Estudo Dirigido
7 pág.

Estudo Dirigido


DisciplinaQuímica Aplicada1.015 materiais6.647 seguidores
Pré-visualização1 página
1-3
2-3
	
Direção de Graduação
	CURSO: Engenharia Civil - Noite
	
	DISCIPLINA: Química Tecnológica 
	
	DOCENTE: Nelson Antônio Sá Santos
	
	Data da Avaliação
06/05/2020
	TURMA
T(E01, E02)
	MAPA DE NOTAS
	Cód. Acervo Acadêmico \u2013 125.31
	Data da Devolução
13/05/2020
	
	PC
	ME
	NOTA FINAL
	Estudo Dirigido
1a Unidade
	
	
	 
	 
	 
	ESTUDANTE:.
INSTRUÇÕES:
\u2022 Ferramentas utilizadas para o estudo dirigido são as disponibilizadas no G Suite for Education.
\u2022 O aluno(a) poderá ainda, caso deseje, optar por fazer o estudo dirigido de forma manuscrita DE CANETA e enviar cópia das respostas de forma digitalizada registradas exclusivamente nos respectivos espaços reservados na sequência dos enunciados de cada questão.
\u2022 O estudo dirigido acontecerá numa sala de aula virtual (https://meet.google.com), que o aluno acessará com um link previamente disponibilizado por meio do Magister e do Google Classroom.
\u2022 O estudo dirigido acontecerá no mesmo dia e horário que o habitual da disciplina e na qual o aluno(a) estiver matriculado.
\u2022 Não é permitida qualquer comunicação entre estudantes;
\u2022 As respostas manuscritas devem estar em caneta azul ou preta; 
\u2022 Respostas deverão ser registradas exclusivamente nos respectivos espaços reservados na sequência dos enunciados de cada questão;
\u2022 O estudo dirigido tem duração de 100 (cem) minutos;
\u2022 O valor correspondente à cada questão será explicitado no início de cada item avaliativo (entre parênteses);
\u2022 Cada questão objetiva contém somente uma alternativa correta.
\u2022 Não é permitido deixar o local do estudo dirigido antes de transcorrido o prazo de execução do mesmo;
\u2022 LEIA OS ENUNCIADOS COM ATENÇÃO. Resolva as questões na ordem que mais lhe convier.
\u2022 ATENÇÃO. Resolva as questões com organização e domínio de conhecimento e habilidade de redigir.
Boa Prova!
1ª) (1,0) Com base na figura abaixo, discuta como a Química pode estar a serviço da sociedade.
Resposta: 
Os avanços da tecnologia e da sociedade só foram possíveis graças às contribuições da Química. Por exemplo: na medicina, em que os medicamentos e métodos de tratamento têm prolongado a vida de muitas pessoas; no desenvolvimento da agricultura; na produção de combustíveis mais potentes e renováveis; entre outros aspectos extremamente importantes.
Ao mesmo tempo, se esse conhecimento não for bem usado, ele pode (assim como vimos acontecer algumas vezes ao longo da história) ser usado de forma errada. De tal modo, o futuro da humanidade depende de como será utilizado o conhecimento químico. Daí a importância do estudo desta ciência.
2ª) (1,0) Com base na figura abaixo, discuta como a Química pode atuar para contribuir com as diferentes áreas da Engenharia.
Resposta:
A importância da química na engenharia se dá pela necessidade de entender os processos e reações que ocorrem nas transformações na Engenharia.
A química é uma ciência de extrema importância, uma vez que por meio dela podem - se explicar muitos acontecimentos em uma sociedade.
A química pode ser vista em tudo, pelo fato de tudo ser composto de átomos.
Todo objeto de estudo mesmo que indiretamente está envolvido com a química.
3ª) (1,5) Justifique o porquê da variação (nos períodos e nos grupos) do raio atômico dos elementos químicos, conforme mostrado na figura abaixo:
Resposta:
O raio atômico diferencia-se de um átomo para o outro de acordo com a sua família e período na Tabela Periódica. Com respeito a elementos pertencentes à uma mesma família, o seu raio atômico aumenta de acordo com o aumento do número atômico, ou seja, de cima para baixo. Pois, neste sentido, significa que de um átomo para o outro aumentou um nível energético ou camada eletrônica, por isso o seu raio aumenta proporcionalmente.
4ª) Dentre os elementos representados na figura abaixo, (a) (0,5) quais possuem as maiores energias de ionização? (b) (0,5) Justifique o porquê. (c) (0,25) Esses elementos estão localizados em qual grupo da Tabela Periódica? (d) (0,25) E qual o nome deste mesmo grupo?
Respostas:
a)	He e Ne. 
b)	Porque quanto menor for o tamanho do átomo, maior será a atração dos elétrons na eletrosfera pelos prótons no núcleo, tornando mais difícil de se retirar o elétron.
c)	18
d)	Gases Nobres
5ª) A água não é apenas muito comum nos corpos dos organismos, mas também possui algumas propriedades químicas incomuns que a tornam muito boa no suporte à vida. Essas propriedades são importantes para a biologia em muitos níveis diferentes, das células aos organismos e aos ecossistemas. Algumas das propriedades da água que sustentam a vida são:
· Propriedades solventes da água;
· Coesão e adesão da água;
· Calor específico, calor de vaporização e densidade da água.
A figura abaixo apresenta a molécula da água e respectivamente a ligação covalente polar e a ligação de hidrogênio. (1,5) Discuta características dos dois tipos de interações.
Resposta:
Ligação covalente polar: estabelecida entre elementos químicos diferentes, ou seja, que possuem eletronegatividade diferentes.
Ligação de hidrogênio: é o tipo de força intermolecular mais intenso, que ocorre entre dipolos permanentes das moléculas, em que o polo positivo é sempre o hidrogênio, e o polo negativo pode ser o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio, pois esses elementos são bastante eletronegativos, ou seja, atraem mais fortemente os elétrons da ligação dupla e ficam com carga parcial negativa.
6ª) (a) (0,5) Justifique o porquê dos valores apresentados na tabela abaixo para os momento de dipolo dos pares (1 e 2) de moléculas selecionadas e as consequências para (b) (0,5) a polaridade das moléculas e para (c) (0,5) as forças de interação intermoleculares.
Resposta:
a)	Quanto maior a diferença de eletronegatividade entre os elementos, maior seu momento dipolar.
b)	As consequências são que quando há pouca ou nenhuma diferença de eletronegatividade as moléculas são apolares. Como ocorre no CO², já que não sobra nenhum par de elétron no átomo central, sendo então covalente apolar.
c)	HF. Possui poucas pontes de hidrogênio, que não são mais fortes, as demais são dipolo com valores intermediários.