Buscar

Deficiência Física: Tipos e Inclusão Escolar

Prévia do material em texto

Maria, professora do 3º ano do Ensino Fundamental, recebeu em sua sala um aluno com deficiência. A professora, apressada para iniciar o processo de inclusão deste aluno e ciente da necessidade de ter conhecimento sobre as deficiências, buscou informações sobre o diagnóstico no laudo médico, o qual foi fornecido pela família à escola. O laudo o médico descreve: "encefalopatia crônica não evolutiva, podendo apresentar comprometimento nas áreas visual, auditiva, mental e da linguagem. Os maiores comprometimentos desta patologia são de ordem motora (física), pois a criança apresenta uma incoordenação com relação aos seus movimentos, o que causa alterações em sua postura, compreendendo o seu desenvolvimento motor normal, acarretando problemas secundários de formação". Como é denominada a patologia descrita pelo médico, que causa deficiência física?
	 a)
	Traumatismo crânio-encefálico.
	 b)
	Paralisia cerebral.
	 c)
	Esquizencefalia.
	 d)
	Síndrome de Aicardi.
	2.
	Na escola é muito comum a inclusão de alunos com osteogênese imperfeita e artrogripose. O aluno com artrogripose apresenta deformidades nas articulações devido ao quadro de limitação articular; a osteogênese imperfeita pode acarretar restrições ao movimento por causa da possibilidade de fraturas. Sobre essas má-formações congênitas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Quadro de fraturas.
II- Brincadeiras na infância.
III- Processo de aprendizagem.
IV- Àrea cognitiva.
(    ) Acarreta limitação ao desenvolvimento do aluno e é o que impede a criança de realizar as atividades, para ser preservada dos riscos.
(    ) A criança com artrogripose quando estimulada, pode não apresentar dificuldades, significando que a aprendizagem pode ocorrer de forma normal.
(    ) Fazer apoio com a cabeça no chão ensaiando uma cambalhota não podem ser realizadas por causa da fragilidade óssea, que poderia gerar uma fratura grave na coluna. 
(    ) A criança deve ser estimulada, desafiada, para criar oportunidades de solucionar problemas e tomar decisões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - II - III.
	 b)
	III - II - IV - I.
	 c)
	IV - III - I - II.
	 d)
	II - III - I - IV.
	3.
	As limitações funcionais geradas pelo comprometimento do sistema nervoso levam a quadros de alterações do tônus muscular (capacidade de o músculo exercer sua função - contração muscular). Além deste quadro, ainda existe a terminologia para a distribuição corporal, a qual se direciona para as partes do corpo que estão comprometidas, como "hemi" (metade do corpo), "di" (compromete os quatro membros, mas os inferiores são mais comprometidos que os superiores); "para" (só os membros inferiores são comprometidos) e "tetra" (compromete todos os quatro membros por igual). De acordo com os comprometimentos na área física, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tetraplegia (quadriplegia) - compromete os quatro membros com quadro de ausência dos movimentos; se for por causa congênita, a criança pode não apresentar o controle no movimento de cabeça. 
(    ) Hemiparesia - compromete os quatro membros, sendo os membros inferiores (pernas) mais que os superiores (braços); apresenta um padrão em tesoura (cruzamento) dos membros inferiores devido ao comprometimento dos músculos gravitacionais (responsáveis por nos manter na postura em pé). 
(    ) Hemiplegia - compromete um hemicorpo (um lado do corpo - ex.: todo lado direito) e apresenta ausência do movimento, sendo que os membros apresentam um padrão de fechamento. 
(    ) Tetraparesia (quadriparesia) - compromete os quatro membros com quadro de ausência parcial dos movimentos. Este quadro se instala quando há uma compressão da medula, ou seja, esta não foi rompida (seccionada), tendo-se a possibilidade de se restaurar parte dos movimentos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	A deficiência física se refere ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir quadros de limitações físicas de grau e gravidade variáveis, segundo os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida. Mediante o conceito de deficiência física, ressalta-se a importância da inclusão escolar, a qual se apresenta como uma perspectiva na qual a matrícula do aluno com deficiência na escola não é suficiente para que esta se torne inclusiva. Sobre a importância da inclusão escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O diagnóstico de deficiência física pode ser dado pelo professor de educação especial. 
(    ) Os alunos com deficiência física não podem ser matriculados em escolas comuns. 
(    ) Os alunos com diagnóstico de deficiência física não podem se apropriar da leitura e da escrita. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - F - F.
	5.
	Denise, professora na Educação de Jovens e Adultos (EJA), recebeu em sua sala um aluno com deficiência. A professora, apressada para iniciar o processo de inclusão deste aluno e ciente da necessidade de ter conhecimento sobre a deficiência, buscou informações sobre o diagnóstico no laudo médico, que foi fornecido à escola. No laudo consta: acidente vascular cerebral. Sobre o acidente vascular cerebral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Caracteriza-se por uma alteração no desenvolvimento motor normal, causada por uma lesão cerebral decorrente do período gestacional, do parto ou do pós-parto..
(    ) É o corte de um membro (perna ou braço) que será substituído por uma prótese; as causas mais comuns são má-formação congênita de um membro, acidentes, problemas vasculares, tumores, infecções
(    ) É uma alteração na rede vascular cerebral, comprometendo o fluxo de sangue para o cérebro. É muito comum em adultos, mas pode ocorrer em crianças e jovens.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	6.
