Buscar

prova final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos Históricos do Direito (16783)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:515344) ( peso.:4,00)
	Prova:
	16984607
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Código de Hamurabi é considerado um dos mais importantes documentos históricos do Direito. Datado de aproximadamente 1772 a.C., representa um conjunto de leis escritas da antiga Mesopotâmia e dispõe, em seus 282 artigos, sobre questões cotidianas sobre direito civil, penal e administrativo. Um dos elementos do Código de Hamurabi destacados é seu preâmbulo. Pergunta-se: por que se pode afirmar que seu preâmbulo exemplifica a maneira por meio da qual os povos antigos concebiam a fonte de legitimidade do Direito? Justifique sua resposta.
	Resposta Esperada:
O preâmbulo do Código de Hamurabi afirma que o Código foi relevado pelos deuses ao Rei Hamurabi, que foi o escolhido devido as suas virtudes. Isso evidencia que o povo da antiga Babilônia, assim como os demais da Antiguidade, concebia como fonte legítima para a produção do Direito as divindades, o poder sobrenatural.
	2.
	Ao analisarmos o processo histórico de formação do direito brasileiro e suas instituições, há um traço permanente e peculiar: suas raízes são eurocêntricas e elaboradas desde os interesses externos, negando a cidadania da população marginalizada política e economicamente. Disserte sobre de que forma o processo colonial brasileiro expressa o "espírito" da Modernidade.
	Resposta Esperada:
A Modernidade, enquanto projeto civilizatório europeu do século XV, tem como uma de suas estratégias as relações de dominação através da expansão colonial. Por outras palavras, expandir seus negócios comerciais e aumento de lucros para a burguesia metropolitana, sendo que, para tanto, organiza-se um aparato político e jurídico para atender tal finalidade.
Parte inferior do formulário

Outros materiais