Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE
QUESTIONÁRIO UNIDADE 2
1. A filosofia do melhoramento contínuo (kaizen), segundo Marshall Junior et al. (2007), possui como sua mais famosa representação o ciclo ________, também conhecido como ciclo Shewhart (seu idealizador) ou como ciclo de Deming (o responsável pelo seu desenvolvimento e divulgação). Na visão dos autores, o ciclo ________ é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo. Praticandoas de forma cíclica e ininterrupta, acabase por promover a melhoria contínua e sistemática na organização, consolidando a padronização de práticas.
R: PDCA.
Comentário: Comentário: O ciclo Shewhart da filosofia de melhoramento contínuo é o PDCA (Plan, do, check and act).
2. A utilização do conceito de qualidade e adequação ao uso nos remete a, pelo menos, um questionamento: o que pode determinar, de fato, que um produto ou um serviço seja adequado ao uso, de forma que sua utilização realmente venha a atender às expectativas do consumidor? Para Paladini (2009), nenhuma definição conceitua, dá pistas ou mesmo limita que elementos são esses. Uma resposta possível para o autor poderia ser:
R: TODOS.
3. Com base na definição de qualidade como adequação ao uso, temos observado a consolidação de algumas visões estratégicas referentes ao tema, das quais podemse destacar três.
R: A visão da qualidade total – às abordagens práticas (originalmente, criadas por Garvin) –  impacto social da qualidade.
4. Gestão da Qualidade Total pode também ser vista como a criação de uma vantagem competitiva sustentável, destacando o aperfeiçoamento contínuo no processo de identificação e de atendimento das expectativas e das necessidades dos clientes quanto a produtos e serviços desejados e ao uso eficiente dos recursos disponíveis de modo a agregar o máximo de valor ao resultado final.
Consequentemente, os objetivos da aplicação dessa filosofia de gestão podem ser listados como:
R: ***Garantir maior satisfação ao cliente, oferecendo produtos e serviços que correspondam às suas expectativas e acompanhando suas constantes mudanças. 
*** Obter maior eficiência e produtividade, mantendo cada etapa do processo produtivo sob controle, detectando possíveis falhas e rastreando suas causas.
*** Alcançar maior integração dos funcionários, promovendo a comunicação entre os vários setores e os diferentes níveis hierárquicos (ou seja, tanto a comunicação vertical quanto a horizontal).
*** Reduzir custos minimizando retrabalhos.
5. Há três diagramas adaptados de Shiba et al. (1993, apud TOLEDO et al. 2013) que evidenciam as diferenças entre os três tipos básicos de resolução de problemas (ou seja, de melhoria). É importante salientar, segundo os autores, que nos processos de ação de melhoria existem uma alternância entre atividades de dois níveis diferentes, e eles são:
R: Nível do pensamento e nível de experiência.
6. Inicialmente, o modelo gerencial da Gestão da Qualidade Total foi identificado pela sigla TQM (Total Quality Management). Esse modelo foi abordado por um dos mais importantes autores da área, Joseph Juran, que conceituou qualidade como adequação ao uso. Juran tanto definiu a Gestão da Qualidade Total como atribuiu a ela uma característica bastante específica que a diferencia claramente de outros conceitos, práticas ou atitudes.
7. O slogan dos segmentos varejista, atacadista e de produtores, de uma forma geral, durante o século XXI, será: “Sirvam o consumidor”! Para muitos autores, estratégias desenvolvidas pelo e para o mercado são importantes durante intensa competição e alta expectativa dos consumidores, às quais, segundo eles, são incorporadas as seguintes características baseadas no mercado.
R:***Desenvolver uma visão compartilhada sobre o mercado e como se espera que mude no futuro.
***Selecionar os caminhos para entrega de valor superior aos clientes.
***Posicionar a organização e suas marcas no mercado usando competências diferentes.
***Reconhecer o valor potencial das relações colaborativas com clientes, fornecedores, membros do canal de distribuição, responsáveis pelas funções internas e, mesmo, concorrentes.
8. Para a organização ter no seu processo produtivo a base de influência da decisão de compra do consumidor, é preciso criar dispositivos para haver a identificação estratégica de tais processoschave, podendo, assim, revelar a necessidade de mudanças nos objetivos, na criação dos sistemas de negócios e nas práticas gerenciais. Segundo Tachizawa e Sacaico (2006), a abordagem da análise dos processos resulta em implicações significativas para envolvidos, a saber:
R: Executivos – Gestores – Analistas. 
9.

Mais conteúdos dessa disciplina