Buscar

EXERCICIOS DE FALIMENTAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO FALIMENTAR – EXERCÍCIOS
1. Quais são as entidades não sujeitas à recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a falência?? Explique
R: Na lei 11.101/2005 no artigo 2°, I e II, as entidades não sujeitas à recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a falência são: a) as empresa pública e sociedade de economia mista; b) as instituição financeira pública ou privada, cooperativa de crédito, consórcio, entidade de previdência complementar, sociedade operadora de plano de assistência à saúde, sociedade seguradora, sociedade de capitalização e outras entidades legalmente equiparadas às anteriores.
2. Considerando as regras de competência (material e territorial), qual será o juízo competente para processar o pedido de recuperação e de falência? Justifique. 
R: É competente para homologar o plano de recuperação extrajudicial, deferir a recuperação judicial ou decretar a falência o juízo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial da empresa que tenha sede fora do Brasil, artigo 3° da Lei 11.101/05.
3. Quais atividades que estão excluídas total e parcial da abrangência da lei de falências?
R: No art. 2° da Lei 11.101/2005, tem-se no inciso I, as totalmente excluídas (empresas públicas e sociedades de economia mista) e nos inciso II, as parcialmente excluídas (instituições financeiras, cooperativas de crédito, consórcio, entidade de previdência complementar, sociedade operadora de plano de assistência à saúde, sociedade seguradora, sociedade de capitalização e outras entidades equiparadas às anteriores).
4. Defina:
A) FALÊNCIA: Falência é, pois, a condição daquele que, havendo recebido uma prestação a crédito, não tenha à disposição, para execução da contraprestação, um valor suficiente, realizável no momento da contraprestação. A Falência é por isso um estado de desequilíbrio entre os valores realizáveis e as prestações exigidas. 
B) RECUPERAÇÃO JUDICIAL: é uma ação judicial que serve para reorganizar a empresa e tentar superar a crise dela, manter a fonte produtora, os empregos, a arrecadação tributária e os interesses dos credores, promovendo a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.
5. Acerca do procedimento penal estabelecido na Lei n.º 11.101/2005, que dispõe sobre a recuperação judicial e extrajudicial e sobre a falência do empresário e da sociedade empresária, assinale a opção correta. 
a) Por se tratar de legislação especial, as disposições do CPP não são aplicadas subsidiariamente nas hipóteses de procedimento penal previstas na lei em questão.
b) As ações penais relativas aos crimes previstos na lei em apreço devem ser distribuídas por sorteio entre as varas de execuções penais da jurisdição. 
c) As ações penais relativas aos crimes previstos na lei em pauta são de natureza pública condicionada. 
d) O MP, verificando a ocorrência de qualquer crime previsto na referida lei, promoverá a competente ação penal. 
e) Decorrido o prazo legal sem que o representante do MP ofereça denúncia quanto aos crimes previstos na lei em tela, o procedimento será arquivado?
6. O local do principal estabelecimento do devedor é sempre o mesmo do domicílio estatutário da empresa?
R: Não, nem sempre. É considerado principal estabelecimento do devedor aquele onde se situa a administração da empresa, onde são tomadas todas as principais decisões e onde ocorrem as mais significantes operações empresariais e financeiras. Há divergência de entendimento doutrinário em que uns definem o principal estabelecimento como o estatutário, outros definem como a sede administrativa e uma maioria como o local onde tem o maior complexo de bens. Na jurisprudência, o STJ, antes da vigência da atual Lei de Falências, definiu que o foro de competência da falência seria o centro vital das principais atividades do devedor.
7. Referindo-se aos personagens, instituições e órgãos que participam do processo falimentar, considere as preposições abaixo formuladas e assinale a incorreta: 
a) O órgão do Parquet está presente na falência e na recuperação judicial, com o fim precípuo de impedir que tais se transformem num meio de exploração lucrativo, que possa redundar em notórios e graves prejuízos à economia e, em consequência, à sociedade;
b) O comitê de credores é facultativo, porquanto depende para a sua constituição da complexidade da falência ou da recuperação judicial, recaindo sobre si a fiscalização das atividades do administrador judicial; 
c) Pela sobre o administrador judicial a administração e representação dos interesses dos credores e do falido, agindo como órgão ou agente auxiliar da justiça, sendo-lhe lícito, inclusive, desde que comprovadas a sua boa-fé e lisura na condução do seu encargo, e por ordem expressa do Juiz, adquirir bens da massa falida ou de devedor em recuperação judicial; 
d) Inserem-se como atribuições da assembleia-geral de credores aprovar, rejeitar ou modificar o plano de recuperação judicial, a constituição do comitê de credores, bem assim a adoção de modalidades de realização de ativo
8. O credor que não tem domicílio no Brasil poderá requerer a falência do devedor?
R: O art. 97, IV, da Lei 11.101/2005, qualquer credor poderá requerer a falência, mas o que não tiver domicílio no Brasil, observará o §2°, deste mesmo artigo que obriga o credora prestar caução relativa às custas e ao pagamento da indenização que trata o art. 101.

Outros materiais