Buscar

AVALIAÇÃO 1 FUNDAMENTOS BIBLIOTECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos da Biblioteconomia e Ciências da Informação (BIB02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX 
	Prova:
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O conhecimento é a informação aplicada que é transformada em um saber, e também requer uma vivência da pessoa. Quando uma informação se relaciona com um conhecimento preexistente, é processada e internalizada, se transmuta em conhecimento. Referente ao conhecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dados com relevância e propósito.
(    ) Simples observações sobre o estado do mundo.
(    ) Exige a mediação humana para realizar a transferência.
(    ) Frequentemente tácito, de difícil transferência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	b)
	V - V - V - F.
	c)
	F - F - F - V.
	d)
	V - F - V - V.
	2.
	A informação só faz sentido quando ela se torna útil para quem a estava buscando, um indivíduo ou grupo. Informação são dados contextualizados que fazem sentido para a pessoa que os recebe. Por fim, o conhecimento é a informação aplicada, transformada em um saber, requer uma vivência da pessoa. Referente à informação, analise as sentenças a seguir:
 I- Dados com relevância e propósito.
II- Simples observações sobre o estado do mundo.
III- Exige a mediação humana para realizar a transferência.
IV- Frequentemente tácito e de difícil transferência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	Ao longo da história, diversos materiais serviram de suporte para a informação e, atualmente, o papel ainda é o mais utilizado. No entanto, a inovação tecnológica pela qual estamos passando fez surgir outras formas de suportes. Sobre os suportes da informação, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	O suporte eletrônico, as mídias digitais e os e-books (livros digitais) são uma nova forma de armazenar informação.
	b)
	O papel ainda é o suporte mais usado para armazenar informação, pois existem vastos estoques de livros sendo impressos.
	c)
	Tábuas de argila, papiros e pergaminhos ainda servem para registrar informação de alguma forma.
	d)
	O papiro e o pergaminho não existem mais. Somente através de escritos antigos, têm-se registro desses suportes.
	
4.
	
A pedra, a argila e o papiro foram utilizados como suporte da informação, pois era nessas estruturas que as ideias e as mensagens eram registradas. Como o papiro só era cultivado em regiões quentes, foi necessário descobrir outro suporte para a escrita. Dessa forma, o pergaminho, feito com o couro de carneiros ou cabritos, começou a ser utilizado na Idade Média, sobretudo na Europa. As peles de animais passavam por um processo de lavagem e de preparação para ficarem adequadas para sua utilização, chegando até as informações em suporte virtual. Sobre o papiro, assinale a alternativa CORRETA: 
	a)
	Era um tipo de linguagem que se parece com os idiomas que usamos hoje, variavam de região para região.
	b)
	Era um método que, se comparado aos tempos atuais, se equipara ao alfabeto.
	c)
	Era um material utilizado para tirar o couro para registrar informação.
	d)
	Era uma fibra vegetal que, depois de passar por um processamento, se assemelhava a um papel rudimentar.
	
5.
	
O conhecimento é a informação aplicada que é transformada em um saber, requer uma vivência da pessoa. Quando uma informação se relaciona com um conhecimento preexistente, é processada e internalizada, se transmuta em conhecimento. Referente ao conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- Dados com relevância e propósito.
II- Simples observações sobre o estado do mundo.
III- Exige a mediação humana para realizar a transferência.
IV- Frequentemente tácito e de difícil transferência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença I está correta.
	b)
	Somente a sentença IV está correta.
	c)
	Somente a sentença III está correta.
	d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	O Brasil foi o terceiro país a implantar um curso de Biblioteconomia no mundo, o primeiro da América do Sul. Esse marco ocorreu em 11 de julho de 1911, por meio do Decreto nº 8.835. A partir dessa data, várias escolas se estabeleceram pelo país. No entanto, a regulamentação da profissão de bibliotecário ocorreu apenas em 1962, através da Lei nº 4.084, que dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício, de 1950, que tinha Laura Garcia Moreno Russo, uma atuante e dinâmica bibliotecária de São Paulo, à frente do movimento. Essa lei determina o exercício da profissão de bibliotecário e suas atividades. Especifica que o exercício da profissão de bibliotecário só é permitido aos "bacharéis em Biblioteconomia, portadores de diplomas expedidos por Escolas de Biblioteconomia de nível superior". Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as atribuições do bibliotecário:
	a)
	Planejar e executar o trabalho docente, em consonância com o plano curricular da escola e atendendo ao avanço da tecnologia educacional; levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe; definir, operacionalmente, os objetivos do plano curricular, no âmbito de sua sala de aula.
	b)
	O ensino de Biblioteconomia; a fiscalização de estabelecimentos de ensino de Biblioteconomia reconhecidos, equiparados ou em via de equiparação; administração e direção de bibliotecas; a organização e direção dos serviços de documentação; a execução dos serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros raros e preciosos, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência.
	c)
	Equilibrar e permitir o harmonioso funcionamento social, das relações sociais, para que não ocorram prejuízos pessoais ou sociais por conta de condutas inadequadas. Se porventura isso acontecer, as condutas
inadequadas devem ser punidas adequadamente.
	d)
	Encaminhar documentos essenciais para o exercício da cidadania, além de facilitar as relações dos representantes do Estado e das instituições públicas com os cidadãos afetados por suas exigências legais. Desse bom relacionamento, depende o andamento das demandas e, em última instância, a evolução dos indicadores econômicos e o estabelecimento de uma situação de bem-estar social.
	