	A aprendizagem permeia a área motora, através do desenvolvimento motor que, no caso da criança com artrogripose, encontra-se limitado pela questão das má-formações e dasarticulações. Sobre a adaptação dos materiais para que este aluno possa realizar o movimento de preensão, manipulação e execução das tarefas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para qualquer aluno com deficiência, é necessário o professor estimular as potencialidades, exaltando seu esforço para realizar as tarefas, adaptando quando necessário os materiais escolares. Assim, melhora-se a autoestima da criança.
(    ) Usar engrossadores em lápis, canetas, talheres etc. para facilitar a preensão e manipulação destes objetos somente para alunos cadeirantes.
(    ) São interessantes, para o aluno, algumas adaptações como: porções maiores de massinhas; materiais e pincéis em tamanho maior para facilitar a preensão e usar tesoura adaptada para facilitar o recorte.
(    ) Fixar o caderno ou a folha de atividade para facilitar o ato da escrita ou pintura durante as tarefas, devido às limitações motoras, não afeta a aprendizagem, mas o aluno sente-se confortável.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	7.
	Vanessa, professora do 4º ano do Ensino Fundamental, recebeu em sua sala um aluno com limitações funcionais geradas pelo comprometimento do sistema nervoso. Esse comprometimento causou alterações do tônus muscular, resultando em hipotonia. 
Sobre a hipotonia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Hipotonia são movimentos involuntários e incoordenados.
	 b)
	Hipotonia envolve presença de reflexos motoresque não são compatíveis com a idade da criança.
	 c)
	Hipotonia é a contração muscular acima do nível de modalidade.
	 d)
	Hipotonia é a contração muscular abaixo do nível de modalidade.
	8.
	Carlos tem 7 anos e apresenta laudo de artrogripose. A artrogripose se caracteriza pela malformação das articulações do corpo, podendo ter um grau variável de comprometimento. A criança, quando acometida pela artrogripose, apresenta maior limitação na área motora, devido ao impedimento de realização dos movimentos de dobrar ou girar uma articulação, impedindo a realização de atividades da vida diária, como escovar os dentes, pentear os cabelos etc. Assim, compreende-se que a artrogripose caracteriza-se por uma deficiência física, que não afeta o desenvolvimento cognitivo da criança, sendo que a aprendizagem poderá ocorrer normalmente, desde que a criança receba suporte e materiais necessários. No contexto de sala de aula, é importante que a professora de Carlos observe a necessidade de adaptação dos materiais para que ele possa realizar o movimento de preensão, manipulação e execução das tarefas. Sobre as adaptações importantes para o processo de aprendizagem de Carlos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Carlos necessita utilizar cadeiras e carteiras escolares sem adaptação, pois estas facilitam o ato de sentar na sala de aula.
	 b)
	Fixar o caderno ou a folha de atividade de Carlos na carteira para facilitar o ato da escrita ou pintura durante as tarefas, devido às limitações motoras.
	 c)
	Carlos necessita de tesoura sem adaptação.
	 d)
	Oferecer a Carlos materiais e pincéis em tamanho menor para facilitar a preensão.
	9.
	O ajustamento e o aceite da família a essa nova situação de vida familiar determinarão o tratamento e o bem-estar da criança com deficiência, sendo vital a cooperação dos pais, pois, somente quando a família e a equipe de reabilitação atuam em parceria, integradas, poderão dar à criança as melhores oportunidades para o desenvolvimento das suas capacidades, quaisquer que sejam suas limitações. Alguns pontos neste processo devem ser observados com cuidado. Sobre esses pontos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os pais presentes neste processo de estimulação geram à criança desafios no seu dia a dia, contribuindo de forma eficaz para o seu desenvolvimento, aproveitando momentos únicos, como na hora do banho, da alimentação, da troca de fraldas para gerar situações que necessitam da resposta ativa desta criança. 
(    ) A superproteção ou negligência dos pais são constantes na vida dessa criança, mas não geram impedimentos para o seu desenvolvimento.
(    ) A família não pode dar a terceiros essa obrigação de cuidar desta criança, numa tentativa de se afastar das limitações e dos sentimentos contraditórios que a deficiência impõe.
(    ) Os pais realizam o processo da imposição de limites, de regras sociais, base para o convívio social. No entanto, muitas vezes, negligenciam este processo, dirigindo ao professor o papel que compete a eles, esquecendo que a criança deve aprender a viver e a conviver com a família e com o mundo e que nem tudo o que deseja terá de ser feito pelos outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	A partir dos estudos realizados nesta disciplina sobre a legislação brasileira, foi comentado que o estabelecimento de critérios e parâmetros para o transporte urbano, comunicação e sinalização a serem observados na elaboração de um projeto nas áreas de construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, deverão satisfazer as condições de acessibilidade. Com base nestes estudos, qual a necessidade do Decreto nº 5.296/04 sobre acessibilidade?
FONTE: BRASIL. Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm. Acesso em: 30 jan. 2019.
	 a)
	Compreender as mudanças necessárias nos procedimentos, atitudes, comportamento e na produção dos espaços das cidades, sejam eles de qualquer natureza, que deverão ser concebidos, edificados ou reformados tendo como foco as pessoas que são diferentes umas das outras
	 b)
	O não cumprimento, inviabiliza um projeto,mas não pode acarretar multa para a pessoa responsável.
	 c)
	O objetivo é facilitar o entendimento dos conceitos, das regras e prazos estabelecidos no Decreto nº 5.297/06, direcionado às atividades de planejamento e construção das cidades e das edificações.
	 d)
	Tornar somente o espaço público acessível, onde todos têm acesso à educação, esporte, lazer, trabalho e transporte. É promover a cidadania, diminuindo a desigualdade social.

Outros materiais