Buscar

Infância e saude

Prévia do material em texto

1.
	Muitas pessoas pensam que apenas as pessoas menos favorecidas em termos econômicos são atendidas pelo SUS. No entanto, atendendo o princípio da universalidade, o SUS também atende pessoas que possuem planos de saúde e utilizam serviços privados. Sobretudo quando elas necessitam de atenção de alta complexidade. Sendo assim, pode-se afirmar que, apesar de estar entremeado de desafios e agruras, o SUS é patrimônio nacional, uma política de Estado que permite o acesso de toda população às ações e serviços de saúde. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O SUS deve atuar na promoção da saúde, prevenção de ocorrência de agravos e recuperação dos doentes. A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os estados e os municípios. 
(    ) A população brasileira está desacreditada quanto ao sistema de saúde do país. Por isso, o SUS já não tem mais grande representatividade junto à população brasileira. Essa decepção se deve à estrutura da rede SUS que é ineficaz por estar delineada de modo antagônico ao que propõe o Ministério da Saúde. 
(    ) A rede que compõem o SUS é ampla e abrange tanto ações como serviços de saúde. Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - F - V.
	2.
	De acordo com Kuba e Vattimo (2015, p. 1193), "a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) possui tradição milenar no uso da fitoterapia. Sua prescrição é fundamentada no diagnóstico holístico característico da filosofia oriental". A respeito da concepção de saúde do oriente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KUBA, G.; VATTIMO, M.F.F.. O uso de fitoterápicos orientais nas lesões renais: revisão integrativa. Rev. bras. plantas med.,  Botucatu, v. 17, n. 4, supl. 3, p. 1192-1198, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722015000701192&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 abr. 2019.
	 a)
	Forças vitais que existem no corpo: quando funcionam de forma harmoniosa, há saúde; caso contrário, sobrevém a doença. As medidas terapêuticas (acupuntura, ioga) têm por objetivo restaurar o normal fluxo de energia ("chi", na China; "prana", na Índia) no corpo.
	 b)
	Um programa alimentar que proporciona bem-estar e perda de peso para os integrantes, a partir da contagem de pontos atribuídos aos alimentos consumidos e monitoramento das refeições. Portanto, a concepção de saúde está fortemente vinculada aos hábitos alimentares.
	 c)
	A coragem é um dos valores mais importantes no Oriente, e está ligado à saúde. Isso porque, para o Bushido, o medo é a causa de todas doenças. Esse é mais um dos motivos pelos quais os samurais precisavam ser destemidos e seguros de si: para manterem a saúde fortalecida.
	 d)
	Uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a alcançarem e manterem a saúde. Eles oferecem a mesma ajuda a qualquer um que tenha um problema de saúde. Compartilham informações sobre predisposição orgânica e de incurabilidade das doenças.
	3.
	Guimaraes, Meneghel e Oliveira (2006) fizeram uma pesquisa acerca de estratégias de resistência na prisão e constituição de subjetividade. Os pesquisadores constataram que é frequente a presença de problemas de saúde entre os presos, bem como a utilização de drogas lícitas e ilícitas nos estabelecimentos prisionais. Levando em consideração o uso de drogas, analise as afirmativas a seguir:
I- Dentro da Política Nacional de Saúde Mental, existem estratégias e diretrizes sobre a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em Saúde Mental, o que inclui aquelas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas (álcool, cocaína, crack e outras drogas).
II- Os presos que apresentam dependência de substâncias psicoativas são atendidos por um programa do Ministério da Justiça e do Ministério do Desenvolvimento Social, já que o Ministério da Saúde não dispõe de programas de tratamento ou de reabilitação de pessoas reclusas em estabelecimentos prisionais.
III- Um exemplo de tratamento e recuperação que é oferecido aos usuários de drogas é oferecido pelas comunidades terapêuticas. Um exemplo de programa de prevenção ao uso de drogas é o PROERD. Esse programa costuma ser realizado nas escolas, visando evitar e combater o uso de drogas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
GUIMARAES, Cristian Fabiano; MENEGHEL, Stela Nazareth; OLIVEIRA, Carmen Silveira de. Subjetividade e estratégias de resistência na prisão. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 26, n. 4, p. 632-645, dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932006000400010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 7 ago. 2019.
