rosa deixada em seu planeta de origem.
O Geógrafo o aconselhou a visitar a Terra e foi chegando ao planeta que ele veio parar meio do deserto.
Uma cobra foi o primeiro contato que o Pequeno Príncipe teve na Terra. Ela disse que o seu veneno era tão poderoso que poderia leva-lo de volta ao céu. No entanto ele prefere continuar sua exploração e tem contato com uma flor de três pétalas.
Ele também decide escalar uma montanha alta e lá acaba confundindo o eco da sua voz com uma conversa.
Depois ele se depara com um jardim de rosas e isso o deixa surpreso e ao mesmo tempo decepcionado, pois acreditava que a rosa do seu planeta era a única da espécie.
Uma raposa ensina lições importantes para o Príncipe. Por exemplo: “As coisas importantes na vida são visíveis somente para o coração”. Com isso ele acaba percebendo que apesar de existirem muitas rosas, o amor que ele sente por sua rosa o torna única e especial.
No oitavo dia em que o narrador estava no deserto à água havia acabado e por isso os dois foram em busca de mais. Eles encontram o poço e ele fica perto de aonde o pequeno príncipe chegou à Terra e era ali que ele voltaria para o seu antigo planeta através da picada da serpente.
O narrador ficou triste por ter se apegado ao garoto e não queria ver seu corpo ali no chão. O príncipe então falou que ele não deveria olhar para as simples aparências e que essa seria a única forma de ele viajar.
4. Aonde tudo acontece?
4.1 Espaço (identificação e caracterização do lugar ou dos lugares onde se deram os fatos narrados.  No pequeno planeta do pequeno príncipe, nos pequenos planetas (quando o príncipe vai viajando e encontra diversos planetas divertidos e estranhos, vivendo a aventura) e na Terra (onde ele morre)
4.2 Tempo (indicação e/ou caracterização da época em que ocorreram os fatos narrados). Ele se passa no século 20, mas ele é o único livro considerado atemporal.
5. Estilo (o modo como os fatos são apresentados pelo autor): O livro apresenta um só “bloco” ou está dividido em partes, capítulos? É escrito na 1ª ou 3ª pessoa? O tempo é marcado em dias, meses, anos ou não se faz menção a isso? 
Ele se passa em apenas um bloco.
1ª pessoa.
Ele não faz menção a isso.
6. Apreciação
6.1 Você considera o título da obra adequado? Por quê? Sim, por que pelo livro dá para entender que ele tem a beleza de como se ele fosse filho de algum rei.
 6.2 Que outro título você poderia dar a história? O menino viajante. 
6.3 A linguagem utilizada desperta o interesse no leitor? Comente. Sim, porque é uma língua mais forma mas ao mesmo tempo informa e isso desperta muito interesse na s pessoas que leem o livro
6.4 Qual a relação do título com a obra? A relação é que a história fala de um príncipe que se aventura pulando em asteroides w no espaço e alem da história principal se passa no deserto Saara.

Continue navegando