7.
	
As pessoas, desde os primórdios, sempre tiveram a necessidade de se comunicar e de repassar seu conhecimento aos demais, para sua família ou sua comunidade. O homem primitivo, quando ainda não tinha desenvolvido a linguagem, o fazia por meio das pinturas rupestres. Rupestres são desenhos feitos em paredes de cavernas e rochas, que representavam situações do dia a dia dos homens daquela época, como as caçadas. Desta forma, conseguiam se comunicar ou repassar informações. Sobre os suportes para o registro do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Teve uma época que se misturaram pedra, madeira e pano para dar suporte à informação.
	b)
	Sempre foi o papel o suporte utilizado para o registro do conhecimento e da informação.
	c)
	As peles de animais serviam como capas para cadernos e livros.
	d)
	A pedra, a argila e o papiro foram utilizados como suporte da informação, pois eram nessas estruturas que as ideias e as mensagens eram registradas.
	
8.
	
Com o ocorrido na China, em 105 a.C., e com o uso do alfabeto latino com consoantes e vogais, originário no século VII a.C., foi possível a criação dos tipos móveis pelo alemão Johannes Gutenberg. Esse invento ocorreu no século XV. Sobre o papiro e o papel, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Foi abolido o uso do pergaminho, pois foi descoberto o papel.
	b)
	O ocorrido revolucionou a imprensa, permitindo cópias de livros em tempo menor, e propiciou a disseminação da informação e da cultura para um grande público.
	c)
	Com a descoberta do papel, foi descartado o uso do pergaminho, pois teve-se a consciência de poupar da morte os animais.
	d)
	Usava-se o pergaminho somente para diplomas.9.
	
A necessidade da comunicação humana permitiu a evolução nas formas de expressão antes do domínio da linguagem, assim, o registro do conhecimento passou por suportes diversos até chegar às tecnologias atuais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O papiro foi muito utilizado na Europa como uma alternativa para o uso do papel.
(    ) As bibliotecas surgiram antes mesmo da criação dos livros, armazenando as tábuas de argila, papiros e pergaminhos.
(    ) O acesso à escrita era permitido a toda a população, não havia privilégios no mundo antigo.
(    ) Atualmente, as tecnologias digitais estão ocupando um grande espaço e mudando a forma de pensar a atuação do profissional bibliotecário. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - V.
	b)
	V - V - F - V.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	F - V - F - V.
	
10.
	
Informação é o conteúdo de um determinado documento. Documento é o suporte em que a informação está registrada, é o suporte material de algum registro. Os documentos possuem atributos e particularidades que os diferenciam entre si. Sobre os aspectos físicos e intelectuais dos documentos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os físicos dizem respeito ao suporte em que estão dispostos os materiais. Os intelectuais dizem respeito ao nível intelectual de quem o acessa.
	b)
	Os físicos dizem respeito ao material, à forma, à produção, entre outros. Os intelectuais dizem respeito ao objetivo, ao conteúdo e à originalidade.
	c)
	Os físicos dizem respeito ao tipo de papel. Os intelectuais dizem respeito ao foco a que se destina.
	d)
	Os físicos dizem respeito ao tipo de matéria em que a informação está guardada. Os intelectuais dizem respeito a quem produziu a informação.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes