Buscar

apol controle de apredizagem motora 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

“Em relação à prática por blocos, [foi observado] que isoladamente essa estrutura prática favorece o aprendizado de estrutura de movimento, enquanto que de forma combinada à prática constante.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JANUÁRIO, M. S.; UGRINOWITSCH, H.; LAGE, G. M.; VIEIRA, M.; BENDA, R. N. Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2016 Jul-Set; 30(3):769-79. p. 770.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade sobre os procedimentos do estudo, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Aprendizes experientes se beneficiam de práticas diárias, enquanto aprendizes inexperientes se beneficiam de práticas semanais.
	
	B
	Aprendizes inexperientes se beneficiam de práticas reais, enquanto aprendizes experientes se beneficiam de práticas autógenas.
	
	C
	Aprendizes experientes se beneficiam de treinamento de habilidades motoras especializadas, enquanto aprendizes inexperientes se beneficiam de treinamento de habilidades motoras fundamentais.
	
	D
	Aprendizes experientes se beneficiam de práticas aleatórias, enquanto aprendizes inexperientes se beneficiam de práticas em blocos.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações, sobre o debate centralista-periferalista da década de 1970, é correto afirmar que:
	
	A
	Esse debate teria sido gerado pela rivalidade das teorias de circuito aberto e fechado, cujas diferenças estavam no papel do feedback no controle dos movimentos.
	
	B
	O debate centralista-periferalista teve sua origem nas discussões das teorias abertas e fechadas, as quais se organizavam para trabalhar em conjunto.
	
	C
	A teoria sobre o debate centralista-periferalista foi determinada pelo Governo na década de 1970, com objetivo de padronizar o aprendizado dos movimentos.
	
	D
	A teoria sobre o debate centralista-periferalista foi determinada pelo Governo na década de 1970, com objetivo de disseminar as teorias fechadas e abertas sem o feedback dos movimentos.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 3, Video 4, Tema 3 – Controle do movimento e postura – sobre o conceito de controle do movimento, assinale a alternativa correta:
	
	A
	É o estado atencional do organismo para realização de diferentes tarefas.
	
	B
	Está relacionado com o processo de maturação do sistema nervoso central.
	
	C
	Está relacionado com o processo de aquisição de habilidades motoras.
	
	D
	É a capacidade de memorizar uma sequência de habilidades motoras.
	
	E
	É a capacidade de regular ou orientar os mecanismos essenciais para o movimento
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações sobre a evolução da Aprendizagem Motora, é correto afirmar que:
	
	A
	A Aprendizagem Motora não se consolidou nas grades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação devido à falta de estudos na área.
	
	B
	O campo da Aprendizagem Motora foi consolidado nas grades curriculares nos cursos de graduação e pós-graduação, além de ser difundido por inúmeros estudos internacionais notáveis na área.
	
	C
	Os estudos da Aprendizagem Motora se consolidaram nos cursos de graduação e pós-graduação, mas isso não aconteceu nos periódicos científicos internacionais.
	
	D
	A Aprendizagem Motora teve o seu desenvolvimento verificado nos periódicos científicos internacionais, mas não se consolidou entre os cursos de graduação e pós-graduação no Brasil e no mundo.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes, é correto afirmar que segundo Magill (2000), a aprendizagem pode ser inferida a partir de dois testes, sendo:
	
	A
	equilíbrio e percepção de espaço.
	
	B
	fala e escrita.
	
	C
	massa muscular e estrutura óssea.
	
	D
	curvas de desempenho e teste de retenção.
	Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações sobre quem são os autores pioneiros na aprendizagem motora, é correto afirmar que:
	
	A
	Os dois autores pioneiros nos estudos de aprendizagem motora são TANI e HARTES, ambos buscaram responder a teoria referente aos estudos dos movimentos específicos e rudimentares dos seres humanos.
	
	B
	Os autores pioneiros no estudo de Aprendizagem Motora são BRYAN e HARTER (1897) e WOODWORTH (1899). Esses autores desenvolveram estudos sobre a teoria da obtenção de capacidades de recepção e do envio do código Morse.
	
	C
	COLLEY (1989); COLLEY & BEECH (1988) são os autores responsáveis por desenvolver estudos relacionados ao comportamento motor especifico e rudimentar dos seres humanos.
	
	D
	Os autores pioneiros foram KELSO (1995) e THELEN & SMITH (1994), tendo em vista que eles desenvolveram a teoria da aprendizagem motora em consequência da observação.  
	
	
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade o conhecimento de resultado, da demonstração, do estabelecimento de metas e da prática podem trazer benefícios para:
	
	A
	Processo e desenvolvimento motor.
	
	B
	Aquisição de habilidades motoras fundamentais.
	
	C
	Qualidade e velocidade da aprendizagem motora.
	
	D
	Processo e produto da aprendizagem motora.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações sobre a aprendizagem humana mediante observação, é correto afirmar que:
	
	A
	Essa abordagem diz respeito à necessidade do professor de realizar protocolos avaliativos semestralmente nas escolas.
	
	B
	A aprendizagem de observação está relacionada à falta de comparativos entre os indivíduos no momento da aprendizagem.
	
	C
	As avaliações mediante observação possibilitam ao indivíduo aprender imitando, ou seja, observando os demais.
	
	D
	A aprendizagem de observação está ligada à necessidade do indivíduo de seguir regras impostas de comportamento.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações sobre o estabelecimento de metas na aprendizagem motora, é correto afirmar que:
	
	A
	Estabelece uma proposta de treinamento físico específico, seis meses antes da competição.
	
	B
	O estabelecimento de metas tem sido utilizado para que o indivíduo não abandone os treinamentos.
	
	C
	O estabelecimento de metas é um protocolo utilizado apenas pelos treinadores em competições específicas e individuais.
	
	D
	O estabelecimento de metas é determinado pelos patrocinadores, a partir de um cronograma desenvolvido pelos treinadores.
	
	E
	O estabelecimento de metas tem um cunho motivacional e emocional, para que os atletas possam desempenhar sua melhor performance.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade sobre a tarefa realizada no estudo, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A tarefa na fase de aquisição consistiu em datilografar, o mais rápido possível e sem olhar para o papel, 10 palavras, utilizando uma máquina de datilografia.
	
	B
	A tarefa na fase de aquisição consistiu em digitar letras, algarismos e sinais de pontuação, de modo intermitente, utilizando um telégrafo.
	
	C
	A tarefa na fase de aquisição consistiu em digitar uma sequência específica (2, 8, 6, 4) no teclado numérico com o dedo indicador da mão direita.
	
	D
	A tarefa na fase de aquisição consistiu em datilografar, o mais rápido possível e sem olhar para o papel, uma sequência específicade letras, utilizando uma máquina de datilografia.

Outros materiais