Buscar

Caso clinico - semiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Clínico 1
1)Paciente 60 anos, chegou ao consultório odontológico relatando que gostaria de trocar suas próteses, pois fazia uso há 15 anos. O profissional realizou o exame físico intrabucal, observando que a mucosa de rebordo alveolar inferior, apresentava placas brancas descontínuas, brancas, rugosas, assintomáticas que não cediam á raspagem. Pergunta-se:
A) Formule duas hipóteses de diagnóstico e justifique.
R: As possíveis hipóteses são a leucoplasia heterogênea por apresentar várias placas brancas de contornos irregulares, localizada na mucosa alveolar inferior (corresponde a metade dos casos de leucoplasia), não cedeu à raspagem, estava assintomática e eram rugosas. Outra hipótese é a hiperqueratose, uma condição associada à trauma, nesse caso a prótese total de 15 anos, se manifesta em placas de cor esbranquiçada, é assintomática, está localizada no rebordo alveolar inferior, não cede a raspagem e se tirar o trauma a lesão regride. 
B) Quais condutas clínicas devem ser realizadas?
R: Como o C.D. já realizou os exames de inspeção, palpação e raspagem, a próxima conduta é que o mesmo deve pedir que o paciente suspenda o uso da prótese por uns 15 dias e verificar se houve regressão da lesão, caso não houver regressão realizar uma biópsia e verificar o se há malignidade, pois a leucoplasia é potencialmente maligna. 
Caso Clinico 2
1)Paciente, 40 anos, compareceu ao consultório odontológico para tratamento de rotina . A sequência clínica mostra uns dos tratamentos propostos . Justifique a razão deste planejamento clínico.
R: A justificativa desse planejamento clínico é a reabilitação protética do paciente ou por motivos de trauma recorrente na mucosa de revestimento. 
2) Indique e descreva a técnica anestésica para a cirurgia proposta.
R: A técnica adequada para esse caso seria anestesia de bloqueio dos nervos nasopalatinos e palatinos maiores. O bloqueio do nasopalatino consiste em agulha curta, punção na papila, penetração no canal incisivo (12-15mm), aspirar e injetar lentamente. O bloqueio do nervo palatino maior consiste em usar agulha curta, realizar punção no forame palatino maior – raiz do 3º M, penetrar no forame 10-12mm da agulha, aspirar e injetar lentamente. 
3) Descreva o planejamento específico da cirurgia.
4) Sendo o paciente alérgico a dipirona, indique a prescrição pós-operatória.
R: analgésico de ação periférica para conter a dor da cirurgia como o parecetamol 750 mg num intervalo de 6h/ 6h. Um antibiótico amoxicilina 500 mg em intervalo de 8 em 8h por 7 dias, utilizado com finalidade preventiva, em razão do trauma cirúrgico (remoção de tecido), uma vez que não havia infecção instalada e um colutório bucal.

Outros materiais