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	4.
	Frente aos desafios atuais que se descortinam dia após dia para a saúde, não cabe mais um sistema tradicional, com participantes e níveis hierárquicos engessados. É necessário que mais atores sociais se unam aos gestores e profissionais da saúde. A saúde requer, porquanto, a intersetorialidade e as redes. Tendo em vista as redes em questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essas redes são os grupos de emissoras. Segundo a Anatel, a rede de televisão é "um conjunto de estações geradoras e respectivos sistemas de retransmissão de televisão com abrangência nacional e que veiculam uma mesma programação básica". 
(    ) Trata-se da rede mundial de computadores interligados, também conhecida como internet. Trata-se de um sistema global de redes de computadores que funcionam interligados, conectando pessoas. Tem por intuito servir progressivamente usuários em todo o mundo.  
(    ) Essas redes são as redes sociais, mas não as redes sociais que são desenvolvidas por meio das tecnologias de informação e comunicação, e sim as redes sociais que abrangem apoio social, participação comunitária e os contatos solidários que pessoas e/ou grupos estabelecem entre si. 
(    ) Trata-se de espaços de confiança que beneficiam a criação de vínculos entre familiares, amigos, parentes, e instituições tais como: grupos religiosos, associações sindicais ou de moradores e clubes de recreação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	5.
	Na visão de Lima et al. (2019, p. 761) "A inclusão de plantas medicinais e da fitoterapia no serviço de saúde colabora para o cuidado mais autônomo, participativo e emancipador; sua consolidação implica a mudança do modelo assistencial, a adoção de ações de gestão e de planejamento, visando organizar os serviços, capacitar profissionais". Levando em consideração a participação em termos de saúde pública, analise as sentenças a seguir:
I- O engajamento dos estados e municípios é primordial. Com isso, tanto estados como municípios também necessitam da participação de outros segmentos da sociedade civil para que possam atingir seus objetivos, como por exemplo na vacinação em massa.
II- A ação dos profissionais da saúde, como os agentes de saúde, precisa ser valorizada quando batem à nossa porta, ou quando nos recebem nos postos de saúde. A participação é essencial e dinamiza todas as pessoas, através de propaganda, dos panfletos entregues em vários segmentos da sociedade como escolas, supermercados e lojas, entre outros. 
III- Segundo a Constituição Federal, é dever do Estado manter a saúde e bem-estar social da população. Por isso, a população não deve interferir nas políticas de saúde. Quando as pessoas se propõem a participar nesse processo,elas estão assumindo uma responsabilidade que é exclusiva do Estado. O Estado deixa de priorizar a saúde ao perceber que a população está se engajando com a saúde pública.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA, Ângela Roberta Alves et al. Necessidades de saúde da população rural: como os profissionais de saúde podem contribuir? Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. 122, p. 755-764, set. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010311042019000300755&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 fev. 2020.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Ao atentar para a legislação brasileira e a saúde da população, encontra-se o Artigo 198, da CF/88 que "as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com [...] diretrizes". Tendo em vista essas diretrizes, analise as sentenças a seguir:
I- Essas diretrizes sinalizam que o artigo 198 parte do pressuposto de que o sistema de saúde se constitui em uma rede regionalizada e hierarquizada que pode determinar a racionalidade às ações e serviços públicos de saúde. As diretrizes em questão desconsideram e impossibilitam a participação da comunidade no sistema.
II- As diretrizes nos remetem a uma distribuição espacial regionalizada dos serviços de saúde e a sua estruturação com o objetivo de evitar a duplicidade de meios para fins idênticos e possibilitar a organização do sistema em prol do melhor e mais abrangente atendimento à população. 
III- Essas diretrizes atendem o princípio constitucional de descentralização, com direção única em cada esfera de governo. O atendimento integral também é devidamente concretizado, já que prioriza as atividades de reabilitação, já que a prevenção gera prejuízo nos serviços assistenciais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	"Segundo os dados disponibilizados pelo Portal da Transparência, o valor total do convênio assinado com a Pastoral da Criança em 2015 e ainda em vigor no ano de 2017 era de R$ 67.822.117,24. Por meio do fluxo de recursos, percebe-se como a Pastoral da Criança se constitui enquanto um articulador de políticas de saúde na medida em que, ao desenvolver suas ações, atende também o objetivo do governo brasileiro de incidir sobre a mortalidade infantil e materna, como veremos na descrição do documento que trata da transferência. Ressalte-se que a Pastoral da Criança não é a única instituição a assinar convênio com o Ministério da Saúde. Segundo os dados do Portal da Transparência, em Curitiba, as demais organizações que possuíam convênio em execução em 2017 vão desde a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, passando pela Liga de Combate ao Câncer, Fundo Estadual de Saúde, Associação Hospitalar de Proteção à Infância até a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Hospital Nossa Senhora das Graças e Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba". Considerando as afirmações de Esteves (2018, p. 239), associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ministério da Saúde.
II- Secretaria Estadual de Saúde (SES).
III- Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
(    ) Formula, normatiza, fiscaliza, monitora e avalia políticas e ações, em articulação com o Conselho Nacional de Saúde. Atua no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) para pactuar o Plano Nacional de Saúde. Integram sua estrutura: Fiocruz, Funasa, Anvisa, ANS, Hemobras, Inca, Into e oito hospitais federais.
(    ) Participa da formulação das políticas e ações de saúde, presta apoio aos municípios em articulação com o conselho estadual e participa da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para aprovar e implementar o plano estadual de saúde. As unidades de saúde municipais possuem uma ligação com essa esfera.
(    ) Planeja, organiza, controla, avalia e executa as ações e serviços de saúde em articulação com o conselho municipal e a esfera estadual para aprovar e implantar o plano municipal de saúde. Auxilia o município a garantir os serviços de atenção básica à saúde e prestar serviços em sua localidade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ESTEVES, Uliana. Expandindo a "missão": articulações para a (inter)nacionalização de uma "rede de solidariedade". Horiz. antropol., Porto Alegre, v. 24, n. 52, p. 223-248, dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832018000300223&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 ago. 2019.
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - II - III.
	8.
	Segundo Gomes (2006, p. 161), "o Corpus Hipocraticum, conceitos médicos de Hipócrates e de sua escola, com abordagem holística, se fez valer até meados dos anos de 1700. Esses conceitos se apoiavam em variados aforismos, sendo que alguns ainda norteiam a Medicina e a ética médica". Sobre as contribuições de Hipócrates para as concepções de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOMES, Marleide da Mota. História da epilepsia: um ponto de vista epistemológico. J. epilepsy clin. neurophysiol., Porto Alegre,  v. 12, n. 3, p. 161-167, set. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492006000500009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 abr. 2019.
	 a)
	O ser humano é necessariamente uma unidade desestabilizada. Assim, a saúde seria algo inatingível, uma utopia. O papel do médico era ajudar o paciente a aprender a lidar com a desorganização contínua de seu sistema corporal.
	 b)
	Partia do pressuposto de que a constituição do corpo humano é formada por ar, fogo, terra e água. Por isso, a saúde é conquistada por meio da harmonização astrológica desses quatro componentes.
	 c)
	Para ele, os tratamentos de saúde envolviam práticas do esoterismo, do misticismo, da viagem astral, da alquimia, da gnose, dos florais de Bach, da psicoterapia transpessoal, da hipnose, da cabala e da regressão.
	 d)
	Afirmava que existiam quatro fluidos (humores) principais no corpo: bile amarela, bile negra, fleuma e sangue. A saúde era baseada no equilíbrio desses elementos.
	9.
