A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
26 pág.
APSCC5P52

Pré-visualização | Página 1 de 4

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO UTILIZANDO INTERFACE GRÁFICA
Israel Junior – D049500
Victor Barreiros – T737079
Sumário
OBJETIVO	3
INTRODUÇÃO	4
REGRAS DO JOGO	5
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO JOGO	8
RELATÓRIOS COM AS LINHAS DE CÓDIGOS	13
BIBLIOGRAFIA	26
OBJETIVO
	
	Os jogos educativos são ferramentas que possibilitam trabalhar diversos conceitos de forma participativa, interativa e dinâmica. O conteúdo de um jogo tem como proposito disseminar conteúdos dentre eles estão: Matemática, Português, História entre outros, em diferentes faixas etárias. Tais jogos são produzidos principalmente para auxiliar nos ensinos escolares e comunitários.
Entre os fatores que contribuem para os problemas ambientais enfrentados nos últimos tempos, pode-se destacar a ação do homem na natureza, atuando de forma negativa no ambiente natural. No Brasil um dos principais problemas enfrentados é a dificuldade da coleta seletiva, isso ocorre por falta de educação ambiental e logo a conscientização sobre a responsabilidade pessoal e coletiva de cada um sobre o consumo e o descarte
	. Em meio a essa situação faz-se necessário a utilização de estratégias para conscientizar e minimizar essas ações. Entre as diversas ferramentas existentes, podemos utilizar os jogos ambientais a fim de conscientizar principalmente as crianças para que essas cresçam atentas a preservação do meio ambiente.
	A produção de jogos ambientais tem como principal objetivo ajudar pessoas a conhecer, respeitar e contribuir para a conservação do meio ambiente, focando em temas de extrema importância para a sociedade. Em meio a tudo isso, nosso jogo vem com a proposta de conscientizar as pessoas a respeito da coleta seletiva e de como fazê-la.
INTRODUÇÃO
De acordo com o que nos foi proposto, desenvolvemos uma aplicação em Java com o objetivo de demonstrar claramente como é a vida em uma grande metrópole, enfatizando o descarte irregular de lixos e dejetos em vias públicas como ruas, calçadas, praças entre outros.
A coleta de lixo é uma das medidas mais importantes para a sustentabilidade de uma grande metrópole, através dela é possível incentivar a reciclagem, levar o lixo orgânico para o local de descarte devido, assim como outros dejetos evitando assim a contaminação indevida ao meio ambiente.
A partir deste fato, decidimos desenvolver uma aplicação que tem por intuito conscientizar, incentivar e ensinar pessoas de diferentes idades e das mais diversas classes sociais a praticarem o hábito da coleta seletiva e reciclagem, através de uma aplicação capaz de mostrar claramente as dificuldades encontradas nos dias atuais.
REGRAS DO JOGO
· Ao iniciar o jogo o sistema começará a gerar lixos aleatoriamente espalhados pelas ruas da cidade;
· A Partida iniciara com dois contadores localizados no canto superior direito zerados, ao coletar um lixo o contador vermelho somará uma unidade, você poderá coletar um máximo de 7 lixos por vez até que despeje no local indicado (depósito de lixo da cidade) fazendo com que o contador amarelo seja atualizado.
· Cada lixo coletado equivale a 10 pontos no placar.
· Lembre-se, você é o motorista responsável por planejar a melhor rota e a mais rápida para concluir os objetivos propostos. Para movimentar-se pela cidade, você deverá utilizar as setas em seu teclado.
· O jogo tem duração de 1m:20s totais, ao final do jogo será exibida sua pontuação na partida.
· A qualquer momento em que estiver jogando você poderá pressionar a tecla ESC em seu teclado para encerrar a aplicação, será perguntado se você realmente deseja encerra-la.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO JOGO
	O plano de desenvolvimento do jogo foi dividido em N passos:
TEMA
O primeiro passo foi definirmos um tema para nosso jogo, o tema é uma das peças chaves de um jogo, é através do tema que todo o jogo será desenvolvido, a temática pode parecer fácil no início, mas assim como em filmes e séries, todo jogo tem um personagem central, aonde toda a ação é desenvolvida por ele, a partir dele ou ao redor dele. Deve – se ter o cuidado para que o jogo e sua temática não saiam fora do tema especificado, tudo deve estar estreitamente ligado ao tema. 
