Buscar

equiparação salarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Equiparação salarial
Um trabalhador exerce um cargo, mas na verdade tem atribuições de um cargo superior, pode pedir equiparação salarial. 
· Art. 460 e 461.
· Requisitos da equiparação salarial: 
· Reconhecimento de função – não se pode confundir função com cargo, pois há pessoas com os mesmos cargos, mas funções diferentes. Ex: professores universitários e primários têm o mesmo cargo, todavia atribuições diferentes.
· Que o serviço seja de igual valor à pessoa realmente designada aquela função. Prestado com a mesma produtividade, qualidade e perfeição técnica.
· Que o serviço seja prestado ao mesmo empregador (mesma empresa). Art. 2º
· Serviço tem que ser prestado no mesmo município. A localidade não é considerada, pois as condições locais podem ser influenciadas na remuneração.
· Não pode haver diferença de tempo dos empregados da mesma função superior a dois anos. (Se for superior a dois anos, a equiparação será impossibilitada).
Contudo, é preciso que o emprego e o trabalhador que exige a equiparação salarial tenham exercido a mesma função simultaneamente. Ou seja, ao mesmo tempo.
Logo, se houver reclamação trabalhista, ainda que tenha todos os requisitos, mas não haja prestação de serviços simultaneamente, a equiparação salarial não é possível.
Duração de trabalho 
· Art. 4º 
· Serviço efetivo é o tempo em que o empregado está à disposição do empregador, executando ou aguardando ordens. 
· Irá computar-se o tempo que o empregado ficar afastado do serviço por conta de serviço militar ou acidente de trabalho.
· Não se considera tempo à disposição se o empregado permanecer na empresa devido a mudanças climáticas ou se for praticar atividade particulares.
Jornada de trabalho
· A CLT estabelece que a jornada de trabalho seja de 8 horas diárias e 44 semanais, podendo haver até 4 horas semanais e não mais de 2 horas extras por dia. 
· No entanto, a reforma trabalhista propõe maior flexibilidade para a compensação de horas extras do banco de horas (Art. 59B), extensão da jornada diária até 12 horas, desde que não seja combinado outro horário. 
Grupos econômicos e sucessão empresarial (Lei 13.467)
Empresas diferentes onde uma é administradora e as outras são “subordinadas”.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes