Buscar

administração da produção

Prévia do material em texto

1.
	Uma empresa que possui uma quantidade grande de máquinas para geração de novos produtos, seu histórico de manutenção apresenta um grande numero de paradas. Essas paradas geram custos elevados e atrasos na linha de produção promovendo problemas com qualidade na entrega dos bens para os clientes. Verificado esse problema, o diretor da área fabril solicita a mudança para um modelo de manutenção em que os equipamentos tenham uma produção contínua pelo maior tempo possível e consequentemente minimize as paradas das máquinas e a diminuição dos custos de manutenção, ou seja um estudo da condição e período do componente para a realização da manutenção. Para que o problema seja minimizado, diminuindo, consequentemente, os custos, qual o modelo de manutenção que a empresa deverá utilizar? Classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Manutenção preventiva.
(    ) Manutenção corretiva.
(    ) Manutenção detectiva.
(    ) Manutenção preditiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	As organizações estão em constante busca pela competitividade, é o mais comum é diminuir custos, seja no processo, na produção, nos materiais e ou até mesmo nas manutenções. O defeito Zero, não é muito fácil de ocorrer, mas é possível minimizar muito os custos conforme os investimentos são realizados na empresa quando se trata de tecnologia. A partir das informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Quando se trata do defeito Zero, muitas empresas decidem implantar algum sistema de controle de qualidade.
PORQUE
II- Garantem a melhora na produção na questão da qualidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	3.
	A abertura dos mercados e a consciência da importância da preservação do meio ambiente se transformaram em competitividade para as organizações. Por outro lado, as empresas ?redescobriram? um capital relegado a segundo plano por muitos anos: as pessoas da empresa, o seu maior capital. Na maioria das empresas, seus colaboradores foram selecionados, contratados, treinados e postos a trabalhar sob rígidos modelos ultrapassados. Toda a experiência acumulada nas tarefas aprendidas e gerada nas posições anteriores tinha servido muito pouco, já que o uso do intelecto para desafiar as metas e paradigmas instalados não estava sendo usado pelas pessoas detentoras das funções. Diante desses fatos, sabe-se que o processo de melhoria contínua contempla o uso de normas técnicas como complemento para buscar a produtividade com competitividade. Assim, quanto aos exemplos de aplicações das normas técnicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Alavancar a melhoria, pois ela só ocorre se houver um documento que a sustente.
(    ) Dar legalidade é melhoria, pois as normas são uma obrigação para as empresas que querem introduzir processos sólidos de melhoria contínua.
(    ) Permitir a introdução de auditorias, que garantam a manutenção da melhoria ao longo do tempo.
(    ) Levar a equipe de qualidade a uma busca constante pela fundamentação teórica das melhorias e a sua documentação como meio de formar memória empresarial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/o-processo-de-melhoria-continua/29794/>. Acesso em: 21 out. 2015.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	Para que um arranjo físico fique adequado, todas as pessoas que fazem parte de uma organização devem estar atentas a tudo que as cerca, tendo em mente que a empresa/seção tem caráter dinâmico e não estático. Contudo, o que quer dizer isso? Pode-se dizer que a cada momento as pessoas se movem, movem equipamentos, esticam fios, iniciam e finalizam tipos de operações do setor da empresa em que trabalham. Muitas vezes, ferramentas utilizadas são esquecidas em vários locais inadequados, bem como os cavacos restantes de algumas operações, entre muitos outros tipos de produção ou serviços; nos casos em que não é dada a devida atenção a toda essa movimentação, tem-se não apenas um acidente, mas pelo menos uma condição insegura e inadequada, geradora de atrasos quando retornamos ao serviço no dia seguinte ou na troca de turnos. Sobre os modelos de leiaute do arranjo físico, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Leiaute posicional.
II- Leiaute por processo.
III- Leiaute celular.
IV- Leiaute por produto.
(    ) Ocorre toda vez que se tem recursos transformadores similares agrupados.
(    ) Ocorre quando é identificada uma necessidade específica de uma família de clientes ou produtos, suficientemente significativa para a adoção de uma estratégia direcionada.
(    ) Ocorre sempre que o recurso transformado estiver estático, com recursos transformadores lhe sendo dedicados.
(    ) Ocorre quando as necessidades ou características do produto determinam o posicionamento dos recursos transformadores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I - IV.
	 b)
	I - III - II - IV.
	 c)
	I - III - IV - II.
	 d)
	II - IV - I - III.
	5.
	O arranjo físico de uma operação é a maneira segundo a qual se encontram dispostos fisicamente os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação. Esses recursos podem incluir uma escrivaninha, um centro de trabalho, um escritório, uma pessoa, uma máquina, um departamento ou outros. Pode-se dizer que, dentro dos limites estabelecidos pela estratégia competitiva da operação, um bom projeto de arranjo físico pode visar tanto a eliminar atividades que não agreguem valor, como enfatizar atividades que agreguem: minimizar os custos de manuseio e movimentação interna de materiais; utilizar o espaço físico disponível de forma eficiente; apoiar o uso eficiente da mão de obra, evitando que esta se movimente desnecessariamente; entre outros. Sobre o modelo de arranjo físico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um modelo de arranjo físico é o celular, considerado um modelo em que a pessoa utiliza vários equipamentos para efetuar um único produto.
(    ) O modelo de arranjo físico de processo é considerado o oposto do arranjo físico posicional.
(    ) O modelo de arranjo físico posicional é o modelo mais utilizado na fabricação de automóveis.
(    ) O arranjo físico por produto considera o local onde está a matéria-prima, muito usada em petrolíferas e a extração de minério de ferro.
