Buscar

POSTAGEM 1 - PRÁTICA DE ENSINO_ TRAJETÓRIA DA PRÁXIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM HISTORIA
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS (PE:TP)
POSTAGEM 1
ATIVIDADE 1 – TEXTO DISSERTATIVO
WELTON DE OLIVEIRA SOUZA - RA – 1754547
POLO 
BREVES/PA
Consequência da violência nas escolas
A sala de aula, um lugar que era pra ser um ambiente de estudos e aprendizagem, em muitas escolas se compara a uma batalha entre professores e alunos, esse é o retrato de muitas escolas publicas brasileira onde a violência faz parte do cotidiano do professor. 
Nesse sentido nos deparamos com muitas escolas, com uma realidade totalmente diferente, com um contexto de violência que muito educadores se encontram amedrontados, ameaçados, desrespeitados e humilhados. Muitos alunos indisciplinados, com mau comportamento dentro e fora da sala de aula, foram aprovados simplesmente para mudar de escola e sem estarem preparados para enfrentar os novos conhecimentos, alguns nem sabem lê e escrever direito, mas acabam sendo aprovados pelo fato da escola não conseguir ensinar e dar uma educação que é seu dever e acaba “se livrando” desses alunos sem nenhuma preocupação com seu aprendizado. 
Por mais que as leis do nosso país protejam o professor no papel, na sala de aula o papel se inverte. Famílias e escolas perderam o controle e espaço na formação de indivíduos que se tornam cada vez mais donos de seus próprios narizes. Por causa disso, mostram um comportamento agressivo verbalmente e, muitas vezes, fisicamente. Praticam furtos, destruição de móveis em sala de aula etc. Ignorar esses fatos e trabalhar em um ambiente ameaçador torna um educador frustrado e muitas das vezes amedrontado para fazer seu trabalho. 
 O professor, que se sente acuado por não contar com os estatutos que os protejam e pela falta de profissionais de apoio, o que dificulta seu trabalho, acaba, em certos casos, temoroso e receoso, e isso vai causando em sua vida rotineira um desgaste que vai afetar sua vida pessoal e profissional, culminando num problema para sua vida e, na sala de aula, para a escola. Alguns parecem ter medo do falar sobre os casos de violência que sofrem por medo de perder seus empregos quando não são concursados. 
A legislação precisa ser cumprida para que o professor se sinta mais seguro e pronto para enfrentar cada tipo de situação em sala de aula. Não pôr em prática um regime mais rígido, mas preparar e capacitar pessoas para esse tipo de situação.

Outros materiais