A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
UNIDADE III - AVALIAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 2

AVALIAÇÃO: NOTA 8/10
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 ponto
Em uma palestra para alunos de Biomedicina na faculdade na qual estudou, a biomédica Karla relata: 
“Eu decidi já no fim do Curso de Biomedicina fazer especialização nesta área. Tinha dúvida entre outras 2 áreas de habilitação: Hematologia e Perfusão. Tive a oportunidade de estagiar durante alguns meses no laboratório de Hematologia, apesar de gostar da experiência, decidi partir para outra área. Até que vi um anúncio sobre uma especialização sobre esta temática que iria abrir aqui na cidade. Curiosamente, fiz pesquisas na internet, me apaixonei pelos benefícios das técnicas da medicina tradicional chinesa, bem como analisei o custo de investimento para esta especialização. Hoje, trabalho em um consultório, auxilio em tratamentos convencionais de saúde e realizo diagnóstico energético. ” 
 
De acordo com o relato acima, qual área de atuação da Biomédica Karla? 
1. 
Estética. 
2. 
Genética. 
3. 
Acupuntura. 
4. 
Psicobiologia. 
5. 
Anatomia Patológica. 
Q.1 - COMENTÁRIO DA RESPOSTA: Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa. Seu princípio é a liberação do fluxo de energia vital, conhecido como Qi, através da aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo. Características descritas por Karla ao falar da medicina tradicional chinesa e diagnóstico energético.Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
As áreas de atuação do biomédico no mercado de trabalho são diversas e podem ser separadas nos grupos: Análises, Operação/manuseio de equipamentos e sistemas biomédicos, Tratamento e Ações em programas de promoção, manutenção, prevenção e proteção da saúde. Utilizando seus conhecimentos sobre áreas de atuação do biomédico no mercado de trabalho e seus respectivos grupos, correlacione a segunda coluna (área de atuação) com a primeira coluna (nome do grupo): 
6. Análises. 
7. Operação/manuseio de equipamentos e sistemas biomédicos. 
8. Tratamento.
9. Ações em programas de promoção, manutenção, prevenção e proteção da saúde. 
(2  ) Imaginologia. 
( 4 ) Auditoria. 
( 1) Toxicologia. 
( 3 ) Estética. 
A sequência correta, de cima para baixo, é: 
10. 
4, 2, 1, 3. 
11. 
4, 1, 2, 3. 
 
12. 
3, 2, 1, 4. 
13. 
3, 4, 1, 2. 
14. 
2, 4, 1, 3. 
Q.2 - COMENTÁRIO DA RESPOSTA: 
Grupo de Tratamento: Biomedicina estética: desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções dermatofisiológicas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo. 
Grupo de Análises: Toxicologia: analisa os efeitos das diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiente.
Grupo de operação/manuseio de equipamentos: Imaginologia: são métodos que usam imagem como meio de diagnóstico, podendo Operar/manusear equipamentos e sistemas biomédicos. 
Grupo de ação em programas de promoção, manutenção, prevenção e proteção à saúde: O auditor biomédico é o responsável por controlar e avaliar os procedimentos nos sistemas de saúde do estabelecimento em que trabalha, sendo o responsável pela implantação e manutenção dos processos de melhoria de gestão de acordo com o sistema de gestão da qualidade adotado pelo estabelecimento.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
Em relação aos requisitos para atuar em uma área de competência biomédica, julgue os itens a seguir e coloque V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( f ) Constitui infração leve a atuação do profissional da saúde em um setor do mercado de trabalho que não tenha a habilitação necessária, havendo risco de cassação de registro. 
( f ) Para atuar em uma determinada área, o biomédico precisa estar habilitado e comprovar em currículo e ter realizado estágio supervisionado em instituições reconhecidas pelo Conselho Federal de Educação (CFE) ou conveniados às Universidades.  
( v ) O profissional biomédico pode ser responsável técnico e até proprietário de empresas, porém deve estar adequadamente habilitado de acordo com o ramo do estabelecimento. 
Assinale a alternativa que contém a sequência correta: 
 
