Buscar

Questões de Mamografia 2020docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de Mamografia
1 – O exame de mamografia pode detectar pequenas lesões imperceptíveis ao toque, até as diagnosticadas no auto exame da mama. Qual é o tamanho mínimo e tamanho máximo de lesão diagnosticada na mamografia?
O aspecto mais distinto do mamógrafo é o desenho singular de seu tubo de raios X, que tem um alvo de molibdênio com spot focal de 0,3 e 0,1 mm. O spot focal deve ser desse tamanho em virtude do tamanho das calcificações cancerosas, que, tipicamente, têm menos de 1 mm. As mamografias podem detectar uma lesão de até 2 mm. 
2 – Como é feito o auto exame das mamas?
O autoexame pode ser feito da seguinte forma: Levantar o braço esquerdo e apoia-lo sobre a cabeça; com a mão direita esticada, examinar a mama esquerda; dividir o seio em faixas e analisar devagar cada uma dessas faixas. Para ter maior sensibilidade e não machucar os seios, usar a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas; assim deve sentir a mama e fazer movimentos circulares, de cima para baixo; e ao final, deve repetir os movimentos na outra mama.
3 – Descreva anatomia superficial da mama.
Na anatomia da superfície da mama, é possível observar o mamilo, contendo várias aberturas ductais das glândulas secretórios do tecido mamário, a auréola (parte circular que está em um ponto central), há a prega inframamária que é o ponto de junção da porção inferior da mama com a parede anterior do tórax e o prolongamento axilar, que é uma faixa de tecido que envolve o rnúsculo peitoral de forma lateral. A largura da mama é denominada diâmetro médio-lateral e a medida vertical é chamada de diâmetro crânio-caudal.
4 – Quais são os órgãos responsáveis pelos padrões de qualidade das Mamografias?
No Brasil, há o Programa de Qualidade em Mamografia (PQM), que foi desenvolvido pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Colégio Brasileiro de Radiologia - CBR. O controle de qualidade das mamografias também conta com a parceria das Secretarias de Saúde, Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entre outros.
5 – Importante entendermos os métodos de localização das mamas através do exame de mamografia. Demonstre o sistema de quadrantes através de desenhos.
Quatro quadrantes podem ser descritos usando o mamilo como centro. Esses quadrantes são o QSE (quadrante superior externo), o QSI (quadrante superior interno), o QIE (quadrante inferior externo) e o QII (quadrante inferior interno), conforme imagem abaixo:
6 – Quais são os planos de imagens mais comuns no exame de mamografia?
Os planos de imagem mais comuns no exame de mamografia são o plano sagital e o plano frontal. 
7 – Qual a diferença da mamografia Convencional e a Mamografia Digital?
Na mamografia convencional, a mama da paciente é exposta a um aparelho de raio X e assim, é gerado um filme. Em sequência, esse filme passa por um processamento para revelar a estrutura interna das mamas. A imagem do interior da mama é gravada nesse filme, e se houver algum erro técnico com ele, pode ser necessário refazer o exame. Por causa disso, é preciso proteger esse material do calor e da umidade, que podem comprometer a qualidade da imagem. Já na mamografia digital, é exibida a imagem da mama na tela do computador, que pode ser ampliada no próprio monitor, permitindo uma análise mais precisa de eventuais alterações. Além disso, existem softwares capazes de detectar lesões, contribuindo para um diagnóstico mais correto. Diferente do filme obtido na mamografia convencional, a imagem resultante da mamografia digital pode ser armazenada em meios eletrônicos, sendo facilmente recuperada. Dessa forma, reduz-se a necessidade de repetir o exame, diminuindo a exposição das pacientes à radiação.

Continue navegando