Foram discutidos diversos temas relacionados ao meio ambiente, entre eles estão: Combate ao Mosquito da Dengue, Efeito Estufa e Aquecimento Global, Energia Renovável e o escolhido por nós, Coleta Seletiva e Descarte apropriado.
Escolhemos o tema sobre Coleta Seletiva de lixo, por se tratar de algo extremamente importante para a nossa sociedade. A importância da coleta seletiva está justamente na redução dos impactos ambientais gerados por grandes consumos populacionais.
A coleta seletiva consiste no descarte correto de lixos úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. Estes grupos possuem também alguns subgrupos como os recicláveis, por exemplo, abrangem o alumínio, o papel, o papelão e alguns tipos de plástico, entre outros.
ROTEIRO
	A definição do roteiro não foi algo tão simples assim (podemos entender por definição de roteiro os caminhos que os jogadores poderão ou não escolher durante o jogo), foi necessário pensar em como os objetos e ações se comportariam em nossa aplicação, definir qual seria a forma de interação do jogador com o jogo (teclado, mouse ou ambos). 
Definimos que nosso jogo seria desenvolvido inspirado na temática do clássico jogo bomberman, aonde os lixos a serem coletados seriam gerados aleatoriamente pelo mapa do jogo, sendo necessário a ação do usuário em deslocar o caminhão pelo trajeto até o lixo a ser coletado. 
DESIGN DO JOGO
	Este tópico é aonde se encontra a parte mais marcante do jogo: o design. É ele o responsável por passar ao usuário do jogo as características mais marcantes presentes no mesmo.
Aqui o processo foi um pouco mais fácil de se elaborar, porém necessitou de bastante tempo de modelagem, pois com a ajuda do tema, a elaboração do cenário de uma cidade grande mais a proposta de conscientizar sobre a importância da coleta seletiva do lixo urbano, foi possível criar um cenário de acordo com o proposto.
No coração do jogo temos o cenário já implementado como já dito, temos o cronometro mostrando o tempo de jogo disponível e os lixos em movimentos contínuos. Há também a presença do contador de lixo coletado no caminhão bem como o placar do jogo.
Já na parte externa ao jogo, temos a tela principal que apresenta três botões disponíveis sendo eles, Iniciar Jogo, Ajuda e Sair respectivamente.
MECÂNICA DO JOGO
	A Mecânica deve ser entendida como componentes escolhidos para explorar motivações, interesses e desejos dos jogadores. Primeiro você entende as motivações dos jogadores (o que acham divertido) e suas restrições (o que podem e o que não podem fazer). Então você modela a mecânica a partir daí.
	Aqui o problema de maior expressão que encontramos foi no que diz respeito a movimentação. Para que ocorra a movimentação correta, deve ser criado um método que seja capaz de reconhecer o contato entre duas JLabel’s, definindo os caminhos que a minha label (caminhão) pode ou não pode percorrer. Outro ponto importante do trabalho que necessitou de uma demanda a mais de tempo de programação foi em gerar o lixo aleatoriamente em minha cidade. Foi necessário buscarmos conhecimentos sobre métodos de geração de posições aleatórias bem como reconhecer aonde o lixo deve ou não se posicionar. As partes que mais fluiu no desenvolvimento do jogo foram as mais simples também de serem escritas bem como, criação de janelas (Frames) criação de elementos presentes em meu jogo tais como placares e contador de tempo.
PROJETO DO PROGRAMA
	O projeto foi simples, e consistiu na sequência das fases citadas no plano de desenvolvimento do jogo, após reunir todas as informações necessárias e deixar tudo definido do jogo, partimos para o desenvolvimento aonde usamos a ferramenta de desenvolvimento em JAVA chamada ECLIPSE para criar os algoritmos e gerar a aplicação do jogo. 
	Com os conhecimentos adquiridos por meio das aulas de ALPOO e por alguns vídeos tutoriais, fomos capazes de concluir