	A OMS tem se empenhado no desenvolvimento de metodologias para avaliação dos sistemas nacionais de saúde, além de incentivar a elaboração da Pesquisa Mundial de Saúde. Além do mais, a OMS também visa o controle político de acesso, de qualidade/segurança e de uso racional no que se refere a medicamentos. Luchessi et al. (2005) acharam necessário investigar sobre a monitoração de propaganda e publicidade de medicamentos. Sobre o que os levou a fazer essa investigação científica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LUCHESSI, André Ducati et al. Monitoração de propaganda e publicidade de medicamentos: âmbito de São Paulo. Rev. Bras. Cienc. Farm., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 345-349, set. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-93322005000300007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 jul. 2019.
	 a)
	Os pesquisadores consideram importante garantir que informações reais sejam repassadas aos consumidores, cuja saúde pode ser posta em risco em consequência de peças publicitárias e propagandas enganosas de produtos farmacêuticos.
	 b)
	Procuraram avaliar a aceitação dos anúncios publicitários. O intuito era fazer uma pesquisa de satisfação dos telespectadores e, em caso de insatisfação, criariam novas peças publicitárias. Assim, melhorariam a imagem da marca junto ao público.
	 c)
	Queriam averiguar se as propagandas estavam sendo transmitidas nos horários de maior audiência, tendo em vista o público-alvo dos medicamentos. Pesquisaram, assim, o perfil do público (idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo).
	 d)
	Eles estavam focados em identificar a qualidade publicitária das propagandas.Queriam avaliar a qualidade da arte de embalagens, dos logotipos para produtos e empresas e dos materiais promocionais como cartazes, outdoors e folhetos.
	10.
	Zen et al. (2018, p. 1099) fizeram uma pesquisa para "analisar o papel da sociedade civil na política de saúde da pessoa com deficiência no município de Aracaju-SE. Foi realizado um estudo qualitativo com entrevistas semiestruturadas com representantes do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoas com Deficiência. [...] Os resultados demonstram que o entendimento da concepção da deficiência, por parte dos representantes da sociedade civil, é difuso, transitando entre os paradigmas existentes. Foi notável a dificuldade dos representantes em propor temas para a agenda política no âmbito local e participar na formulação e implementação da política pública de saúde, criando um distanciamento entre os órgãos de controle social e gestão". Perante o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Secretarias estaduais.
II- Municípios. 
III- Governo federal.
(    ) Precisam inscrever-se nos programas da esfera federal e desenvolver ações para atingir a população. Seu engajamento é primordial. Seus governantes e secretários de saúde precisam estar atentos aos programas que são oferecidos pelo governo federal e dinamizá-los junto à população.
(    ) Possuem estrutura e dinamizam os programas que são desenvolvidos pela esfera federal. Através de contrapartidas desenvolvem os programas que suscitam objetivos não de imediata resposta, mas de longo prazo. Buscam ajuda para a realização destes programas, de representantes que que são essenciais na aplicabilidade deles.
(    ) Sua parcela de responsabilidade está elaboração dos planos e programas de saúde, verificando que ações são necessárias para atingir o público alvo de problemas relativos à saúde pública. Oferece diversos programas e busca dinamizá-los junto à população, através do Ministério da Saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ZEN, Daniela et al. Políticas de atenção a idosos na voz de gestores municipais de saúde. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 39,  2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472018000100418&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5  ago. 2019.
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	II - I - III.
	1.
	Segundo Ubarana, Cruz e Vitorino (2019, p. 7), "a partir de mudanças mais consistentes no contexto político do Ministério da Saúde, inclusive na SVS [Secretaria de Vigilância em Saúde], ocorridas em 2015, o monitoramento passou a ser realizado sem a mesma regularidade. Esse declínio foi sentido com mais profundidade em 2016, quando o processo do e-Car foi desestruturado no Ministério da Saúde, e por conseguinte na SVS, dado o impacto da mudança da Presidência da República, cujo reflexo direto foi o desencadeamento da mudança de gestão em cascata, no nível ministerial e de suas secretarias". Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A rede que compõem o SUS é ampla e abrange tanto ações como serviços de saúde. Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
II- O Programa Mais Médicos define compromissos e responsabilidades para as três esferas de governo, para implementação de ações que garantam a melhoria da vigilância em saúde. O desafio desse programa é atrair novos doadores de sangue e fidelizar os voluntários regulares.
