Buscar

Avaliação On-Line 3 (AOL 3)

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Gestão de Recursos Ambientais -
1. Pergunta 1
/1
A população mundial chegará a mais de 9,2 bilhões de habitantes em 2050, segundo um relatório divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Os motivos do aumento da população são, segundo o estudo, maior longevidade e melhora de acesso aos tratamentos de saúde. Sobre o crescimento populacional, verifique as afirmativas abaixo:
I - Com a aceleração do crescimento populacional, a degradação do meioambiente cresce proporcionalmente, ocasionando danos muitas vezes irreversíveis.
II – O crescimento populacional pode resultar nas migrações das pessoas do campo para as cidades.
III- Quanto maior o número de pessoas, menor a necessidade de utilização dos recursos naturais.
Assinale a alternativa correta:
Correta
(C) Apenas as assertivas I e ...
Mostrar outras opções 
2. Pergunta 2
/1
As unidades de conservação são de fundamental importância para a preservação dos ecossistemas, proporcionado pesquisas científicas, manejo e educação ambiental na busca pela conservação do meio ambiente. Sobre a importância das Unidades de Conservação, verifique as afirmativas abaixo:
I - No Brasil, a aprovação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação estabeleceu critérios e normas para a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação, visando, com isso, direcionar estratégias de conservação e de desenvolvimento sustentável.
II – A manutenção de grandes Unidades de Conservação de Proteção Integral, onde pode haver perturbação para as espécies, não pode ser considerada uma ação de manejo.
III- As Unidades de Conservação de Uso Sustentável têm utilizado os estudosecológicos, com êxito no manejo de recursos naturais por populações locais,auxiliando assim no desenvolvimento sustentável.
Assinale a alternativa correta:
Correta
(C) Apenas as assertivas I e ...
Mostrar outras opções 
3. Pergunta 3
/1
O manejo de recursos naturais tem sido utilizado como umaimportante ferramenta para a conservação das espécies. O manejo detodo e qualquer recurso natural deve englobar um conjunto de procedimentose técnicas. Assinale a opção abaixo que não representa um dos objetivos do manejo dos recursos:
Correta
(C) Estímulo à homogeneização...
Mostrar outras opções 
4. Pergunta 4
/1
Relacionado a estrutura populacional, o fator abaixo que não influencia a densidade é:
Correta
(B) Dispersão
Mostrar outras opções 
5. Pergunta 5
/1
A ecologia é uma parte da biologia que estuda a relação dos organismos com o meio que os cerca. Os organismos interagem entre si e com todas as partes não vivas do ambiente, tais como solo, água, temperatura e umidade. Essas partes não vivas são chamadas de:
Correta
(C) Fatores abióticos
Mostrar outras opções 
6. Pergunta 6
/1
Ao observar determinada espécie de mosquito, percebemos que o macho se alimenta de seiva de plantas e a fêmea do sangue de mamíferos. Ambos têm hábitos noturnos. A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação estabelecida entre elas.
I – Pode-se dizer que o macho e a fêmea dessa espécie de mosquito têm nichos ecológicos diferentes.
II – O conceito de nicho ecológico está relacionado ao modo como os organismos exploram os recursos naturais para sua própria sobrevivência. Se o macho se alimenta da seiva e a fêmea do sangue de mamíferos, significa que eles exploram o ambiente de maneira diferente. Apesar de pertencerem a mesma espécie, eles ocupam nichos ecológicos diferentes, mas vivem no mesmo habitat, pois ocupam o mesmo ambiente.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Correta
(B) As duas asserções são ...
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
/1
Recursos naturais são bens que estão à disposição do homem e que são usados para a sua sobrevivência, bem-estar e conforto. São classificados em renováveis e não renováveis. Os renováveis são aqueles que, se utilizados de forma adequada, podem ser repostos ou recriados pela natureza, enquanto os não renováveis, são aqueles que uma vez esgotados, não podem ser repostos ou têm um ritmo de reposição muito lento. Qual a opção abaixo que apresenta um exemplo de cada um deles, respectivamente? 
Correta
(D) Biomassa e petróleo 
Mostrar outras opções 
8. Pergunta 8
/1
Marque as sentenças com V a(s) verdadeira(s) e F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta em relação a cadeia alimentar. 
(  ) Os consumidores são representados pelos seres autótrofos, que absorvem a energia luminosa e a utilizam na fabricação de matéria orgânica.
(  ) Os produtores se alimentam da matéria orgânica de outros seres vivos, fazendo com que os nutrientes sejam disponibilizados no ambiente.
(  ) Os decompositores não pertencem nem a fauna nem a flora, sendo compostos por fungos e bactérias.
(  ) Os organismos autótrofos produzem o seu próprio alimento. 
Correta
(B) F, F, V e V
Mostrar outras opções 
9. Pergunta 9
/1
Nível de organização pode ser entendido como um conjunto de entidades biológicas agrupadas em uma ordem crescente de complexidade. Sobre os principais níveis de organização em Ecologia, verifique as afirmativas abaixo:
I - Dois ou mais organismos são considerados da mesma espécie, quando ao reproduzir, originam descendentes férteis.
II - Comunidade é o conjunto de organismos da mesma espécie que habitam uma mesma área, durante determinado período de tempo e que ao reproduzir geram descendentes férteis.
III - O ecossistema é constituído de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais, radiação solar) e de parcela viva (plantas, animais, microrganismos) que interagem ou se relacionam entre si. 
Assinale a alternativa correta:
Incorreta
(C) Apenas as assertivas I e ... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
As assertivas I, II e III estão corretas.
2. 
Apenas a assertiva III está correta.
3. 
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Resposta correta
4. 
Apenas a assertiva I está correta.
5. 
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
10. Pergunta 10
/1
Marque as sentenças com V a(s) verdadeira(s) e F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta em relação aos recursos naturais renováveis.
(  ) A água é fonte geradora de energia elétrica, através de hidrelétricas, sendo chamada de energia limpa.
(  ) Outra fonte de produção de energia limpa, complementar à geração hídrica, é a força dos ventos.
(  ) A energia produzida pelas ondas possui como ponto negativo, não ter um alto potencial de geração de energia, mas possui como ponto positivo, o fato de não atrapalhar as navegações.
(  ) A fertilidade do solo é resultado da decomposição de matéria orgânica, e, dessa forma, os solos podem ser tanto férteis quanto inférteis, dependendo da disponibilidade de degradação.
Correta
(B) V, V, F e V

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes