Buscar

AVALIAÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS II (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Gestão de Projetos Escolares (17806) 
Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:446493) ( peso.:1,50)
Prova Objetiva: 1127388
Acadêmico: 
1. Um projeto tem muita pesquisa, participação dos alunos e construção do conhecimento. Essa concepção de ensino costuma levar os alunos a perguntarem cada vez mais e a transcenderem o conteúdo. Eles se tornam pessoas mais críticas e observadoras, pois analisam, discutem, opinam e investigam formas para resolver os problemas de seu contexto. Quanto às contribuições da pedagogia de projetos, analise as afirmativas a seguir:
I- A comunicação interpessoal leva a discussão entre sua opinião e a dos outros.
II- Na formulação e resolução de problemas é realizado o diagnóstico de situações e o desenvolvimento de estratégias para as análises e a avaliação.
III- Auxilia na síntese de ideias, experiências e informações das diversas áreas do conhecimento.
IV- A autodireção favorece as iniciativas de pesquisa, sejam elas num percurso individual ou coletivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) Somente a afirmativa IV está correta.
c) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.
2. As teorias de aprendizagem podem estabelecer relações com a pedagogia de projetos, pois a aprendizagem pode ser vista como um processo que está sempre em construção, portanto é inacabado e se transforma a cada dia. Sobre a teoria de aprendizagem de Ausubel, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(v) A aprendizagem é um processo em que a nova informação interage com a estrutura cognitiva do indivíduo.
(v) O termo estrutura cognitiva representa uma estrutura hierárquica de conceitos e esses possuem um aspecto estático. 
(f) O desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação com os outros indivíduos e com o meio social em que vive. 
(v) É sempre preciso considerar o conhecimento prévio que o indivíduo possui como ponto de partida para um novo conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V – V.
3. O conhecimento significativo proposto pela pedagogia de projetos está relacionado aos princípios das teorias de aprendizagem propostas por Piaget, Ausubel, Vygostky e Wallon. De acordo com a teoria de Wallon, quais as relações estabelecidas com a Pedagogia de Projetos?
a) A aprendizagem é um processo em que a nova informação interage com a estrutura cognitiva do indivíduo, por isso é sempre preciso considerar o conhecimento prévio que o indivíduo possui como ponto de partida para um novo conhecimento.
b) Há esquemas que englobam conceitos e ocorrem de maneira dinâmica e o processo de aprendizagem é explicado por estágios de desenvolvimento. As crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento.
c) A afetividade é muito importante para o processo de aprendizagem. Ele defende que a vida psíquica é formada por três dimensões, motora, afetiva e cognitiva, que atuam de forma integrada. O processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito, quanto do ambiente.
d) O desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação com os outros indivíduos e com o meio social em que vive. Para ele, a aprendizagem só ocorre quando há troca de experiências e conhecimentos.
4. Para compreender a organização do sistema educacional brasileiro, é necessário conhecer os diferentes níveis de planejamentos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( f ) O plano de curso se reduz à dimensão pedagógica, ao conjunto de projetos e planos isolados de cada professor em sala de aula.
( v ) O planejamento do sistema de educação é o de maior abrangência e corresponde ao planejamento em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.
( f ) O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento de trabalho, amplo, genérico, sintético, que serve de marco de referência às operações de ensino-aprendizagem que se desencadearão durante o curso.
( v ) O planejamento curricular é a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pela escola, incorporadas nos diversos componentes curriculares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - V.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - V.
5. O planejamento, a partir da pedagogia de projetos, pode ser diário ou semanal e deve contemplar os conceitos básicos para a faixa etária e ano escolar, contemplando sempre a atualidade e a complexidade do tema de estudo. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Com os projetos escolares, pretende-se estabelecer as formas de pensamento atual como problema antropológico e histórico. 
PORQUE
II- Ajuda a compreender melhor a complexidade do mundo em que vivemos, planejar estratégias para abordar e pesquisar problemas que vão além da compartimentalização disciplinar.