III- O Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab) é composto pela Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Epidemiológica e a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância em Saúde Ambiental. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: UBARANA, Juliana Amorim; CRUZ, Marly Marques da; VITORINO, Santuzza Arreguy Silva. Avaliação da implantação do Sistema de Controle, Acompanhamento e Avaliação de Resultados (Sistema e-Car) na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, no período de 2012 - 2015. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 28, n. 2, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222019000200303&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 ago. 2019.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	Melo, Santana e Uchimura (2017, p. 90), ao examinar a atenção básica à saúde, dando ênfase ao grupo de risco composto por recém-nascidos, analisaram sobretudo, programas, processos e resultados. "Com base nos resultados encontrados sobre a atenção à criança de risco, sugerem-se propostas de reformulação dos critérios de inclusão e estratégias que priorizam uma assistência programada e mais consonante com as preconizações do Ministério da Saúde". A respeito das funções do Ministério da Saúde, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MELO, Willian Augusto de; SANTANA, Rosângela Getirana; UCHIMURA, Taqueco Teruya. Avaliação de um programa de vigilância ao recém-nascido de risco no Sul do Brasil. Cad. saúde colet., Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 90-98, mar. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000100090&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 ago. 2019.
	 a)
	Participa da formulação das políticas e ações de saúde, presta apoio aos municípios em articulação com o conselho estadual e participa da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para aprovar e implementar o plano estadual de saúde. Representa a CIT para tratar de matérias referentes à saúde.
	 b)
	Entidade que representa os entes municipais, no âmbito estadual, para tratar de matérias referentes à saúde, desde que vinculados institucionalmente ao Conasems, na forma que dispuserem seus estatutos. Parte de seis princípios básicos de cidadania, abrangendo, ainda, direitos e deveres do cidadão.
	 c)
	Gestor nacional do SUS, formula, normatiza, fiscaliza, monitora e avalia políticas e ações em articulação com o Conselho Nacional de Saúde. Atua no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) para pactuar o Plano Nacional de Saúde. Integram sua estrutura: Fiocruz, Funasa, Anvisa, ANS, Hemobras, Inca, Into e oito hospitais federais.
	 d)
	Planeja, organiza, controla, avalia e executa as ações e serviços de saúde em articulação com o conselho municipal e a esfera estadual para aprovar e implantar o plano municipal de saúde. Realiza negociação e pactuação entre gestores estaduais e municipais quanto aos aspectos operacionais do SUS.
	3.
	Guimaraes, Meneghel e Oliveira (2006, p. 633) realizaram uma pesquisa sobre subjetividade e estratégias de resistência na prisão. Essa pesquisa permitiu que os autores identificassem "a existência de modos de subjetivação delinquentes no presídio e o uso de resistências reativas, como a vitimização e o consumo abusivo de drogas. Entre as resistências ativas que os albergados encontram para sobreviver no presídio, estão: os códigos internos, as produções artísticas e a ruptura com o discurso de vítima". Sobre as propostas do Ministério da Saúde para pessoas que fazem consumo abusivo de drogas, assinale a alternativa CORRETA:
GUIMARAES, Cristian Fabiano; MENEGHEL, Stela Nazareth; OLIVEIRA, Carmen Silveira de. Subjetividade e estratégias de resistência na prisão. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 26, n. 4, p. 632-645, dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932006000400010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 7 ago. 2019.
	 a)
	As campanhas desenvolvidas pelo governo federal expressam a preocupação e a necessidade de demonstrar às crianças, aos adolescentes e jovens as consequências que a utilização dessas drogas trazem para seu organismo.
