Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
ATIVIDADE DO AVA SISTEMA IMUNE UNIDADE3 E 4

Pré-visualização | Página 1 de 2

SISTEMA IMUNE UNIDADE 3 E 4
UM 3 SEÇÃO 1
-1 A imunização passiva natural é transferível e temporária pois o organismo recebe anticorpos prontos. Neste processo, o sistema imune não é estimulado por não entrar em contato com o antígeno e, consequentemente, não desenvolve a memória imunológica. Desse modo, a pessoa só estará imunizada enquanto houver aqueles anticorpos recebidos presentes no sange.
 Este tipo de imunização produz uma resposta rápida e eficiente, porém temporária, pois os anticorpos permanecem no organismo apenas por algumas semanas. São exemplos de imunização passiva natural:
b. Via transplacentária e aleitamento materno. Correto
-2 O sistema imune apresenta três linhas de defesa, sendo a primeira e a segunda pertencentes à imunidade inata e a terceira à imunidade adquirida. Com base em seus conhecimentos sobre a ativação da função da plaqueta, assinale a alternativa correta:
b. A partir do contato com o antígeno. Correto
-3 Para que aconteça a resposta imune adquirida humoral, primeiramente deve acontecer a:
Escolha uma:
d. Fase do reconhecimento e apresentação do antígeno. Correto 
- 1 Assinale a alternativa correta na definição do local em que ocorre a resposta imune adquirida do tipo humoral:
e. Ambiente extracelular Correto
-2 Os anticorpos são moléculas que atuam na defesa do organismo e também recebem o nome de:
b. Imunoglobulinas Correto
-3 Assinale a alternativa correta na definição do local em que ocorre a resposta imune adquirida do tipo celular. 
b. Ambiente intracelular Correto
--UNID 3 SEÇÃO 2
- 1 Observe a imagem a seguir que mostra um corte histológico de uma patologia com processo inflamatório crônico.
Com base em seu conhecimento sobre as características da inflamação crônica, assinale a alternativa correta:
c. Dor leve, formação de fibrose e duração de semanas a anos. 
-2 Existem substâncias endógenas e exógenas que são liberadas durante o processo de inflamação e são responsáveis por desencadear, amplificar e controlar a reação inflamatória e a resposta imune.
Sobre o processo de inflamação, é correto afirmar que a estas substâncias denominam-se
e. mediadores químicos. Correto
- 3 Ao final da resposta imune adquirida, formam-se os linfócitos B e T de memória. Assinale a alternativa que define corretamente a principal função destas células.
a. Marcam os antígenos e atuam quando há um segundo contato tornando a resposta mais potente e mais rápida. Correto
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 Qual a função dos linfócitos T citotóxicos?
e. Secretar proteínas perforina e granzima. Correto
-2 Qual a função dos linfócitos T auxiliares?
e. Reconhecer os antígenos fagocitados e produzir citocinas. Correto
-3 Assinale a alternativa correta na definição do local em que ocorre a resposta imune adquirida do tipo celular.
d. Ambiente intracelular Correto
UNI 3 SEÇÃO 3
- 1 Uma mulher 38 anos foi ao Pronto Socorro queixando-se de mal-estar, taquicardia, falta de ar e presença de manchas vermelhas pelo corpo. Após realizado alguns exames, o médico diagnosticou crise alérgica.Com base em seu conhecimento sobre mediadores químicos da inflamação, assinale a resposta que está correta na definição da principal substância que está envolvida nas crises alérgicas.
R: Histamina.
 - 2 A hipersensibilidade do tipo III, também conhecida como hipersensibilidade imune complexa, se manifesta de três a dez horas após a exposição ao antígeno.