Assinale a alternativa CORRETA: 
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
6. Na pedagogia dos projetos, o problema ou a temática a ser investigada pode ser sugerida pelos alunos ou pelo professor. O importante é que a definição possa se pautar por dois critérios básicos: grau de relevância do problema (em termos de potencial de aprendizagem e desenvolvimento) e o nível de significação para os alunos. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Todo projeto nasce das perguntas, ou seja, das dúvidas que o grupo apresenta. Os questionamentos geram a metodologia que conduzirá todo trabalho. 
PORQUE
II- Só é possível responder às questões a partir da pesquisa e do trabalho coletivo. Assim vai se construindo o fio condutor do trabalho, sem um método rígido, com aulas prontas e pensadas somente pelo professor.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
7. O projeto de ensino do professor deve corresponder ao projeto de aprendizagem do aluno e ao projeto de ensino-aprendizagem proposto pela escola. Existem algumas formas de classificar os projetos e a maneira de conduzir cada um. Quanto aos projetos interdisciplinares, analise as sentenças a seguir:
I- São desenvolvidos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e são elaborados a partir dos conteúdos de uma determinada disciplina. O professor é que conduz esse tipo de projeto.
II- São desenvolvidos, exclusivamente, no contexto escolar e objetivam a aprendizagem de conceitos das diferentes disciplinas curriculares. 
III- Nestes projetos busca-se também desenvolver competências e habilidades, além de permitir que professores e alunos expressem suas vivências diárias e seu conhecimento.
IV- Promovem uma introdução de modificações na estrutura ou na operação do sistema ou organização, afetando positivamente seu desempenho em função de problemas que resolve.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa II e III está corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.
8. A aprendizagem ocorre quando buscamos respostas para as nossas dúvidas, quando somos afetados pelas pessoas que nos cercam e quando estamos envolvidos nos movimentos que estão ao nosso redor. Todas as nossas vivências promovem aprendizagem. Quanto à aprendizagem,analise as afirmativas a seguir:
I- É um processo complexo e depende da maneira como cada pessoa se organiza, aprende e interioriza as informações.
II- Sistemas autônomos de significações que denotam normas, costumes, crenças, saberes característicos de grupos sociais em tempos e espaços definidos. 
III- Pode ser definida como o ato de aprender ou adquirir conhecimento por meio de uma experiência, de um processo ou método. 
IV- Ocorre pela aquisição de informações, conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que acontecem a partir do ensino ou das experiências vivenciadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa IV está corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.
9. A formação das redes de conhecimento vai se formando a partir da necessidade de pesquisar para desvelar as curiosidades do grupo e buscar uma compreensão significativa acerca do tema. Como podemos definir uma rede de conhecimento?
a) A rede está diretamente ligada à ideia de cadeia, de encadeamento lógico, de ordenação necessária, de linearidade na construção do conhecimento.
b) A rede significa educação em valores, com a busca pelas soluções para os problemas sociais, científicos e culturais das pessoas.
c) Ao sugerir atividades, professor e aluno constroem a rede de conceitos e linguagens, desenvolvendo habilidades acima das competências.
d) É compreender e aprender significados. É ver os objetos com relação uns com os outros, percebendo que os significados formam feixes de relações.
10. A criança não aprende somente repetindo os comandos do professor ou lendo e escrevendo, mas por meio das múltiplas linguagens inerentes ao processo de apropriação do conhecimento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(v) A linguagem gráfica remonta o valor social que a escrita assumiu para a humanidade e sua história.
(f) A linguagem matemática ocorre através dos jogos simbólicos, onde a criança expressa a capacidade, impulsionada pela imitação de representar e de imaginar.
(f) A linguagem simbólica é a capacidade humana de raciocinar logicamente, é uma das mais utilizadas e praticadas culturalmente na escola e no contexto social.
(v) A linguagem oral é a maneira de interagir com as pessoas, dando sentido ao que vivem, veem e aprendem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
a) F - F - V - F.
b) V - F - F - V.
c) F - V - F - V.
d) V - V - V - V.

Outros materiais