	 b)
	As propostas do Ministério da Saúde se restringem ao âmbito da promoção e prevenção de saúde, pois os dados oficiais indicam que os tratamentos para reabilitaçãode usuários de droga são ineficazes.
	 c)
	Igrejas e ONGs têm oferecido e mantido comunidades terapêuticas de apoio e recuperação aos usuários de drogas. No entanto, essas comunidades não têm aderência aos Programas de Saúde. No Brasil não existe regulamentação para o funcionamento dessas comunidades.
	 d)
	Os ativistas sociais estão lutando para que as pessoas que apresentam dependência de substâncias psicoativas sejam enquadrados na Política Nacional de Saúde Mental. Porém o Ministério da Saúde ainda não considera o uso abusivo de drogas como uma doença.
	4.
	A OMS tem se empenhado no desenvolvimento de metodologias para avaliação dos sistemas nacionais de saúde, além de incentivar a elaboração da Pesquisa Mundial de Saúde. Além do mais, a OMS também visa o controle político de acesso, de qualidade/segurança e de uso racional no que se refere a medicamentos. Luchessi et al. (2005) acharam necessário investigar sobre a monitoração de propaganda e publicidade de medicamentos. Sobre o que os levou a fazer essa investigação científica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LUCHESSI, André Ducati et al. Monitoração de propaganda e publicidade de medicamentos: âmbito de São Paulo. Rev. Bras. Cienc. Farm., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 345-349, set. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-93322005000300007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 jul. 2019.
	 a)
	Queriam averiguar se as propagandas estavam sendo transmitidas nos horários de maior audiência, tendo em vista o público-alvo dos medicamentos. Pesquisaram, assim, o perfil do público (idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo).
	 b)
	Procuraram avaliar a aceitação dos anúncios publicitários. O intuito era fazer uma pesquisa de satisfação dos telespectadores e, em caso de insatisfação, criariam novas peças publicitárias. Assim, melhorariam a imagem da marca junto ao público.
	 c)
	Os pesquisadores consideram importante garantir que informações reais sejam repassadas aos consumidores, cuja saúde pode ser posta em risco em consequência de peças publicitárias e propagandas enganosas de produtos farmacêuticos.
	 d)
	Eles estavam focados em identificar a qualidade publicitária das propagandas. Queriam avaliar a qualidade da arte de embalagens, dos logotipos para produtos e empresas e dos materiais promocionais como cartazes, outdoors e folhetos.
	5.
	Segundo Gomes (2006, p. 161), "o Corpus Hipocraticum, conceitos médicos de Hipócrates e de sua escola, com abordagem holística, se fez valer até meados dos anos de 1700. Esses conceitos se apoiavam em variados aforismos, sendo que alguns ainda norteiam a Medicina e a ética médica". Sobre as contribuições de Hipócrates para as concepções de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOMES, Marleide da Mota. História da epilepsia: um ponto de vista epistemológico. J. epilepsy clin. neurophysiol., Porto Alegre,  v. 12, n. 3, p. 161-167, set. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492006000500009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 abr. 2019.
	 a)
	Para ele, os tratamentos de saúde envolviam práticas do esoterismo, do misticismo, da viagem astral, da alquimia, da gnose, dos florais de Bach, da psicoterapia transpessoal, da hipnose, da cabala e da regressão.
	 b)
	Partia do pressuposto de que a constituição do corpo humano é formada por ar, fogo, terra e água. Por isso, a saúde é conquistada por meio da harmonização astrológica desses quatro componentes.
	 c)
	Afirmava que existiam quatro fluidos (humores) principais no corpo: bile amarela, bile negra, fleuma e sangue. A saúde era baseada no equilíbrio desses elementos.
	 d)
	O ser humano é necessariamente uma unidade desestabilizada. Assim, a saúde seria algo inatingível, uma utopia. O papel do médico era ajudar o paciente a aprender a lidar com a desorganização contínua de seu sistema corporal.
	6.