Assinale a alternativa correta na definição dos seus principais mediadores:
R: e. Complexos Ag-Ac IgG, sistema complemento e neutrófilos. Correto
 - 3 Quando a histamina é liberada em excesso no organismo podem ocorrer alguns efeitos indesejáveis, como taquicardia, redução do calibre dos brônquios, aumento da secreção do ácido clorídrico no estômago e aumento de manchas vermelhas pelo corpo. Com base em seus estudos sobre os mediadores químicos, o excesso da histamina está relacionado:
R: c. Principalmente aos processos alérgicos. Correto
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 O que são mediadores químicos?R:
b. Substâncias químicas liberadas na inflamação Correto
- 2 Quais são as classes de anti-inflamatórios?
R:b. Esteroides e não esteroides. Correto
- 3 Quais são as principais citocinas da inflamação?
R:c. Interleucinas e TNF Correto
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------UM 3 SEÇÃO 4
- 1 “Reparo refere-se à restauração da arquitetura tecidual e da função após uma lesão onde ocorrerá substituição de células e tecidos alterados por um tecido neoformado derivado do parênquima ou estroma do local injuriado” (VIEIRA et al., 2010).
Com base em seus estudos sobre reparo tecidual, assinale a alternativa que apresenta o principal tipo celular que está envolvido na fase de remodelamento da cicatrização.R:
a. Fibroblástos. Correto
- 2 A imunização passiva ocorre quando o organismo recebe os anticorpos prontos, não há contato com o antígeno e não é desenvolvida memória imunológica.
Assinale a alternativa que apresenta exemplos de situações em que o indivíduo recebe a imunização passiva natural.R:
b. Transplacentária e amamentação através do leite materno. Correto
- 3 Quando ocorre uma lesão em um determinado órgão ou em tecidos do organismo, pode ocorrer a regeneração ou a cicatrização do tecido.
Com base em seus estudos sobre reparo tecidual, assinale a alternativa que está correta na definição do processo de regeneração tecidual. R:
a. O tecido danificado é substituído pelo mesmo tecido de origem. Correto
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 Quais os dois tipos principais de imunização existentes?
R: d. Passiva e ativa Correto
- 2 O que significa indivíduos soronegativos? R;
d. São indivíduos sem anticorpos contra determinado antígeno. Correto
 - 3 Como se desenvolve a imunização ativa? R.
b. A partir do contato com o antígeno e desenvolve memória imunológica. Correto
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 Segundo Peter J. (2013), a propriedade de memória é a capacidade de a resposta imune adquirida guardar a memória do antígeno para casos de novo contato futuro. Assim, a resposta acontecerá de forma mais rápida e mais intensa.
Com base em seus estudos sobre as respostas imunes, responda: que célula é responsável por este mecanismo de memória? R:
e. Linfócitos T e B. Correto
- 2 Segundo Peter J. (2013), quando acontece a invasão de micro-organismos nas células do organismo, os linfócitos T citotóxicos vão até o local da infecção e reconhecem as células infectadas, secretando proteínas que têm a função de destruir estas células eliminando, assim, os antígenos.
Com base em seu conhecimento sobre as respostas imunes, assinale a alternativa que indica quais são essas proteínas.R:
Perforina e granzima. Correto
- 3 Os mediadores químicos são substâncias endógenas e exógenas que são liberadas durante o processo de inflamação. São responsáveis por desencadear, amplificar e controlar a reação inflamatória e a resposta imune.
As aminas vasoativas, a serotonina e a histamina provocam na resposta imune:R;
Vasodilatação. Correto
- 4 De acordo com Peter J. (2013), a resposta imune adquirida apresenta a fase humoral em que as células apresentadoras de antígenos (APCs) capturam os antígenos e em seguida os leva até os linfonodos para apresentá-los aos linfócitos T. A partir daí inicia-se a resposta imune adquirida celular.
Qual é o local em que ocorre a resposta imune adquirida humoral?R:
No ambiente extracelular. Correto
- 5 A imunização ativa se adquire a partir do contato com o antígeno e desenvolve memória imunológica, enquanto a imunização passiva ocorre quando o organismo recebe os anticorpos prontos, não há
Página12