apol sistema de ensino 3
7 pág.

apol sistema de ensino 3


DisciplinaSistema de Ensino e Políticas Educacionais635 materiais7.228 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o extrato de texto:
\u201cNo campo da legislação Educacional na atualidade a lei de diretrizes e bases da Educação Nacional LDBEN  _ Lei n. 9.3934 de 20 de dezembro de 1996 estabelece o ensino médio como etapa final da educação básica\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D.; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 120.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica, assinale a alternativa que descreve corretamente de quem é a responsabilidade pela oferta de ensino médio:
Nota: 10.0
	
	A
	A responsabilidade pela oferta do ensino médio ficou a cargo dos sistemas estaduais.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: \u201cNo campo do ensino público, a responsabilidade pela oferta do ensino médio ficou principalmente a cargo dos sistemas estaduais [...]\u201d (livro-base, p. 137).
	
	B
	A responsabilidade pela oferta do ensino médio é responsabilidade dos sistemas federais e municipais.
	
	C
	A responsabilidade pela oferta do ensino médio ficou a cargo dos sistemas distritais.
	
	D
	A responsabilidade pela oferta do ensino médio ficou principalmente a cargo dos sistemas federais.
	
	E
	A responsabilidade pela oferta do ensino médio sempre foi responsabilidade dos sistemas municipais.
Questão 2/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto:
\u201cPor meio da Portaria n. 109/2009, o ENEM tem seus objetivos ampliados, conforme consta do art. 2º: I - oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua autoavaliação com vistas às suas escolhas futuras [...]\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D.; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p.134.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica, assinale a alternativa que identifica corretamente as funções do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):
Nota: 10.0
	
	A
	As funções são a avaliação sistêmica, certificatória e classificatória.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com livro-base: \u201cNa atualidade, o Enem apresenta as seguintes funções: a) avaliação sistêmica [...]; b) avaliação certificatória [...]; c) avaliação classificatória [...]\u201d (livro-base, p. 141).
	
	B
	As funções de avaliação formativa, processual e sistêmica.
	
	C
	As principais funções são a avaliação processual e certificatória.
	
	D
	As principais funções são a avaliação sistematizada e classificatória.
	
	E
	As principais funções são a avaliação sistêmica, linear e classificatória.
Questão 3/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto:
\u201cA busca da verdadeira qualidade da educação é uma ação realizada em cada escola com vistas à garantia da aprendizagem dos alunos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D.; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 112.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, no que diz respeito às finalidades de cada uma das etapas da educação relacione corretamente os elementos às suas características:
1. Educação infantil
2. Ensino fundamental
3. Ensino médio
( ) Desenvolvimento da capacidade de aprender; relaciona-se à alfabetização e ao letramento dos alunos e tem papel fundamental na constituição da cidadania plena dos sujeitos.
( ) Domínio dos conhecimentos de filosofia e sociologia relacionados ao exercício da cidadania.
( ) Desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, social e intelectual.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 \u2013 3 \u2013 2
	
	B
	2 \u2013 3 \u2013 1
Você acertou!
A sequência correta é: 2 \u2013 3 \u2013 1. De acordo com o livro-base: \u201c' Art. 29 [da LDBEN] [1] A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (livro-base, p. 68). [2] [...] O ensino fundamental é a segunda etapa da educação básica [...]. A importância dessa etapa [...] relaciona-se à alfabetização e ao letramento dos alunos, bem como, de modo geral, ao acesso às bases de matemática, história, geografia, ciência, arte e educação física. Portanto tem um papel fundamental na constituição da cidadania plena dos sujeitos de nossa sociedade" (livro-base, p. 90). [3] [...] a LDBEN  estabelece como diretriz para o ensino médio a necessidade do domínio dos conhecimentos de filosofia e sociologia relacionados ao exercício da cidadania\u201d (livro-base, p. 132).
	
	C
	3 \u2013 2 \u2013 1
	
	D
	2 \u2013 1 \u2013 3
	
	E
	1 \u2013 2 \u2013 3
Questão 4/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia a passagem de texto:
\u201c[...] Sabemos que a busca pela equidade e pela qualidade da educação em um país tão desigual como o Brasil é uma tarefa que implica políticas públicas de Estado que incluam uma ampla articulação entre os entes federativos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D.; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 110.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica, assinale a alternativa que identifica corretamente as metas do PNE, consideradas prioridades no ensino fundamental:
Nota: 10.0
	
	A
	As metas definem que será obrigatória a alfabetização das crianças até o fim do primeiro ano do ensino fundamental.
	
	B
	As metas estabelecidas pelo Compromisso todos pela educação são direcionadas para o acesso de todos na escola.
	
	C
	As metas são direcionadas para o acesso e permanência na escola na educação infantil e no ensino médio.
	
	D
	A universalização do ensino, a alfabetização na idade certa, a educação em tempo integral e a melhoria do Ideb.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: \u201cConforme observamos nas metas elencadas, a universalização do ensino, a alfabetização na idade certa, a educação em tempo integral e a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) são algumas das prioridades no campo do ensino fundamental\u201d (livro-base, p. 111).
	
	E
	As metas são a universalização do ensino básico e as avaliações com objetivo de promoção desde a educação infantil para aumentar o Ideb.
Questão 5/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o extrato de texto:
"A história da educação nos mostra que o ensino médio nunca foi prioridade no campo das políticas educacionais desenvolvidas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D.; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 135.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica, assinale a alternativa que identifica uma crítica ao desenvolvimento histórico do ensino médio:
Nota: 10.0
	
	A
	O ensino médio desenvolveu-se historicamente como popular, pois aqueles que conseguem ter acesso a ele são as classes trabalhadoras.
	
	B
	O ensino médio historicamente destinou-se às classes menos favorecidas, objetivando o desenvolvimento humanista.
	
	C
	O ensino médio desenvolveu-se historicamente como elitista porque poucos têm acesso a ele, pois é destinado muitas vezes às classes mais