Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Sindicalismo e negociação coletiva- Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	 Sindicalismo e Negociação Coletiva (REH06)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513244) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17293056
	Nota da 
Prova:
	-
	
	
	1.
	Conforme apresentado por Chiavenato (2008), o setor de Recursos Humanos em uma organização tem diversas demandas, que vão além tradicionais tarefas burocráticas e operacionais. Dentre as tarefas que competem a este setor, temos o cuidado com as relações trabalhistas e sindicais. Diante disso, descreva as formas de atuação do setor de recursos humanos de acordo com as relações de trabalho coletivas ou nas questões de greve. 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
	Resposta Esperada:
O setor de recursos humanos tem papel importante tanto no planejamento de um plano de contingência, como também para este seja realizado conforme o planejamento, visando normalizar a situação da empresa e a continuidade dos serviços.
O setor deve conhecer e compreender as normas existentes nas negociações coletivas entre classe operária e classe econômica.
O setor deve estar por dentro do processo de negociação coletiva, uma vez que cabe a este setor a aplicação destas regras ao contrato de trabalho coletivos. 
O setor também pode atuar como mediador e receptor das demandas dos empregados, contribuindo para a soluções dos conflitos entre as partes (empregado e empregador). 
O setor também pode atuar antes da greve, promovendo um ambiente de trabalho saudável e agradável aos funcionários, dessa forma, talvez os funcionários não sintam a necessidade de realizar uma paralisação. 
A atuação do setor de forma preventiva pode acontecer também por meio da administração dos conflitos à medida que vão surgindo, evitando, assim, que se tornem problemas maiores futuramente.
	2.
	De acordo com Alvarenga (2007), a Organização Internacional do Trabalho adotou, em junho do ano de 1998, a declaração relativa aos princípios e direitos fundamentais ao trabalho e seu seguimento. Esses direitos fundamentais fazem objeto de convenções internacionais reconhecidas como fundamentais. Nesse sentido, esses princípios fundamentais são aplicáveis somente para os estados membros que ratificaram essas convenções em questão? Justifique sua resposta. 
FONTE: ALVARENGA, Rúbia Zanotelli de. A Organização Internacional do Trabalho e a proteção aos direitos humanos do trabalhador. Revista eletrônica: acórdãos, sentenças, ementas, artigos e informações. Porto Alegre, RS, v. 3, n. 38, p. 56-71, jan. 2007. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12178/80598. Acesso em: 12 out. 2018.
	Resposta Esperada:
Não. Esses princípios fundamentais são válidos inclusive para os estados membros que não adotem essas convenções. Por serem considerados um alicerce internacional para as relações de trabalho, esses princípios são considerados como prioritários, e os países membros da OIT devem se comprometer em aplicá-los.
Parte inferior do formulário

Outros materiais