Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

RESPOSTA APS
TERAPIAS INTEGRATIVAS
MICHELLE MEDEIROS LEAL
RA:2677680
1. Pesquisar em biografias ou artigos acadêmicos e entregar a pesquisa seguindo os tópicos:
Taijiquan (Taichi Chuan)
Origem da técnica – O Tai Chi Chuan surgiu na China no século XVII, como uma arte marcial. Hoje, Tai Chi Chuan é bem mais que isto. Tai Chi Chuan é uma prática física e mental, que herdou milênios de cultura e pesquisa empírica sobre movimento corporal, saúde, circulação de energia e meditação.
Descrição da técnica – É uma arte marcial de orientação taoista composta por vários exercícios antiquíssimos baseados nas técnicas de respiração e concentração. Constituído por um conjunto de exercícios físicos graciosos e suaves,
Objetivo de utilização da técnica – Seu estilo é suave, e favorece o relaxamento muscular, ao contrário da maioria das artes marciais, que tem como objetivo a agilidade e a maior tensão dos músculos. O Tai Chi Chuan pode ser considerado uma meditação em movimento.
Benefícios ao praticar – Aumentar a vitalidade, com mais disposição e energia para o dia-a-dia; Fortalecer os músculos; Melhorar o equilíbrio; Aumentar a concentração; Diminuir a tensão muscular; Melhorar a flexibilidade das articulações; Aliviar o estresse e combater a depressão; Equilibrar as emoções.
As contraindicações – A prática pode ser contra-indicada em indivíduos com diagnóstico de angina, arritmia ventricular ou ambos. Assim é necessária avaliação inicial para determinar a tolerância do indivíduo cardiopata ao exercício e outras possíveis contra-indicações.
Qigong (Chi Kung)
Origem da técnica – Origem do Qi Gong ou Chi Kung, é um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Chi (energia vital) no corpo.
Descrição da técnica – A maioria dos praticantes de Chi Kung, ao final de algum tempo de prática, começam a sentir os seus efeitos, é sem dúvida uma técnica destinada a todos que procuram a saúde e o equilíbrio segundo o Tao e pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária.
Objetivo de utilização da técnica – O Chi Kung (Qi Gong) é uma técnica milenar Chinesa de treino interior, objetivando o equilíbrio do indivíduo como um todo: físico, mental e espiritual.
Benefícios ao praticar – Praticar o Chi Kung favorece um aumento de habilidades como a concentração e atenção, ambas essenciais para gerenciar as emoções adequadamente e desenvolver uma mente clara e calma que nos permita deixar de viver de forma automática.
As contraindicações – Não possui contra indicações, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades, respeitando as limitações pessoais de cada indivíduo.
2. Pesquisar no site do governo em  < http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/42737-ministerio-da-saude-inclui-10-novas-praticas-integrativas-no-sus> quais as 10 novas práticas inclusas no SUS.
Dez novas práticas:
Apiterapia – método que utiliza produtos produzidos pelas abelhas nas colmeias como a apitoxina, geléia real, pólen, própolis, mel e outros.
Aromaterapia – uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, os óleos essenciais promovem bem estar e saúde.
Bioenergética – visão diagnóstica aliada à compreensão do sofrimento/adoecimento, adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos. Ajuda a liberar as tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos.
Constelação familiar – técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família.
Cromoterapia – utiliza as cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo.
Geoterapia – uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo. Usado em ferimentos, cicatrização, lesões, doenças osteomusuculares.
Hipnoterapia – conjunto de técnicas que pelo relaxamento, concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados.
Imposição de mãos – imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente. Promove bem estar, diminui estresse e ansiedade.
Ozonioterapia – mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica e promove melhoria de diversas doenças. Usado na odontologia, neurologia e oncologia.
Terapia de Florais – uso de essências florais que modifica certos estados vibratórios. Auxilia no equilíbrio e harmonização do indivíduo.
3. Pesquisar em biografias ou artigos acadêmicos a descrição das técnicas. Elaborar um documento seguindo os tópicos
Apiterapia
Descrição da técnica – A apiterapia é uma terapia alternativa que consiste na utilização de produtos derivados das abelhas, como mel, própolis, pólen, geleia real, cera ou veneno de abelha, para fins terapêuticos
Qual a indicação para seu uso – A apiterapia apresenta importância terapêutica e biológica para o ser humano, como também, a utilização e manipulação da apitoxina no tratamento de algumas patologias, como é o caso das doenças dermatológicas, hematológicas, otorrinológicas, pulmonares, osteoarticulares, cardiológicas, neurológicas, degenerativas, endocrinológicas, genitourinárias, digestivas, autoimunes, imunológicas, psicológicas e infecciosas. Os seus inúmeros benefícios, atuando como um medicamento muito eficaz na cura de diversos males como: artrite, reumatismo e problemas circulatórios.
