Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
36 pág.
Sistema Turístico - Simulados - Aulas 1 à 10

Pré-visualização | Página 1 de 11

SISTEMA TURISTICO
AULA 1 
1.
De acordo com Dias (2005), Thomas Cook trouxe vários benefícios para o desenvolvimento do Turismo. As alternativas abaixo estão todas corretas, EXCETO a expressa na letra:
 realizou a primeira excursão aos Estados Unidos em 1866.
 a introdução do conceito de excursão organizada
 a criação do primeiro itinerário oficial descritivo de viagem
 criou o cupom de hotel, em 1867, o que hoje se conhece por voucher
Certo organizou toda a divisão de departamentos dentro dos hotéis existentes à época.
 
2.
Alguns autores afirmam que o século XIX testemunhou muitas inovações em relação ao turismo, desde a questão das instalações (meios de hospedagem), aos restaurantes (foi nesse período que houve um grande avanço em relação à conservação dos produtos) e ao próprio desenvolvimento da atividade de uma maneira organizada e lucrativa (com Thomas Cook). Todavia, o denominado ¿turismo de massa¿ ou ¿turismo industrial¿ só encontrou seu apogeu no século XX, O turismo de massa surgiu especialmente devido a que fator. Marque a opção correta.
Certo A criação das férias remuneradas.
 O surgimento dos traveller checks.
 Os avanços tecnológicos.
 O surgimento das primeiras companhias aéreas.
 Nos séculos XVII e XVIII, surge o chamado Grand tour,
 
3.
Conforme vimos na aula 1, "A palavra turismo, em primeira instância, remete-nos ao viajar, ao ato de se deslocar do ambiente em que se vive para experimentar novas paisagens e sensações". Sobre o termo/conceito turismo, podemos afirmar que:
 Os povos antigos já usavam o termo turismo para definir seus deslocamentos, e o mesmo aparece em muitos escritos da época.
 Na idade antiga, o termo turismo já existia e era usado habitualmente.
Certo Esse termo só foi definido na época moderna, após uma série de acontecimentos ao longo da história.
 Todas as respostas apresentadas estão corretas.
 Platão foi o primeiro a definir a terminologia turismo ao viajar com seus discípulos.
 
4.
Qual item relacionado abaixo NÃO pode ser atribuído a Thomas Cook?
 Introduz o Individual Inclusive Tour. Ele incluiu no preço da passagem traslados, refeições e hospedagem, criando assim o primeiro pacote turístico.
 Em 1841, fretou um trem para um grupo de 570 viajantes participarem de um congresso de antialcoolismo.
 Em 1851, conquistou 165.000 clientes para uma exposição de Hyde Park.
 Implantou procedimentos importantes. Alguns deles permanecem até os dias atuais, tais como: venda de produtos comissionada em percentuais sobre o custo final de venda, faturamento de serviços, utilização de vouchers, e até mesmo a Circular Note que anteveio os atuais traveller checks.
Certo É considerado o pai da higiene, porque os hotéis que construiu ou modificou tiveram, pela primeira vez na história da hotelaria, todos os apartamentos com o seu correspondente quarto de banho e instalações hidráulicas.
 5.
Como vimos em nossas aulas, após a queda do império romano, as viagens passaram a se dar mais com o intento religioso. Sobre o período do século V ao XIV, podemos afirmar que (assinale a única alternativa verdadeira):
 Foi nesse período que o inglês Thomas Cook, organizou a primeira viagem em grande escala, e levou aproximadamente 570 pessoas em um trem de Leicester para Loughborough, na Inglaterra. Essa viagem é um marco na história do setor.
 Com a entrada na Idade Média, do século V ao XIV,viajar passou a ser um hábito de toda a sociedade.
Certo As cruzadas, movimento caracterizado pelas expedições organizadas pela Igreja para a defesa de lugares santos da cristandade, merecem destaque, juntamente com as importantes festas religiosas, já que deslocavam peregrinos de diferentes pontos do mundo.
 Na idade média viajar passou a ser entendido pela sociedade uma oportunidade de acumular conhecimentos, por isso os filhos de pessoas abastadas viajavam constantemente.
 Nesta época podemos dizer que os autores não consideravam qualquer tipo de deslocamento como turismo, já que o homem primitivo permanecia no novo lugar, não voltando ao seu antigo habitat.
 6.
Quem foi o precursor das atividades das agências de turismo?
 Kurt Krapf
 George Montimer Pullman
 César Ritz
Certo Thomas Cook
 Karl Baedecker
 7.
Ele é considerado o pai da higiene, pois os hotéis que construiu ou modificou tiveram, pela primeira vez na história da hotelaria, todos os apartamentos com o seu correspondente quarto de banho e instalações hidráulicas. De quem estamos falando?
Certo César Ritz
 Thomas Cook
 George Montimer Pullman
 Kurt Krapf
 Karl Baedecker
 8.
Identifique a frase não retrata os primórdios do Turismo:
 De acordo com o escritor e poeta grego Antipater de Sidon, os viajantes da época cumpriam um roteiro de viagem que as "As Sete Maravilhas do mundo antigo".
Certo No século XX, a atividade turística se consolidou, tornando-se uma das mais rentáveis na economia de muitos países na atualidade.
 Cabe ressaltar que para o povo grego a hospitalidade era uma ação honrosa, já que Zeus era chamado de protetor dos deveres de hospitalidade.
 Nos séculos XVII e XVIII, surge o chamado Grand tour, tipo de viagem tinha um propósito educacional, voltado para visitas históricas e lugares culturais.
 O maior impacto para os primórdios do desenvolvimento do turismo ocorreu em função dos Jogos Olímpicos.
AULA 2
1.
Em relação à história do turismo, podemos afirmar que:
 Após a queda do império romano, as viagens passaram a acorrer com o intento de lazer.
 Thomas Cook é considerado o pai da hotelaria, pois inaugurou o primeiro hotel da Inglaterra, chamado Savoy.
 O setor de transportes teve sua expansão no século XVIII, com a criação das empresas aéreas comerciais.
 O turismo é uma atividade que teve início no final do século XX, com o advento da globalização.
Certo O surgimento da indústria aérea comercial após a Segunda Guerra Mundial a o subseqüente desenvolvimento da era dos jatos na década de 1950 assinalaram o rápido crescimento e a expansão das viagens internacionais.
 
2.
A família real, todos os nobres, os oficiais superiores, os altos funcionários e suas famílias, totalizando mais de 10 mil pessoas, chegaram com o máximo de bagagem que foi possível trazer em 14 navios abarrotados no Rio de Janeiro de 1808 (CNC, 2005). Sobre a vinda da família real portuguesa ao Brasil , é CORRETO afirmar que:
 A família real portuguesa construiu grandes hotéis para abrigar as suas comitivas.
 A cidade do Rio de Janeiro não sofreu grandes impactos, mesmo com a chegada de tantas pessoas ao local.
 Nesse período houve um esvaziamento da cidade, prejudicando a atividade ainda incipiente do turismo no Rio de Janeiro.
Certo A chegada da família rela portuguesa, sem dúvida alterou significantemente a relação da cidade do Rio de Janeiro com seus visitantes. Antes não havia estrutura; depois a colônia começou a dar lugar à recepção de vários tipos de visitantes.
 O Príncipe Regente, como um ato comemorativo, presenteou com novas moradias os moradores da cidade
 
3.
A família real, todos os nobres, os oficiais superiores, os altos funcionários e suas famílias, totalizando mais de 10 mil pessoas, chegaram com o máximo de bagagem que foi possível trazer em 14 navios abarrotados no Rio de Janeiro de 1808 (CNC, 2005). Sobre a vinda da família real portuguesa ao Brasil , é CORRETO afirmar que:
 O Príncipe Regente, como um ato comemorativo, presenteou com novas moradias os moradores da cidade.
 A família real portuguesa construiu grandes hotéis para abrigar as suas comitivas.
Certo Depois da chegada de família real, era cada vez maior o número de estrangeiros que aqui desembarcavam, em missões diplomáticas, expedições científicas ou viagens de negócios. Isso, de certa forma, alavancou o turismo local.
 Nesse período houve um esvaziamento da cidade, prejudicando a atividade ainda incipiente do turismo no Rio de Janeiro.
 A cidade do Rio de Janeiro
Página123456789...11