Buscar

Avaliação I Gestão de Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	São muitas as atividades que envolvem a área de Gestão de Pessoas. Tal área é composta pelos seguintes processos: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração. Sobre a atividade de provisão, analise as sentenças a seguir:
I- Esta atividade visa treinar e desenvolver tanto os colaboradores quanto a própria organização. 
II- É responsável pelo controle de todas as atividades do sistema de gestão de pessoas.
III- Tem o objetivo de definir quem trabalha na organização, ocupa-se com o planejamento, o recrutamento e a seleção de pessoas. 
IV- O foco é o de munir a organização de pessoas talentosas com habilidades necessárias para atender à demanda de trabalho exigida.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Para as organizações atingirem seus objetivos, é fundamental que as pessoas sejam escolhidas por suas competências. Essas competências devem ser cuidadosamente analisadas pelos profissionais de Recursos Humanos para que as pessoas atendam de forma eficiente às necessidades das organizações. Por isso, na moderna gestão de pessoas, como as pessoas nas organizações devem ser consideradas?
	 a)
	A fonte de investimento monetário das organizações.
	 b)
	O capital intelectual mais precioso das organizações.
	 c)
	Um elemento a ser substituído facilmente.
	 d)
	A fonte de força física, para manuseio de maquinário pesado.
	3.
	A moderna gestão de pessoas define que uma das características do gestor é saber lidar com as pessoas. Neste sentido, a evolução da área de recursos humanos passou a apresentar condições para aplicar algumas atividades voltadas às pessoas da organização. Com relação às atividades da gestão de pessoas, analise as seguintes afirmativas:
I- Na atividade de agregar pessoas diante do perfil do cargo ou função, é importante que o gestor faça o recrutamento e a seleção de pessoas.
II- Na atividade de desenvolver pessoas, é papel do gestor definir os benefícios que elas terão durante a sua vida profissional na organização.
III- Na atividade de aplicar as pessoas na organização, faz-se necessário obter uma avaliação de desempenho e fazer um feedback positivo ou negativo sobre elas.
IV- Na atividade de manter as pessoas nas organizações, é fundamental que aumente o salário a cada três meses, indiferente se a avaliação de desempenho for positiva ou negativa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	Quando é realizado um processo seletivo, é importante saber que a vaga deve ser preenchida no momento certo, para que a demanda existente na área em que o candidato foi solicitado seja atendida. Sobre recrutamento e seleção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A prática do planejamento de pessoal pela organização é um fator primordial para que a seleção seja efetuada no tempo certo. 
(    ) Os profissionais de recursos humanos devem reunir a maior quantidade de requisitos possíveis para a avaliação do candidato durante a seleção de pessoal.
(    ) As mudanças organizacionais são um dos motivos pelos quais as organizações realizam processos de recrutamento e seleção de pessoas.
(    ) O mercado de Recursos Humanos sempre dispõe de candidatos com o conhecimento adequado para atender às exigências dos cargos disponíveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	As organizações estão em constante busca de profissionais com habilidades e competências que correspondem às funções e às atividades solicitadas por seu departamento de gestão de pessoas. Para que isso de fato aconteça, é importante estabelecer informações específicas relacionadas ao conteúdo dos cargos. Estas informações estruturarão os requisitos imprescindíveis para a vaga em questão. Sobre o que o gestor de recursos humanos levará em consideração no momento do recrutamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Grau de instrução para que o indivíduo possa executar as atividades previstas pelo cargo. 
(    ) A experiência do candidato deve ser levada em consideração no momento do desenho do cargo. Caso não seja necessária nenhuma experiência, descrever esta informação no desenho do cargo. 
(    ) Resumo das tarefas que o funcionário desenvolverá na organização, chamado de atribuições principais.
(    ) Informações do departamento devem ser estabelecidas neste desenho de cargo, tais como quantidade de acidentes de trabalho, incidências de conflitos, turn over, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	A gestão de pessoas é uma área de constantes mudanças e transformações. Uma das mudanças mais recentes é a abordagem por meio das competências que estão relacionadas com os conhecimentos e habilidades das pessoas envolvidas. Nesse contexto, a cultura organizacional é um fator preponderante para o sucesso organizacional. Com relação às mudanças das pessoas e da cultura organizacional, analise as afirmativas a seguir:
I- Anteriormente, o controle era, preponderantemente, exercido por meio de regras e hierarquia; atualmente, leva-se em conta a visão e os valores organizacionais.
