Buscar

Composição e projeto gráfico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O elemento cor na produção visual e gráfica
 A definição de cor não é algo muito fácil, pois está diretamente ligada à percepção individual, sendo assim, os pesquisadores procuram defini-la de acordo com suas convicções literárias, esotéricas ou academicas. 
De acordo com os critérios fundamentais da comunicação social, podemos afirmar que a cor é uma informação recebida pelos seres vivos através de seus aparelhos visuais, e quanto maior a complexidade desses aparelhos, maior será a capacidade de abstraírem essas cores.
As preferências e suas razões
Em relação ao sexo: atualmente as pessoas usam rosa para o feminino e azul para o masculino. As preferências quanto às cores se alteram de acordo com o sexo das pessoas, mas não exatamente dessa maneira. Na realidade, as matizes azuis são cores femininas, enquanto rosa é uma cor que agrada aos homens. Consciente ou inconscientemente, usamos habitualmente cores para agradar ao sexo oposto. 
Em relação à idade: as experiências das pessoas influênciam suas relações com as cores, e a cada faixa etária, essa experiência acumulada cria algumas tendências. Pessoas de idade mais avançadas, tendem a preferir tons frios, de base azul. Da mesma maneira, jovens tendem a preferir tons quentes, pois vibram mais, provocando assim, reações mais rápidas no cérebro, além de se destacarem mais, causando assim mais detaque e ocultando suas próprias inseguranças. Já as crianças, São influênciadas por cores mais vivas e o contraste é bastante interessante nessa fase. O fato de enxergarem o vermelho primeiro torna as cores com essa base muito entusiasmantes para as crianças – e esse reflexo nos acompanha por toda a vida.
Em relação à cultura: tradições milenares e religiosas influenciam até hoje o gosto por determinadas cores, por exemplo, no o branco no Ocidente lembra a pureza, já no Japão é uma cor associada à morte. Cabe ao designer conhecer o significado das cores em uma determinada comunidade fazendo assim as escolhas que levarão ao efeito desejado. 
Em relação ao clima: locais de climas frios, nublados na maior parte do tempo, levam seus habitantes a preferirem cores escuras, por reterem mais calor. Em países de clima tropical, o branco geralmente é uma cor de maior preferencia, por refletir o calor e proporcionar maior frescor quando usado. 
Em relação ao gosto pessoal: é inesplicável por provir de experiências particulares com as cores. Dever ser levado em considerão, mas é praticamente impossível de se equacionar.
Funções da cor
As cores além de proporcionar sensações, também podem codificar informações graças à seu contraste. O uso das cores permite que alguns codígos universais sejam criados, por exemplo, as cores dos semáforos.
Como vemos a cor
A cor é composta por ondas eletromagnéticas transmitidas pelo espaço que, captadas pelos olhos e transmitida pelos nervos ópticos, causam certas impressões no cérebro, provocando sensações e reações diversas. Só as enxergamos quando existe a presença de luz no ambiente. 
Síntese aditiva
Isaac Newton foi o responsável pelo desenvolvimento da teoria das cores, ele verificou que a luz branca, quando incidida sobre um prisma, se divide em aproximadamente trinta cores, sendo predominante o vermelho, o verde e o azul-violeta. Isso gerou uma escala muito conhecida pelos produtores gráficos, o RGB.
Síntese subtrativa
Essa síntese funciona de maneira oposta, uma vez que a as cores são percebidas por radiações eletromagnéticas refletidas por corpos que absorvem determinados comprimentos de ondas. Nesse sentido, um objeto branco não absorve nenhum comprimento de onda e reflete todo o espectro visível, ao passo que um objeto preto absorve toda a luz e não reflete nada. Quando se somam cores substrativas, o resultado é reduzir a cor refletida por aquela superfície. Na teoria, se juntarmos as cores substrativas, magenta, ciano e amarelo, obteríamos o preto. Isso não acontece porque não existem pigmentos suficiente puros, e então, obtemos o cinza escuro. Por isso, em produção gráfica utiliza-se o preto como quarta cor. Essas cores formam a escala CMYK.

Outros materiais