Buscar

Um projeto de pesquisa em Ciências pode ser organizado de diferentes formas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um projeto de pesquisa em Ciências pode ser organizado de diferentes formas, mas o objeto de pesquisa deve ser desafiador e atrair o interesse dos alunos. A partir dessa ideia, considere que a professora Rita, do 6º ano, precisa elaborar um projeto sobre Ecologia para trabalhar com seus alunos. Como ela poderia organizar este projeto?
Elabore um esboço, traçando ações que valorizem a importância do conhecimento prévio dos alunos e que evidenciam as etapas do método científico. Não se esqueça de contemplar as linhas da ciência: entendimento conceitual, desenvolvimento de habilidades e de atitudes.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Seu esboço poderá ser feito da seguinte maneira:
Conteúdo: Ecologia
Definição do tema: vídeo motivador - filme sobre o ecossistema
Problematização: mesa redonda para discussão do tema e levantamento dos aspectos que ficaram evidentes e que chamaram a atenção da turma.
- Escolha do objeto de investigação e elaboração de objetivos a serem alcançados. A professora pode sugerir, por exemplo, o assunto: cadeia alimentar ou biodiversidade.
- Levantamento dos conhecimentos prévios: registro das informações que os alunos têm a respeito do assunto. Valorizar suas colocações e, a partir delas, propor a elaboração de hipóteses.
- Levantamento de hipóteses: colocação de dúvidas e elaboração de possíveis hipóteses.
- Busca de bibliografia sobre o assunto.
- Orientação dos grupos quanto à divisão de tarefas e de recursos para a investigação (excursão, observação, visita ao zoológico, parque ambiental, entrevistas, leituras etc.).
- Suporte e intervenção da professora durante toda a realização da pesquisa, questionando, estimulando a curiosidade e a postura investigativa dos alunos.
- Confronto de hipóteses e desenvolvimento de nova pesquisa, se necessário.
- Síntese: elaboração das considerações finais.
- Divulgação dos resultados: socialização da pesquisa, montagem de uma exposição ou painel.

Outros materiais