Benefícios – Vários estudos comprovam que a apiterapia é eficaz no tratamento de doenças de pele, das articulações, gripes e resfriados, do sistema imunológico, entre outros, porém, assim como outras terapias alternativas, não tem o seu uso reconhecido pelos Concelhos Regionais e Federal de Medicina.
Contraindicações – As contraindicações, segundo um dos aplicadores, incluiriam gravidez, alergia ao veneno, nefrite, albuminúria, diabetes, doenças hepáticas, doenças da suprarrenal, doenças infecciosas agudas, tuberculose, sífilis, gonorreia, distúrbios hematológicos como anemia e hemorragia, úlceras gástrica e duodenal com tendência a hemorragias, neoplasias malignas, período menstrual recente, afecções cardiovasculares crônicas, aneurisma da aorta, angina de peito, arterioesclerose, miocardite, insuficiência cardíaca, febre, estresse emocional, astenia e doenças psíquicas.
Aromaterapia
Descrição da técnica – uma técnica terapêutica que consiste no uso de aromas de plantas medicinais para oferecer saúde e bem-estar às pessoas
Qual a indicação para seu uso – As Principais Indicações são: Redução de sintomas de estresse e ansiedade; Para relaxar em períodos turbulentos; Melhorar a qualidade do sono; Aliviar certos tipos de dor, como as causadas por pedras nos rins e artrite.
Benefícios – Pode ajudar a combater insônia, estresse, ansiedade, dor, depressão, entre outras doenças e desconfortos.
Contraindicações – Devido à sua concentração, os óleos essenciais podem irritar a superfície cutânea, por isso é preciso evitar a aplicação dos óleos essenciais que não foram misturados com um pouco de óleo vegetal
Bioenergética
Descrição da técnica – A terapia bioenergética é um tipo de medicina alternativa que utiliza exercícios físicos específicos e a respiração para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional (consciente ou não) presente.
Qual a indicação para seu uso – Esta terapia é principalmente indicada para pessoas que possuem algum tipo de bloqueio emocional, como fobias, depressões, baixa autoestima, crises de pânico, transtornos obsessivos compulsivos. Mas também pode ser usada para ajudar no controle de alguns problemas respiratórios, digestivos ou neurológicos.
Benefícios – Os benefícios incluem, a melhora dos sistemas muscular, circulatório e nervoso, diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão, efeito calmante e relaxante, melhora o humor e aumenta a auto-estima.
Contraindicações – De modo geral, não há contraindicações para o uso dos exercícios da bioenergética. Entretanto, Lowen e Lowen (1977) ressaltam quetodos têm autonomia de utilizar os exercícios, respeitando seu corpo, sem exceder as condições físicas reais de cada um
Constelação familiar
Descrição da técnica – A constelação familiar é conhecida como um método de "mudança de consciência". Isso porque faz com que a pessoa deixe de se ver como uma vítima ou juiz em uma situação e passe a entender a responsabilidade de seus atos no processo, que podem causar danos
Qual a indicação para seu uso – Para resolver todos os problemas existentes não parar o progresso constelaciones2e trabalhar o que não foi corrigido por outros meios.
Para entender o comportamento do recorrente na família.
Para ver, como nós, na nossa personalidade, sentimos e vivemos uma situação.
Para reconhecer o lugar que ocuparam aqueles que foram esquecidos.
Benefícios – Identificar emaranhamentos ocultos no sistema familiar. Ajudar a encontrar o lugar certo de cada indivíduo dentro do sistema familiar. Romper com comportamentos e condicionamentos que prejudicam a vida dos que estão envolvidos no sistema familiar
Contraindicações – Só em casos graves de saúde ou pessoas com problemas psiquiátricos, pessoas grávidas, não devem participar.
Cromoterapia
Descrição da técnica – Cromoterapia é a técnica que, por intermédio das cores, estabelece o Equilíbrio e a Harmonia entre corpo, mente, espírito e energia... Cada cor possui uma vibração energética diferente e, à medida que se propagam em algum ambiente, causam efeitos curativos ou calmantes nesse espaço.
Qual a indicação para seu uso é utilizado no tratamento da depressão e da anemia, mas também para melhorar a circulação sanguínea e equilibrar a temperatura do corpo, sendo indicado em casos de paralisia. Estimula o sistema nervoso e fortalece o funcionamento do fígado.
Benefícios – Alívio dos sintomas de determinada doença através de uma cor específica; Melhora do bem-estar físico e mental; Diminuição do cansaço físico; Diminuição dos transtornos do sono; Auxílio no tratamento de dores de cabeça
Contraindicações – é contra-indicado em casos de excitação mental, histeria, taquicardia, alcoolismo, febre, hemorragia, insônia, diarréia e doenças mentais.