1. 
F, F, V  
2. 
V, F, V  
3. 
F, F, F 
4. 
c) V, V, V  
5. 
F, V, V  CORRETA
Q.3 - COMENTÁRIO DA RESPOSTA: A alternativa I está falsa porque Constitui infração gravíssima a atuação do profissional da saúde em um setor do mercado de trabalho que não tenha a habilitação necessária, havendo risco de cassação de registro. 
A alternativa II está falsa porque para adquirir habilitação em determinada área, o biomédico terá que realizar estágio supervisionado de no mínimo 500 horas, realizado em instituições reconhecidas pelos órgãos competentes do Ministério da Educação (MEC), ou em instituições conveniadas com as Universidades também reconhecidas pelo MEC. Alternativa III correta.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
“Conceição é uma jovem que sempre teve vontade de ter um negócio próprio e autonomia para trabalhar. Ela cursou Biomedicina, e durante o curso teve a oportunidade de estagiar nessa área na clínica de terceiros. Ela resolveu fazer uma pós-graduação na área, pediu um empréstimo e abriu seu próprio negócio. Hoje, ela realiza procedimentos invasivos não-cirúrgicos, e é habilitada para identificar possíveis disfunções dermato-fisiológicas em seus pacientes. ” 
De acordo com a situação acima, qual área de atuação da Biomédica Conceição? 
6. 
Estética. 
7. 
Saúde pública. 
8. 
Patologia Clínica. 
9. 
Fisiologia. 
10. 
Dermatologia. 
Q.4 - COMENTÁRIO DA RESPOSTA: Biomedicina estética: desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções dermatofisiológicas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo. 
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) foi instituído pela Lei 6.684, de 3 de setembro de 1979, que regulamenta a profissão do Biomédico. De acordo com as regulamentações do CFBM, leia os itens I a IV, que se referem às maneiras para incluir ou adquirir as habilitações na área de interesse: 
1. Curso de especialização, mestrado, doutorado em uma das habilitações, respeitando as normas do Ministério da Educação (MEC). 
2. Aprovação no exame de Título de Especialista da Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM). 
3.  Estágio supervisionado com duração de no mínimo 300 horas, realizado em qualquer instituição sem necessidade de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). 
4.  Certificado de Residência Multiprofissional ofertado por instituições de Ensino Superior ou entidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).  
Estão corretos: 
5. 
c) Apenas 3 (três) dos itens acima. 
6. 
e) Nenhum dos itens descritos. 
7. 
b) Apenas 1 (um) dos itens acima.  
8. 
Apenas 2 (dois) dos itens acima. 
9. 
d) Todos os itens descritos. 
Q.5 - COMENTÁRIO DA RESPOSTA: A alternativa III está falsa porque para adquirir habilitação em determinada área, o biomédico terá que realizar estágio supervisionado de no mínimo 500 horas, realizado em instituições reconhecidas pelos órgãos competentes do Ministério da Educação (MEC), ou em instituições conveniadas com as Universidades também reconhecidas pelo MEC.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
O biomédico é o profissional que possui capacidade técnica e gerencial para desempenhar atividades que dão suporte ao diagnóstico, gerenciar, coordenar, avaliar e controlar a execução dessas atividades, além de atuar em pesquisas e lecionar. Dentro deste contexto, relacione a primeira coluna (nome da área de atuação) com a segunda coluna (atividades desenvolvidas pelo biomédico): 
a- Docência 
b- Pesquisa 
c-Auditoria
I. Atuar na administração dos serviços de saúde, estatística aplicada à saúde, gestão de convênios e no gerenciamento de custos. 
II. Preparar acadêmicos de diversas áreas da saúde para o exercício da carreira escolhida. 
III. Desenvolver