	Para Lima et al. (2019, p. 762), "as atividades educativas requerem que as comunidades rurais participem ativamente desde o planejamento das ações até a tomada de decisões sobre as necessidades de saúde e utilização dos recursos, bem como colaborem para a redução da dependência de cuidado curativo e da alta tecnologia". Tendo em vista a participação em termos de saúde pública, analise as sentenças a seguir:
I- A estrutura de construção de políticas públicas de saúde é um movimento que ocorre com a participação das esferas federal, estadual e municipal, tendo cada uma a responsabilidade de constituir seus conselhos e realizar conferências de saúde para a fomentação de planos para a manutenção e/ ou obtenção da saúde pública. 
II- As políticas de saúde apresentam certa padronização. Sendo assim, elas constroem um padrão de sociedade que é desejado ao poder público. Por isso, é necessário que a sociedade civil organizada participe ativamente da formulação e observação das políticas de saúde que são ou não desenvolvidas em seu município.
III- De acordo com a Constituição Federal (1988), é dever do estado manter a saúde e bem-estar social da população. Ou seja, é responsabilidade dos estados e municípios elaborarem as políticas de saúde e aplicá-las. A população não deve ser responsabilizada pela saúde, tampouco se envolver nas questões de saúde pública, pois essa participação é anticonstitucional.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA, Ângela Roberta Alves et al . Necessidades de saúde da população rural: como os profissionais de saúde podem contribuir? Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. 122, p. 755-764, set. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010311042019000300755&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17  fev. 2020.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	Muitas pessoas pensam que apenas as pessoas menos favorecidas em termos econômicos são atendidas pelo SUS. No entanto, atendendo o princípio da universalidade, o SUS também atende pessoas que possuem planos de saúde e utilizam serviços privados. Sobretudo quando elas necessitam de atenção de alta complexidade. Sendo assim, pode-se afirmar que, apesar de estar entremeado de desafios e agruras, o SUS é patrimônio nacional, uma política de Estado que permite o acesso de toda população às ações e serviços de saúde. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O SUS deve atuar na promoção da saúde, prevenção de ocorrência de agravos e recuperação dos doentes. A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os estados e os municípios. 
(    ) A população brasileira está desacreditada quanto ao sistema de saúde do país. Por isso, o SUS já não tem mais grande representatividade junto à população brasileira. Essa decepção se deve à estrutura da rede SUS que é ineficaz por estar delineada de modo antagônico ao que propõe o Ministério da Saúde. 
(    ) A rede que compõem o SUS é ampla e abrange tanto ações como serviços de saúde. Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	8.
	A pesquisa feita por Hirdes (2018, p. 656), "aborda a descentralização em saúde mental por meio do Apoio Matricial na Atenção Primária à Saúde (APS). A pesquisa teve como objetivo geral investigar o Apoio Matricial em saúde mental na APS na perspectiva dos especialistas, levando em conta as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica [...]. Os resultados evidenciam o aspecto processual da construção conjunta de intervenções sustentadas pela corresponsabilização e pela cogestão; os arranjos organizacionais eoperacionais fundamentados em ações de supervisão, discussão de casos clínicos e atendimento conjunto. As relações personalizadas com as equipes de referência, o viés de saúde pública dos especialistas e o investimento em sensibilizar os profissionais generalistas e especialistas foram identificados na pesquisa. Conclui-se que o Apoio Matricial se sustenta por meio de tecnologias relacionais, na sistematicidade dos encontros e na longitudinalidade, devendo ser tais questões consideradas no cuidado interprofissional". Diante do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
II- Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. 
III- Participação da comunidade.
(    ) Por força da universalidade, ela é a destinatária das ações do Sistema Único de Saúde. Por conseguinte, é essencial que lhe seja assegurada atuação e cooperação na gestão desse sistema. Essa presença e ação dizem respeito, sobretudo, no tocante à regionalização e à adaptação das ações prioritárias às especificidades regionais e locais. Trata-se aqui de uma projeção do princípio do caráter democrático e descentralizado da administração da seguridade social.