II- O fenômeno da globalização influencia, cada vez mais, na cultura organizacional, já que há uma maior influência do mercado internacional.
III- Nos dias atuais, esconder dos colaboradores informações relevantes é fundamental para diminuir a competitividade no mercado.
IV- Antigamente, as organizações se orientavam, principalmente, pelos processos; atualmente, elas se orientam, principalmente, pelos resultados. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	7.
	Com os desafios apresentados diariamente por um mundo globalizado, cada vez mais, as organizações adotam modelos estratégicos na gestão de pessoas que possam auxiliar os gestores a lidar com os desafios relacionados aos processos existentes nas organizações. Sobre a estruturação de um modelo de gestão de pessoas adequado para uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Alinhar os interesses da organização e colaboradores para que, juntos, alcancem os resultados almejados.
	 b)
	Visar à sobrevivência da organização, visto que o modelo de gestão não interfere diretamente no desempenho e satisfação dos colaboradores.
	 c)
	Utilizar um modelo de gestão padronizado pelo mercado de trabalho, assim, o sucesso da organização é garantido.
	 d)
	Definir claramente as atividades para cumprimento de leis trabalhistas e medidas de controle disciplinares.
	8.
	A gestão de pessoas exerce um cargo de grande importância nas organizações, quando bem estruturada e integrada com os princípios e os valores da organização. Ela é responsável pela gestão de todos os colaboradores da empresa e, para que seja eficaz, necessita de um modelo bem ajustado e integrado com a organização. Diante disto, assinale a alternativa CORRETA no que se refere ao modelo de gestão de pessoas ideal para as organizações:
	 a)
	O modelo de gestão de pessoas ideal é aquele que faz com que os funcionários caminhem, exclusivamente, em direção às metas estabelecidas pela organização.
	 b)
	O modelo ideal é aquele que prioriza atender aos interesses do gestor ou dono da organização, e os funcionários devem desempenhar suas funções se preocupando em atingir as metas da organização.
	 c)
	O modelo ideal é aquele que busca atender os interesses da organizaçãoe de seus colaboradores, a fim de que ambos alcancem os resultados esperados.
	 d)
	O modelo ideal é aquele que alinha os objetivos da empresa e de seus funcionários, mas o mais importante é atender as metas da organização, não importando se as dos funcionários serão atendidas nas mesmas proporções.
	9.
	A gestão de pessoas é composta por alguns processos que formam em conjunto um sistema de gestão de pessoas nas organizações. Relacionado às políticas para a gestão de pessoas, um exemplo a ser citado é a política para o planejamento de pessoal, que determina alguns critérios para recrutamento e seleção de pessoal. Dessa forma, entre outras políticas, temos a política de aplicação. Essa política se refere a qual decisão?
	 a)
	De uma preparação das pessoas, através de treinamentos para o seu desenvolvimento e preparação para atuar em determinado cargo ou executar tarefa específica.
	 b)
	De alguns critérios para a contratação direta e indireta, diante de um recrutamento interno, externo ou misto nas organizações.
	 c)
	De requisitos básicos diante da força de trabalho, através de análise de cargos, atribuições de tarefas e avaliações de desempenho.
	 d)
	De cargos e valores de salários em uma avaliação acordada com o mercado de trabalho, além dos critérios que envolvem benefícios.
	10.
	Um dos desafios da gestão de pessoas é manter o colaborador constantemente motivado. Essa motivação se refere à preparação das pessoas, sobretudo, por meio do processo de desenvolvimento, para que elas possam estar sempre atualizadas. Com relação à motivação das pessoas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A motivação das pessoas no ambiente de trabalho não interfere no clima organizacional.
	 b)
	As pessoas desmotivadas tendem a ter um maior rendimento nas funções desempenhadas durante suas atividades.
	 c)
	As pessoas motivadas e treinadas tendem a obter um maior desempenho nas suas atividades, alcançando seus objetivos.
	 d)
	As pessoas treinadas e motivadas tendem a ter mais dificuldade em se integrarem com as outras pessoas.

Outros materiais