Buscar

Prova - AV - Introdução a assistência farmacêutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova - AV - Introdução a assistência farmacêutica 
	1a Questão 
	No período da primeira República aconteceram diversos fatores relevantes a saúde pública do Brasil. Aponte nos itens abaixo o conjunto de fatores que representa tal relevância:
		
	
	A população brasileira, em particular a da cidade do Rio de Janeiro, então capital da recente República, aceitou com facilidade a vacinação para varíola, promovida pelo governo federal por sugestão de Oswaldo Cruz.
	
	Neste período o movimento sanitário, mesmo que incipiente, foi incapaz de gerar na população estratégias para a promoção da saúde.
	
	Foram relatados nesta época os primeiros encontros dos sanitaristas exigindo soluções mais eficazes na área da saúde e suas sugestões e estudos foram ignorados.
	
	Oswaldo Cruz propôs uma reforma sanitária que tinha como iniciativas a promoção de registro demográfico, a construção de laboratórios específicos para o diagnóstico etiológico além da fabricação organizada de produtos profiláticos para uso em massa; todas as ações propostas por esse eminente cientista não foram aceitas pelo governo brasileiro. IV - Neste período o movimento sanitário, mesmo que incipiente, foi incapaz de gerar na população estratégias para a promoção da saúde.
	
	Foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública que visava à extensão dos serviços de saneamento urbano e rural, além da higiene industrial e materno-infantil; a Saúde Pública passou a ser tomada como questão social, com destaque para as campanhas sanitaristas de Oswaldo Cruz.
	2a Questão 
	O Brasil esteve sob o comando político do presidente Getúlio Vargas, a partir de 1930, quando foi promovida uma reforma administrativa e política, que gerou algumas mudanças e ações de saúde nesse período. Qual das alternativas abaixo não representa estas mudanças?
		
	
	Neste período, o Estado não garante mais os direitos sociais ao trabalhador.
	
	O Estado passou a garantir direitos sociais ao trabalhador.
	
	O Estado passou a garantir direitos sociais ao trabalhador.
	
	Várias instituições de trabalho passaram a criar serviços de atendimento ambulatorial.
	
	As medidas adotadas caminhavam no sentido de manter a força de trabalho em condições de produção.
	3a Questão 
	Segundo a Lei Orgânica 8.080/90 (Capítulo II ¿ dos princípios e diretrizes), são princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, EXCETO:
		
	
	Igualdade da assistência à saúde, privilegiando o atendimento a quem não possua plano privado de saúde.
	
	nenhuma das alternativas acima
	
	Direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde.
	
	Utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática
	
	Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
	4a Questão 
	O princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde que garante a toda a população brasileira a não-exclusão do acesso às ações e serviços de saúde, a inclusão do direito à informação relativa ao processo saúde-doença, às leis que regem os serviços e os direitos enquanto cidadão é:
		
	
	Igualdade.
	
	Universalização.
	
	Integralidade
	
	Resolutividade.
	
	Equidade.
	5a Questão 
	Assinale a afirmativa CORRETA em relação à Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME):
		
	
	A RENAME é o documento que define os produtos farmacêuticos considerados prioritários para prevenção, diagnóstico e o tratamento de doenças prevalentes na população brasileira.
	
	nenhuma das alternativas acima
	
	A RENAME foi aprovada através do ato da Secretaria Estadual de Saúde, sendo periodicamente atualizada, de conformidade com os princípios preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
	
	Os municípios devem utilizar apenas os medicamentos que estão na RENAME, não adaptação para cada realidade local.
	
	Na prescrição de medicamentos da RENAME será obedecida a terminologia do nome comercial do medicamento.
	6a Questão 
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Com relação atenção farmacêutica e promoção do uso racional de medicamentos pode-se afirmar que a utilização de medicamentos é um processo complexo com múltiplos determinantes e envolve diferentes atores. As diretrizes farmacoterápicas adequadas para a condição clínica do indivíduo são elementos não essenciais para a determinação do emprego dos medicamentos. Entretanto, é importante ressaltar que a prescrição e o uso de medicamentos são influenciados por fatores de natureza cultural, social, econômica e política.
	
	O armazenamento de medicamentos é o conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que tem por finalidade assegurar as condições adequadas de conservação dos produtos. Sobre o armazenamento de medicamentos, pode-se afirmar que os produtos devem ser armazenados em prateleiras ou suporte equivalente, encostados no piso, parede e teto a fim de permitir maior aproveitamento de espaço; já os produtos violados, vencidos sob suspeita de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração devem ser segregados em ambiente seguro e diverso da área de dispensação e identificados quanto a sua condição e destino, de modo a evitar sua entrega ao consumo.
	
	A seleção de medicamentos é a base estrutural da Assistência Farmacêutica. A qualidade das demais atividades depende, em muito, dos critérios adotados durante essa etapa. Desta forma, devem ser considerados, levando-se em conta a importância para o uso racional de medicamentos, os critérios de evidências de eficácia consistentes, menor toxicidade relativa, menor comodidade posológica, facilidade de estocagem e maior custo total do tratamento.
	
