Buscar

Atividade 5 - Módulo 2 - Indicadores da Qualidade

Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ANDERSON LUIZ DE SOUZA LIMA
COMPONENTE: INDICADORES DE QUALIDADE
PROFESSOR: LITIÉRI CALVETE DA ROCHA
ATIVIDADE Nº: 5
SENAC IJUÍ
PANAMBI – 01/03/2020
1. A partir da leitura do conteúdo semanal, desenvolva um modelo de implementação de um sistema de medição de desempenho em uma empresa. Pode ser baseado em um exemplo de sua realidade profissional. O modelo de implementação deve contemplar todos os critérios listados abaixo:
a. Escolher um processo para aplicação de melhoria e apresentar a descrição detalhada dele.
Para ocorrer o processo de pintura na empresa AgriMetal, o material a ser pintado passa por alguns processos que vem desde o recebimento do pedido do cliente pela área Comercial, o desenvolvimento do material pela Engenharia e a programação do PCP para que esteja disponível para a fabricação. Após passar pelo corte, dobra e solda, o material é submetido ao processo de preparação para pintura, que pode ser através de Fostatizante ou Jateamento Abrasivo, que faz com que a tinta depositada na peça tenha aderência e não ocorram problemas após a pintura.
Após material pintado sair da estufa, procedimento necessário para acelerar o processo de secagem das peças, foi constatado pelo inspetor da qualidade da área, que as peças estavam apresentando desplacamento de tinta na superfície de maior destaque.
b. Citar a área/setor da empresa a que pertence o processo escolhido. 
	Setor da Pintura.
c. Identificar o responsável pela definição e implantação dos indicadores e apresentar as competências técnicas deste profissional, as quais levaram você a selecioná-lo para a liderança deste projeto.
	O responsável pela implantação dos indicadores será o líder do setor de pintura, que também é técnico na área e tem vasto conhecimento em produção e qualidade, juntamente com o técnico da qualidade da empresa.
d. Citar o nome de um Indicador que seja fundamental para este processo e fazer a respectiva descrição.
	O indicador de Não Conformidade na inspeção de pintura será o indicador ideal para este processo, pois nele são exigidas as qualidades necessárias, analisando o fator que mais gera esforço de melhoria no processo de pintura.
e. Descrever o tipo de Indicador (se é indicador de eficiência, eficácia ou efetividade). Justifique a sua escolha, apresentando as características do indicador selecionado por você.
	Indicador de eficácia, pois são avaliados os processos e as ações executadas a fim de determinar os objetivos e metas, focando no bom resultado.
f. Informar a periodicidade de aplicação deste indicador.
	Deve ser aplicado mensalmente.
2.  A partir do desenvolvimento de seu sistema de medição de desempenho, escreva a importância deste indicador para a melhoria dos processos da empresa, orientando para uma busca da excelência e da qualidade nos processos.
	Esse indicador de desempenho permite uma análise mais aprofundada sobre a efetividade de seus resultados, permitindo que sejam feitas as intervenções necessárias com base nas informações obtidas através das variações entre o planejado e o realizado. 
	É através dele que é possível determinar um processo produtivo com a finalidade de obter informações quantificadas de seus desempenhos para os diversos fins, aproximando a empresa da real causa a ser trabalhada quando houver falhas e a melhor solução.
3. Relate as melhorias que podem ser alcançadas a partir da implementação do indicador de desempenho desenvolvido por você.
	Através da implementação desse indicador, todos os níveis da gestão da empresa poderão estar cientes da atual situação dos processos e de seus resultados, melhorando o planejando, agilizando a execução das tarefas e corrigindo rapidamente os erros durante o processo.
REFERÊNCIAS
Gestão da Qualidade: Registro de Não Conformidade – RNC; Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/gestao-da-qualidade-registro-de-nao-conformidade-rnc>. Acesso em: 01 de março de 2020.
8 Passos fundamentais da Gestão de Não Conformidades; Disponível em: <http://www.8idea.com.br/blog/passos-gestao-de-nao-conformidades/>. Acesso em: 01 de março de 2020.

Continue navegando