Buscar

Atividade Complementar - Resumo de livro e filmes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um sonho de liberdade
Dentro de um presídio, os detentos se veem em dois mundos: A inclusão em novo ambiente e a exclusão da sociedade. Há aqueles que não conseguem ser aceitos pelos mais velhos e aqueles que conquistam seu espaço. Foi assim com Andy, acusado injustamente por homicídio, recebendo a pena perpétua. Em meio as duras regras da prisão, Andy consegue seguir seu próprio modelo de viver, sem infringir as ordens do diretor e torna-se amigo de Red, outro personagem marcante, ladrão condenado, e cheio de conflitos por querer a liberdade, mas temê-la ao mesmo tempo, vivendo entre a coragem e o medo, sendo um grande modelo de pessoas que resistem as mudanças com o medo da adaptação. Inclusive a trama toda é narrada a partir da visão de Red, o colocando no papel de filosofo e analista da situação humana. Red marca o filme por definir a necessidade do ser em se sentir humano e respeitado, com a frase: “Era como impermeabilizar o telhado de nossas casas.” Quando pensamos em amizade, logo lembramos da Disciplina “Homem e sociedade”, que discute de forma ordeira os papéis e desenvolvimento de cada indivíduo na sociedade. As relações interpessoais são de fato o maior legado conquistado pelo homem, é justamente assim que Frank Darabont retratou no filme: Um sonho de Liberdade, que nos conta de maneira poética a trajetória de duas vidas em meio as injustiças e desordens do mundo em que vivemos. O grande incentivo do filme é que podemos conseguir usar vários métodos para alcançarmos nossos objetivos e nos relacionar de forma harmoniosa com qualquer pessoa e em qualquer situação, incentivo que retrata também a disciplina “Homem e sociedade.”
A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata
Trata-se de uma escritora que vive em Londres no ano de 1946, que após receber uma carta de um fazendeiro que conta que ele e alguns amigos e vizinhos fundaram um clube do livro durante a guerra, decide ir para uma ilha que foi invadida pelos alemães, visitar e conhecer a história dos moradores amantes de literatura. Lá ela constrói profundos relacionamentos e se encanta com a história, decidindo assim escrever um livro sobre a experiencia deles na guerra. É emocionante ver como a literatura pode aproximar as pessoas e ajudá-las a passar por momentos difíceis. Como futuros professores, podemos mostrar aos alunos as belezas e benefícios da leitura.
Livro: Thirteen Reasons Why
O livro Thirteen Reasons Why trata de uma adolescente que comete suicídio por causa do bullying que sofre na escola que passa a frequentar depois de se mudar junto com seus pais. Antes de se suicidar, Hanna gravou 7 fitas cassete contando os treze motivos que a levaram a essa decisão e as destinou para aqueles que contribuíram e fizeram ela tomar essa decisão, detalhando todas as situações que viveu e a fizeram dar um fim a dor que sentia. Ao longo da leitura nós acompanhamos todo o processo de bullying no ambiente escolar. Também podemos compreender qual deveria ser o papel dos educadores nesse tipo de situação, e claramente se isentar de responsabilidade não é o melhor caminho a ser seguido. Um dos alvos das gravações, por exemplo, é um dos orientadores da escola onde Hannah estudava e infelizmente ele não teve um posicionamento proativo no caso. O ambiente escolar pode ser hostil e os alunos do ensino médio estão em uma fase confusa e complicada de suas vidas. As emoções estão afloradas, a intensidade dos sentimentos é sempre extrema. Não é fácil ser adolescente e é imprescindível que esses jovens encontrem na escola um ambiente acolhedor. É papel do educador estar atento para os casos de agressão psicológica que os alunos infligem uns aos outros e é fundamental enfrentar o problema. Essa leitura é muito importante para que possamos entender como acontece o bullying e quais são os comportamentos que podem e devem ser desencorajados nos estudantes para enfrentar a situação.
Gênio Indomavel
Trata-se de um jovem de 20 anos que já teve passagens na polícia e no momento trabalha como um ajudante de limpeza em uma universidade e que revela-se como um gênio da matemática. Por determinação legal, ele precisa passar com analistas, mas ele rejeita a vários até que se identifica com um. O analista interpretado pelo ator Robin Willians ganha a confiança do jovem através dos seus métodos nada convencionais.
As vezes os métodos tradicionais e repetitivos não alcançam alunos, muitas vezes teremos que sair do convencional e trazer o diferente para as salas de aula e assim alcançar muito mais pessoas.

Outros materiais