	A organização da Assistência Farmacêutica, fundamentada no enfoque sistêmico, caracteriza- se por ações articuladas e sincronizadas entre as diversas partes que compõem o sistema, que influenciam e são influenciadas umas pelas outras. As atividades do ciclo da Assistência Farmacêutica ocorrem numa seqüência ordenada. A execução de uma atividade de forma imprópria prejudica todas as outras, comprometendo seus objetivos e resultados. Como conseqüência, os serviços não serão prestados adequadamente, acarretando insatisfação dos usuários e, apesar dos esforços despendidos, evidenciam uma má gestão. Basicamente, as gerências/coordenações têm a responsabilidade de coordenar as atividades do ciclo da Assistência Farmacêutica, que abrange seleção de medicamentos; programação de medicamentos; aquisição de medicamentos; armazenamento de medicamentos; distribuição de medicamentos; dispensação de medicamentos.
	
	A seleção de medicamentos traz vantagens administrativas diretamente relacionadas ao processo assistencial, reduzindo custos e melhorando a qualidade da farmacoterapia, em relação a seleção de medicamentos pode-se afirmar: simplifica rotinas de aquisição, armazenamento, dispensação e controle de medicamentos; garante a segurança na prescrição e administração do medicamento, reduzindo a incidência de efeitos indesejados aos medicamentos; disponibiliza uma ampla variedade de fórmulas e formas farmacêuticas, facilitando a prescrição de medicamentos; além de uniformiza a terapêutica, quando possível, e facilitar a implantação de protocolos terapêuticos ou farmacoterapêuticos.
	7a Questão 
	Sobre as fases da pesquisa clínica assinale a alternativa correta.
		
	
	Na fase V o medicamento já está no mercado.
	
	Na fase II os medicamentos são testados em pacientes voluntários sadios.
	
	O registro do medicamento precisa ser realizado durante a fase II.
	
	Na fase I são feitos testes em animais.
	
	Na fase III os ensaios das etapas anteriores são realizados em grande amostra de pacientes.
	8a Questão 
	Leia as definições abaixo e depois responda a pergunta: Biodisponibilidade: característica relacionada à eficácia clínica do medicamento. Traduz-se na velocidade e quantidade do princípio ativo ou fármaco, contido no medicamento, que alcança a circulação geral. Para medicamentos administradosvia intravenosa, essa propriedade não existe porque o processo de absorção não ocorre por essa via de administração. Bioequivalência: É o estudo de biodisponibilidade comparativa entre dois ou mais medicamentos administrados em uma mesma via extravascular. Avalia os parâmetros relacionados à absorção do fármaco, a partir da forma farmacêutica administrada, contendo a mesma dosagem e mesmo desenho experimental. Dois produtos são bioequivalentes se suas biodisponibilidades (velocidade e extensão da absorção) são semelhantes, após administração na mesma dosagem. Entendendo ambas as definições e lembrando que o medicamento genérico tem a mesma biodisponibilidade e bioequivalência do medicamento de referência responda:
		
	
	É inaceitável que o medicamento genérico seja intercambiável com o de referência, uma vez que terá a mesma dosagem e será absorvido nas mesmas quantidades que o de referência
	
	É aceitável que o medicamento genérico seja intercambiável com o de referência, uma vez que terá uma dosagem aproximada será absorvido nas mesmas quantidades que o de referência
	
	É aceitável que o medicamento genérico seja intercambiável com o de referência, uma vez que terá a mesma dosagem e será absorvido nas mesmas quantidades que o de referência
	
	É inaceitável que o medicamento genérico seja intercambiável com o de referência, uma vez que sua eficácia não é comprovada
	
	É aceitável que o medicamento genérico seja intercambiável com o de referência, uma vez que terá a mesma dosagem apesar de não ser absorvido nas mesmas quantidades que o de referência
	9a Questão 
	Sobre o código de ética do farmacêutico, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	Ele prevê que o farmacêutico deve responder pelos atos que praticar ou pelos que autorizar no exercício da profissão.
	
	Ele prevê que o farmacêutico deve zelar pelo perfeito desempenho ético da farmácia e pelo prestígio e bom conceito da profissão.
	
	Ele prevê que o farmacêutico deve cumprir as disposições legais que disciplinam a prática profissional no país, sob pena de advertência.
	
	Ele prevê que o farmacêutico pode exercer sua profissão com objetivo exclusivamente comercial.
	
	Ele prevê que o farmacêutico deve atuar sempre com o maior respeito à vida humana.
	10a Questão 
	A busca constante por conhecimento tem a internet como uma importante aliada, entretanto é necessária a adoção de condutas para o acesso a informação de qualidade. Abaixo são listadas condutas que melhoram a qualidade da busca, EXCETO:
		
	
	Utilização de termos de delimitem corretamente o assunto buscado;
	
	Busca por artigos científicos em outras línguas além do português;
	
	Realização da pesquisa em sites de grandes empresas televisivas;
	
	Utilização de ferramentas de busca da área da saúde;
	
	Busca por teses e dissertações em português em bancos públicos de Universidades Federais.

Continue navegando