(    ) O arranjo misto pode ser usado na fabricação de veículos, pois atende para a produção em série.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V - V.
	6.
	Os custos de manutenção podem ser identificados como um tipo de medição do desempenho de manutenção e como medida importante em todo o planejamento da gestão de manutenção. Após fazer o levantamento dos custos é que um gestor pode afirmar qual a melhor maneira de se fazer a manutenção, quando e como fazer. Infelizmente, os custos são geralmente usados para comparar o desempenho de manutenção entre empresas ou entre plantas dentro da mesma empresa. Da mesma forma, não existe um padrão para medir esses custos. Cada empresa, cada planta e, muitas vezes, cada setor dentro de uma mesma empresa pode desenvolver sua própria definição de "custo de manutenção". Entretanto, as comparações dos custos devem sempre ser acompanhadas por uma definição mais clara do que está incluído e excluído em cada planta. Caso a empresaesteja no processo de definição dos custos, deverá ter em mente o que pode ser considerado custo, para que, dessa forma, consiga gerenciar da melhor maneira como irá reduzir os gastos e aproveitar cada investimento realizado. No entanto, é importante que os custos de manutenção sejam controlados. A respeito dos indicadores de controle de custos de manutenção, analise as sentenças a seguir:
I- O histórico de custos deve ser feito mensalmente, criando, assim, um acompanhamento histórico.
II- É importante fazer o comparativo de investimentos em manutenção (benchmarking), ou seja, fazer um comparativo anual do que a própria empresa investe em manutenção.
III- O histórico de custo deve ser acompanhado de acordo com o cronograma proposto pelo setor operacional.
IV- O comparativo entre o que se planeja investir em manutenção e o que realmente foi investido nesta área é um dos indicadores de controle.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/1798-custos-de-manutencao-como-identificar/>. Acesso em: 10 out. 2015.
	 a)
	as sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	Em todos os segmentos da nossa sociedade, a sobrevivência das organizações está condicionada à sua capacidade de produzir resultados que atendam às necessidades das partes interessadas, destacando aqui as dos seus clientes de uma maneira superior aos seus concorrentes. Gerar estes resultados significa atingir metas cada vez mais desafiadoras em função do ambiente competitivo no qual estamos situados. Uma das metodologias utilizadas nas organizações para o atendimento a essas metas é o PDCA. O ciclo PDCA é também conhecido como Deming ou Shewhart, que trata de uma ferramenta muito conhecida na administração geral. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA sobre a principal finalidade nesse ciclo:
	 a)
	Organizar os procedimentos de melhoria de um processo.
	 b)
	Criar uma coordenação entre os processos de planejamento, distribuição, controle e ações de venda.
	 c)
	Estabelecer uma conexão lógica entre projeto, produção e pós-venda.
	 d)
	Orientar o projeto de um produto (serviço ou bem).
	8.
	A partir do momento em que a empresa escolheu o local de sua instalação, passa a trabalhar na parte interna, com a organização, e principalmente com o arranjo físico. Esse, por sua vez, muito importante para diminuir custos e desperdícios. Para tanto, é necessário realizar estudos e projetos para não gerar despesas desnecessárias para a organização. O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores. Diante desse fato, existem quatro tipos de arranjo físico. Sobre os modelos utilizados nas organizações, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por Status.
(    ) Posicional.
(    ) Por Produto.
(    ) Celular.
(    ) Por Processo.
(    ) Por Lote.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V - V - V.
	9.
	Uma organização deve estar atenta à questão do controle da qualidade, para isso, ela utiliza quatro ferramentas. A ferramenta A contém um conjunto de itens que podem aparecer em determinado processo e cuja ocorrência ou não ocorrência devem ser assinaladas, geralmente, em forma de tabelas. A ferramenta B é um modelo de gráfico no formato de barras que ordena as frequências de ocorrência. A ferramenta C é um diagrama com o formato de espinha de peixe, que facilita a visualização das causas de determinado problema. A ferramenta D é um modelo gráfico que determina o levantamento de ações com relação à observação do que está ocorrendo na produção ou no serviço prestado. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A ferramenta A é a Folha de Verificação, cujo uso facilita as ações de coletar, organizar e classificar dados, localizar defeitos e identificar a relação de causa e efeito.
II- A ferramenta B é o Diagrama de Pareto, que mostra a informação e torna evidente a priorização dos problemas, além de separar as causas críticas das triviais.
III- A ferramenta C é o Diagrama de Ishikawa, que apresenta a relação entre os resultados de um processo (efeito) e seus fatores (causas).
IV- A ferramenta D é o check list para que sejam apresentados de forma clara os ganhos recebidos e perdidos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	10.
	Para que o processo de fabricação ocorra de forma organizada e com o fluxo em linha sem interrupções, é necessário que a empresa tenha um projeto de administração da produção correta e que possa garantir o mínimo possível de perda de tempo na linha de produção. Dentro do ambiente quando se escolhe a localização da organização, é necessário verificar fatores para a qualidade no fornecimento dos materiais. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Um dos fatores que pode ser considerado é o da qualificação da mão de obra, de nada adianta implantar uma empresa em que a mão de obra não é qualificada.
	 b)
	Verificar a viabilidade do custo de transporte é um item que não pode deixar de ser observado quanto à necessidade da escolha do local.
	 c)
	A localização depende do ramo de negócio da organização, construir um depósito em uma área nobre, consequentemente, diminuirá os custos da terra.
	 d)
	A disposição de energia elétrica afeta a escolha da localização da organização em caso de uma indústria de grande porte.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes