Buscar

O MOVIMENTO REPUBLICANO NA AMAZÔNIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escola Estadual Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos
Disciplina: Estudos Amazônicos
Prof. Ronildo Andrade
Aluno(a):................................................................. 9º ANO Turma: ____
Macapá, ....... de abril de 2020.
	O MOVIMENTO REPUBLICANO NA AMAZÔNIA
O período imperial vigorou no Brasil por mais de 60 anos. Ao final do século XIX, os grupos interessados na manutenção do regime monárquico não queriam mudanças que significassem a perda de seus privilégios. Entre esses grupos destacavam-se os grandes proprietários de terras. A maioria deles defendia, por exemplo, a manutenção do trabalho escravo.
No final, do século XIX, o Brasil passou por transformações que abalaram os grupos que apoiavam a monarquia. As transformações ocorridas na sociedade daquela época aumentavam a produtividade, facilitavam escoamento da produção, alteravam o modo de vida das pessoas e formavam os novos grupos de interesse. 
Outra alteração fundamental foi o fim do tráfico de escravo para o Brasil. Isso foi importante para se formar no Brasil contingente de trabalhadores livres e assalariados. Além disso, o Brasil sofria pressões externas, principalmente vindas da Inglaterra, para por fim a escravidão. Foi em meio a essas transformações que o império e o antigo sistema de produção baseados no trabalho escravo, estavam em crise.
Políticos como Lauro Sodré no Pará, Ximeno de Villeroy no Amazonas, baseavam-se na ideia de que a república era superação da monarquia. Para eles o regime republicano representava uma evolução politica, o processo para a nação e a substituição necessária do atrasado modelo monárquico. 
Para os republicanos da Amazônia, assim como para a maioria dos republicanos brasileiros, passagem do regime monárquico ao republicano deveria ser feita sem violência, pela via política. Isto quer dizer que os republicanos não pretendiam realizar uma revolução, eles não queriam um conflito armado, nem a participação popular. Isso significava também que a maior parte dos republicanos não queriam grandes mudanças sociais. Apesar disso, os republicanos assumiam que as transformações que eles defendiam beneficiariam toda a população. Mais, não foi bem isso que aconteceu a proclamação da república brasileira ocorreu em 15 de novembro de 1889.

Continue navegando