Buscar

Caso Concreto 4 filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Caso Concreto 4
A importância de Aristóteles
O filósofo Aristóteles foi considerado o patrono das ciências escreveu sobre biologia, matemática, física, lógica, ética, dentre outras áreas. Suas obras são importantes até hoje, pois pensamos à maneira aristotélica. Nesse sentido, leia os artigos abaixo e responda às indagações que seguem:
"O pensamento de Aristóteles segue influente no mundo contemporâneo".
Disponível em:http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2011/10/pensamento-de-aristoteles-segueinfluente-no-mundo-contemporaneo.html
1. Pesquise, pelo menos, dois exemplos que podem comprovar a importância do pensamento aristotélico no mundo contemporâneo. Justifique sua escolha.
EXEMPLO 01
 “Aristóteles foi o primeiro a mostrar como funciona o raciocínio. Todo o estudo de lógica parte da lógica clássica de Aristóteles. Todo o procedimento de raciocínio, de tirar conclusões, de generalizações, quem estudou explicitamente pela primeira vez foi Aristóteles”
 O exemplo acima, foi escolhido, porque demostra claramente, que nos dias atuais e em todo o mundo contemporâneo, esse procedimento é adotado principalmente nos setores do poder judiciário, na sociologia, psicologia e etc...
EXEMPLO 02
 “ Nas artes, é possível dizer que Aristóteles foi um dos primeiros a pensar o teatro. Ele estudou a tragédia, a epopeia e a comédia. Criou, inclusive, critérios objetivos para se analisar um texto poético. “Pode-se dizer que, como teoria, o pensamento dele ainda tem a sua validade e ainda pode ser empregado para compreender a literatura contemporânea. Talvez, não dê conta de todos os elementos, porque os gêneros mudaram, os contextos mudaram, mas não se pode falar de obsolescência”
 O segundo exemplo foi escolhido por motivos óbvios, é notório que em todo o mundo contemporâneo a influência aristotélica está presente tanto nas peças teatrais quanto nos cinemas. “Aristóteles, com sua crítica e grande poder de observação, traçou uma tese a respeito da arte dramática. Aristóteles estabeleceu o princípio de que uma peça teatral é a imitação de uma ação, sublinhou a importância da trama dotada de começo, meio e fim, e deu especial destaque a unidade de ação”.