Buscar

TECIDO CONJUNTIVO E ADIPOSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA – 10/03/2020
Tecido conjuntivo
· Mesma estrutura para todos os tipos de tecido conjuntivo (células e matriz extracelular) e mesma origem (mesênquima).
· Células amplamente separadas umas das outras pelos componentes da matriz ext.
· É estruturalmente composto por 3 elementos: células, fibras (colágenas/ elásticas/ reticulares) e substancia fundamental (fibras + SF = matriz extracelular).
· Células dos tecidos conjuntivos (TCs):
-Tecido conjuntivo: fibroblastos e fibrócitos.
-Tecido adiposo: adipoblastos e adipócitos.
-Cartilagem: condroblastos e condrócitos.
-Ossos: osteoblastos e osteócitos.
-Sangue: elementos figurados produzidos na medula óssea (hemácias, leucócitos).
· Células do tecido:
PASSAM A VIDA TODA:
-Fibroblastos: mais comuns e responsáveis pela síntese dos componentes da matriz extracelular, muito envolvida no processo de regeneração ou reparo, com citoplasma abundante e núcleo ovóide, produz os fatores de crescimento e diferenciação celular, rico em reticulo endoplasmático rugoso e complexo de golgi bem desenvolvido (mais ativas).
-Fibrócitos: menores que os fibroblastos, com menos processos citoplasmáticos e núcleo alongado, pouco reticulo endoplasmático rugoso (menos ativas).
RESIDEM NO TECIDO:
-Miofibroblastos: observados durante a cicatrização, são responsáveis pelo fechamento da ferida (contração da ferida), tem a maior parte das características dos fibroblastos, porem com maior quantidade de microfilamentos de actina e miosina (se comportam como células musculares lisas).
-Mastócitos: célula ovalada ou redonda com citoplasma granular basofilico, núcleo pequeno e central com grânulos citoplasmáticos que: favorecem a permeabilidade vascular e tem propriedades anticoagulantes.
-Macrófagos: núcleo oval com pequeno nucléolo, derivam de células da medula óssea, sobrevivem por meses no tecido com capacidade de proliferação, realizam fagocitose de substancias estranhas e bactérias + remoção dos restos celulares. Em processos patológicos podem: arranjar-se em aglomerados e formar células epitelióides ou se fundir e formar células gigantes multinucleadas.
-Plasmócitos: células ovoides com reticulo endoplasmático rugoso bem desenvolvido e complexo de golgi visível no microscópio ótico, produzem imunoglobulinas (anticorpos).
-Leucócitos: células errantes do TC, que migram dos vasos (diapedese) – glóbulos brancos, células de defesa do organismo.
-Adipócitos: célula adiposa, células gordurosas, responsável pelo armazenamento de gordura neutra (tecido adiposo amarelo) ou produzir calor (tecido adiposo marrom).
-Melanócitos: derivados da crista neural e migrantes para a pele (se perdem no caminho), sintetizam e acumulam melanina.
· Fibras:
-Fibras colágenas: proteína mais abundante no corpo, na família com mais de 25 membros se diferenciam pela localização, função, composição molecular, etc., são acidófilos. Células que produzem colágeno: fibroblastos/ condroblastos/ osteoblastos/ odontoblastos/ células endoteliais, garante resistência por sua estrutura complexa.
-Fibras reticulares: extremamente finas, formam redes em alguns órgãos, abundantes no musculo liso.
-Fibras elásticas: tem a elastina como principal componente, tem qualidades elásticas (borrachosas).
· Substancia fundamental: altamente hidratada, transparente mistura de macromoléculas, preenche espaços, é viscosa agindo como uma barreira, constituída por glicosaminoglicanos, proteoglicanos e glicoproteínas.
· Mesênquima: tecido embrionário precursor de todos os tecidos conjuntivos, células indiferenciadas e SF, com ausência de fibras, durante o desenvolvimento se diferenciam nos diferentes tipos.
· Tecido conjuntivo frouxo: preenche espaço entre células musculares, suporta o epitélio e forma camadas ao redor dos vasos, é delicado/ flexível/ bem vascularizado/ poco tolerável ou estresse.
· Tecido conjuntivo denso: oferece resistência de proteção, menos células e mais colágeno, menos flexível e muito mais resistente ao estresse.
-Tecido conjuntivo denso irregular: arranjadas em feixes sem orientação definida, formam uma rede tridimensional, encontrada na derme, pericôndrio e periósteo.
-Tecido conjuntivo denso regular: feixes colágenos organizados em um padrão definido, em resposta a um estresse prolongado na mesma direção, forma os tendões.
· Tecido conjuntivo elástico: composto por feixes de fibras elásticas espessas e paralelas, o espaço entre as fibras é composto por finas fibras colágenas e fibroblastos achatados, encontrado no ligamento amarelo das verteras.
· Tecido conjuntivo reticular: forma uma rede delicada tridimensional que suporta as células, consiste de fibras reticulares e fibroblastos especializados, forma um ambiente propicio nos órgãos linfoides.
· Tecido conjuntivo mucoso: grande quantidade de substancia fundamental, tem aspecto gelatinoso com poucas fibras (cordão umbilical).
Tecido adiposo
· Tipo especial de tecido conjuntivo com predomínio de células adiposas.
· É encontrado na tela subcutânea, envolvendo e protegendo órgãos em ossos longos.
· Tem função de reserva energética, isolamento térmico, e proteção contra choques mecânicos.
· É dividido entre tecido adiposo unilocular (comum ou amarelo) e tecido adiposo multilocular (marrom).
· Tecido adiposo unilocular: cor varia de branco a amarelo escuro dependendo da dieta, tem distribuição determinada pela idade e sexo sendo determinada pelos hormônios sexuais e adrenocorticais, é ricamente vascularizado, grande deposito de energia do organismo, sintetiza ácidos graxos a partir da glucose utilizando insulina.
-O precoce aumento no número de adipócitos pode predispor um individuo a obesidade quando adulto.
· Tecido adiposo multilocular: células menores com gotas de lipídio no citoplasma, núcleo esférico e central, muitas mitocôndrias e rico em capilares, abundante nos animais que hibernam e em recém-nascidos (pescoço/ ombros/ área perirrenal), reduz em quantidade com o passar do tempo, tem como principal função gerar calor (a grande quantidade de mitocôndrias produz energia, não para sintetizar o ATP, mas para se dissipar na forma de calor), a circulação sanguínea se encarrega de distribuir o calor pelo corpo.

Outros materiais