A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Apol 2 - Organização e Administração na Educação Física nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Organização e Administração na Educação Física
Considere o seguinte extrato de texto:
“As academias de baixo custo são montadas, estrategicamente, em regiões de alta densidade demográfica, pois possuem como premissa ter alta rotatividade, tendo em vista possuírem baixo ticket médio, girando em torno de R$ 69,90 [...]. De outro lado existem os clubes, com alto ticket médio e geralmente montadas em regiões de público classe A e B. A proposta dos clubes é ser muito mais que uma simples academia com aparelhos para musculação [...]. Entre esses dois modelos se situam a grande maioria das academias, em especial as de bairro, que viram uma rápida expansão das grandes marcas e agora se deparam com a dificuldade de sobreviver em um ambiente tão hostil e, em algumas regiões, saturado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRADO, F. J. S. Para onde caminha o mercado de academias? Portal Administradores, 28 abr. 2017. https://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/para-onde-caminha-o-mercado-de-academias/104291/. Acesso em 12 abr. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Proposta de atributos de serviços e de indicadores de desempenho para academias fitness sobre o mercado de academias no Brasil, é correto afirmar que:
	
	A
	O segmento de academias no Brasil está em estagnação nos últimos anos.
	
	B
	O Brasil tem um baixo número de academias comparado a outros países.
	
	C
	A receita bruta das academias no Brasil é a segunda maior do mundo.
	
	D
	A baixa profissionalização voltada ao setor de academias no Brasil pode ser um fator que dificulta o aumento do faturamento desse ramo de atividade.
	
	E
	O baixo interesse das pessoas em frequentar academias é o principal desafio para o crescimento desse ramo no Brasil.
Questão 2/10 - Organização e Administração na Educação Física
Leia o seguinte excerto de texto:
“Foram submetidos a uma entrevista semiestruturada doze gestores de academias da cidade de São Paulo. As respostas confirmam que as competências de gestão podem ser classificadas nas categorias de conhecimentos, habilidades e atitudes, e os resultados da pesquisa nos remeteram aos indicadores dessas três categorias, sendo [...] dezesseis relativas a atitudes (foco no cliente, gerência, busca do conhecimento, empatia, presteza, planejar, foco nos resultados, orientar-se pela missão e valores institucionais, visão, postura profissional, capacidade de reestruturar o trabalho, administrar, inovar, atender pessoas, otimizar capacidade instalada, promover a academia)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELLO, José Aristides Carvalho de; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Competências do gestor de academias esportivas. Motriz, Rio Claro, v.19 n.1, p.74-83, jan./mar. 2013. p. 74.
De acordo com os conteúdos do texto-base Competências do gestor de academias esportivas em relação às competências de gestão classificadas na categoria atitudes, mencionadas na citação acima, relacione corretamente as seguintes atitudes às informações pertinentes a cada uma delas:
1.   Presteza
2.   Gerência
3.   Buscar o conhecimento
4.   Foco no cliente
5.   Planejar
(  ) Priorizar, com a equipe, os objetivos e expectativas da clientela.
(  ) Preocupar-se com o funcionamento operacional da academia.
(  ) Ter curiosidade científica, buscando aperfeiçoamento e atualização.
(  ) Atentar-se aos fatos, tomando decisões rápidas e precisas.
(  ) Preparar e executar com a ciência e com o apoio da equipe.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	5 – 2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	D
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
	
	E
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
Questão 3/10 - Organização e Administração na Educação Física
Considere o seguinte extrato de texto:
“Organizações esportivas têm como atividade principal a produção e marketing de serviços relacionados ao esporte (sentido amplo) para participantes ou espectadores. Organizações esportivas que usam o esporte para promover seus produtos têm como atividades principais, por exemplo, a produção de calçados e roupas, a transmissão de eventos via TV, ou o assessoramento jurídico de pessoas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, C. M.; BASTOS, F. C. Gestão do esporte: definindo a área. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. esp., p. 91-103, dez. 2011. p. 94,95.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro sobre a aplicação da classificação das organizações à gestão do esporte, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1.   Propósitos econômicos da organização
2.   Inclusão dos membros na organização
3.   Consentimento
4.   Cuibonum
(  ) Voluntários ensinando modalidades esportivas e profissionais estudando a contratação de um jogador.
( ) Clube oferece treinamento com mensalidade e organização não governamental com atividades filantrópicas.
(  ) Organizações utilitárias, que pagam o salário e prêmios para os jogadores para participarem de competições.
(  ) Organização de serviço, como uma academia, em que os clientes são os principais beneficiados da sua existência.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3
	
	E
	4 – 3 – 1 – 2
Questão 4/10 - Organização e Administração na Educação Física
Leia o seguinte excerto de texto:
“[...] organizações esportivas podem ser desde clubes, academias, ou escolas de esporte até empresas que fabricam material esportivo, transmitem jogos ou assessoram atletas. Neste caso, gestores esportivos deveriam conhecer o processo produtivo e estar preparados para atuar em todas estas organizações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, C. M.; BASTOS, F. C. Gestão do esporte: definindo a área. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. esp., p. 91-103, dez. 2011. p. 94.
De acordo com essas informações e com os conteúdos do texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro sobre a possibilidade de agrupar as organizações esportivas em quatro grandes grupos, relacione corretamente as seguintes organizações esportivas às suas respectivas características:
1.  Organizações esportivas públicas
2.  Organizações esportivas privadas sem fins lucrativos
3.  Empresas de serviços esportivos
4.  Sociedades anônimas desportivas
(  ) União de pessoas físicas ou jurídicas para criarem uma organização de prática ou promoção de atividade esportiva.
(  ) Criadas e mantidas para desenvolvimento das políticas esportivas pelos entes governamentais.
(  ) Voltadas ao lucro, comercializam produtos ou serviços esportivos ou relacionados ao esporte.
(  ) Sociedades comerciais que possuem ações distribuídas por vários indivíduos.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3
	
	E
	3 – 4 – 2 – 1
Questão 5/10 - Organização e Administração na Educação Física
Leia o seguinte extrato de texto:
“[...] com a evolução da ciência, principalmente, com advento da globalização e o aumento da competitividade através da gestão do conhecimento e de inovações, evidenciou a necessidade de utilização de métodos de planejamento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENELI, L. M.; SOUSA, M. A. Planejamento estratégico na preparação esportiva de jovens atletas nos esportes coletivos. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 21, n. 01, p. 48-57, jan./abr. 2017. p. 50.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Modelo adaptado de um planejamento estratégico aplicado a microempresas: um estudo de