(    ) Não se trata de uma característica essencial da técnica da seguridade social em nenhum de seus vértices e nem particularmente da saúde. Essa diretriz foi apresentada e recomendada pela OMS e pela Organização Pan-americana da Saúde (OPS). Afinal, a direção única em cada esfera de governo, ao mesmo tempo que respeita a autonomia dos entes federados, pressupõe a definição de um órgão gestor em cada uma dessas esferas, responsável pela regionalização e hierarquização. 
(    ) Essa diretriz representa o princípio da universalidade de cobertura e atendimento e que busca mais uma vez as políticas sociais e econômicas que tragam a redução dos riscos de doença. Ainda que se tenha clareza de que nem sempre o atendimento poderá ser completo, se estipulou que a primazia deve ser dada às atividades de precaução, evitando que uma patologia se instaure. Até porque são mais abrangentes e, portanto, mais coerentes com a universalidade de cobertura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HIRDES, Alice. Apoio Matricial em saúde mental: a perspectiva dos especialistas sobre o processo de trabalho. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 118, p. 656-668, set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042018000300656&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 5 ago. 2019.
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	II - III - I.
	9.
	Frente aos desafios atuais que se descortinam dia após dia para a saúde, não cabe mais um sistema tradicional, com participantes e níveis hierárquicos engessados. É necessário que mais atores sociais se unam aos gestores e profissionais da saúde. A saúde requer, porquanto, a intersetorialidade e as redes. Tendo em vista as redes em questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essas redes são os grupos de emissoras. Segundo a Anatel, a rede de televisão é "um conjunto de estações geradoras e respectivos sistemas de retransmissão de televisão com abrangência nacional e que veiculam uma mesma programação básica". 
(    ) Trata-se da rede mundial de computadores interligados, também conhecida como internet. Trata-se de um sistema global de redes de computadores que funcionam interligados, conectando pessoas. Tem por intuito servir progressivamente usuários em todo o mundo.  
(    ) Essas redes são as redes sociais, mas não as redes sociais que são desenvolvidas por meio das tecnologias de informação e comunicação, e sim as redes sociais que abrangem apoio social, participação comunitária e os contatos solidários que pessoas e/ou grupos estabelecem entre si. 
(    ) Trata-se de espaços de confiança que beneficiam a criação de vínculos entre familiares, amigos, parentes, e instituições tais como: grupos religiosos, associações sindicais ou de moradores e clubes de recreação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	De acordo com Kuba e Vattimo (2015, p. 1193), "a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) possui tradição milenar no uso da fitoterapia. Sua prescrição é fundamentada no diagnóstico holístico característico da filosofia oriental". A respeito da concepção de saúde do oriente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KUBA, G.; VATTIMO, M.F.F.. O uso de fitoterápicos orientais nas lesões renais: revisão integrativa. Rev. bras. plantas med.,  Botucatu, v. 17, n. 4, supl. 3, p. 1192-1198, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722015000701192&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 abr. 2019.
	 a)
	Um programa alimentar que proporciona bem-estar e perda de peso para os integrantes, a partir da contagem de pontos atribuídos aos alimentos consumidos e monitoramento das refeições. Portanto, a concepção de saúde está fortemente vinculada aos hábitos alimentares.
	 b)
	Forças vitais que existem no corpo: quando funcionam de forma harmoniosa, há saúde; caso contrário, sobrevém a doença. As medidas terapêuticas (acupuntura, ioga) têm por objetivo restaurar o normal fluxo de energia ("chi", na China; "prana", na Índia) no corpo.
	 c)
	A coragem é um dos valores mais importantes no Oriente, e está ligado à saúde. Isso porque, para o Bushido, o medo é a causa de todas doenças. Esse é mais um dos motivos pelos quais os samurais precisavam ser destemidos e seguros de si: para manterem a saúde fortalecida.
	 d)
	Uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a alcançarem e manterem a saúde. Eles oferecem a mesma ajuda a qualquer um que tenha um problema de saúde. Compartilham informações sobre predisposição orgânica e de incurabilidade das doenças.

Outros materiais