Geoterapia
Descrição da técnica – A geoterapia consiste na aplicação de argila nas partes afetadas do organismo com objetivo terapêutico. Também é utilizada com finalidade preventiva pela grande capacidade de desintoxicar o organismo, favorecendo a eliminação de toxinas e aumentando as defesas
Qual a indicação para seu uso – As principais indicações medicinais da geoterapia (uso de argilas e dolomitas) vão de encontro a inflamações, contusões e dores (musculares e articulares)
Benefícios – Promove a circulação na região aplicada, por esquentar o local; Elimina toxinas; Alivia dores crônicas, ajudando especialmente no tratamento contra artrite e outras condições que causam dores musculares; Clareia as sardas, quando é usada argila branca
Contraindicações – A argila não pode ser aplicada: na região do tórax, em pessoas com marca-passo ou que tenham passado por alguma cirurgia cardíaca; em indivíduos que estejam tomando algum tipo de antibiótico; em feridas abertas, profundas e fraturas expostas; em gestantes ou mulheres no período de menstruação; em queimaduras de segundo e terceiro grau.
Hipnoterapia
Descrição da técnica – A Hipnoterapia é um processo terapêutico em que o terapeuta profissional utiliza a hipnose como um meio de comunicação direto com a mente subconsciente do cliente.
Qual a indicação para seu uso – é indicada no tratamento da depressão, ansiedades, fobias, síndrome do pânico, stress pós-traumático, tiques, obesidade, tabagismo, dificuldade de aprendizagem, transtornos do sono, baixa autoestima, compulsões, tartamudez (gaguez) entre outros.
Benefícios – A hipnoterapia pode trazer melhorias ao paciente que vão além da solução do problema que deu início ao tratamento. Os psicólogos que trabalham com essa técnica percebem benefícios em vários aspectos da vida dos pacientes, como melhor qualidade do sono, diminuição da ansiedade e regulação do apetite.
Contraindicações – Não existem contra indicações.
Imposição de mãos 
Descrição da técnica – Com a imposição das mãos busca-se fornecer e fazer circular a energia pelo corpo, seja de origem divina ou do meio ambiente, seja do sol, da terra ou do ar, as energias interagem com a interna.
Qual a indicação para seu uso – O "toque" consiste na imposição das mãos sobre o paciente, sentindo todo o seu campo energético, intervindo no progresso das doenças, sendo capaz até de auxiliar na cura das enfermidades.
Benefícios – Representa um método de cura simples que permite absorver mais energia vital, potencializando e equilibrando a energia do ser humano. A imposição das mãos pelo Reikiano direciona a energia de cura para o corpo do receptor, que flui de forma vigorosa.
Contraindicações – Não existe contra indicação
Ozonioterapia
Descrição da técnica – A ozonioterapia consiste no uso do ozônio medicinal, uma mistura dos gases ozônio e oxigênio. A técnica é complementar a tratamentos de doenças como o câncer, dores e inflamações crônicas, infecções variadas, além de feridas, queimaduras e problemas vasculares que levam à redução do fluxo sanguíneo.
Qual a indicação para seu uso – O procedimento tem como objetivo tratar dores e inflamações crônicas (hérnia de disco, artroses de joelhos), infecções variadas (hepatites e herpes), feridas e queimaduras, bem como problemas vasculares.
Benefícios – A terapia com ozônio pode trazer benefícios para pessoas com o sistema imunológico debilitado e ajudar a tratar doenças como esclerose múltipla, artrite reumatoide ou miastenia gravis.
Contraindicações – A Ozonioterapia apresenta poucas contraindicações e efeitos secundários mínimos, quando indicada e realizada corretamente, por profissional médico ou dentista e equipe multidisciplinar com formação adequada.
Terapia de Florais
Descrição da técnica – A terapia floral é um método holístico de cura que busca tratar o homem de maneira global, ou seja, em todos os níveis que o compõem: energético, emocional, mental e físico.
Qual a indicação para seu uso – A nossa terapia floral é indicada em: Casos de Emergência: após acidente, surto, aborto, estupro, antes de cirurgias, luto, etc. Situações Extremas: depressão profunda, tentativa de suicídio, compulsão por álcool ou drogas, síndrome de pânico.
Benefícios – auxiliar no equilíbrio das emoções, auxiliando a acalmar estados mentais agitados, de tristeza, entre outros. Mas, cada essência floral possui uma função específica, que atua sobre o emocional, reequilibrando-o.
Contraindicações – Não há contra indicações e os florais podem ser utilizados em qualquer idade, desde o nascimento até a velhice, porém precisamos observar apenas alguns cuidados na porcentagem de conservante alcoólico para pessoas diabéticas, alcoólatras ou crianças.

Mais conteúdos dessa disciplina