Buscar

INTERVENCAO FEDERAL DA CF DE 88

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A intervençao federal está prevista no artigo 34 da Constituição Federal e trata-se da suspenssão temporária da autonômia territorial assegurada a nação sob seus entes federativos, que são Estados, Distrito Federal e Municípios.
A Constituição federal de 1988 traz, no artigo 34 as hipóteses as quais poderá ocorrer a intervenção. Já no artigo 36, apresenta quais são os órgãos competentes para solicitar e validar o procedimento, sendo exclusivamente competência do congresso nacional aprovar a intervenção. O decreto para uma Intervenção Federal é de competência do Presidente da República, portanto, haverá casos em que dependerá da solicitação feita por outros poderes. Vale ressaltar que em alguns casos há a dispensa do controle politico, ou seja, não ha necessidade de analise pelo Congresso Nacional.
A intervenção federal pode se dar de várias formas, como espontânea; provocada por solicitação; provocada por requisição; e provocada dependendo do provimento de representação.
Apesar da preocupação com o poder o qual lhe é trasmitido, intervenção federal é extremamente necessária para a sociedade, pois traz estabilidade constitucional, visando garantir a paz social, solucionar conflitos de ordem constitucional ou recompor a normalidade em situações de grave instabilidade institucional, configurando autênticos instrumentos de defesa do Estado.

Outros materiais