Buscar

ALO - 4- Elaboração e Implementação em Políticas Públicas - 20201 B

Prévia do material em texto

Usuário
	Rondinele Francisco Santos da Silva
	Curso
	21271 . 7 - Elaboração e Implementação em Políticas Públicas - 20201.B
	Teste
	Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
	Iniciado
	09/04/20 15:43
	Enviado
	11/04/20 17:56
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	50 horas, 13 minutos
	Instruções
	Atenção! Você terá 1 opção de envio. Você pode salvar e retornar quantas vezes desejar, pois a tentativa só será contabilizada quando você decidir acionar o botão ENVIAR.
Após o envio da atividade, você poderá conferir sua nota e o feedback, acessando o menu lateral esquerdo (Notas).
IMPORTANTE: verifique suas respostas antes do envio desta atividade.
PERGUNTA 1
1. Referente aos modelos de implementação de políticas públicas. Marque a alternativa CORRETA:
	
	a.
	Podemos considerar que há dois modelos de implementação das políticas públicas: o da direita e o da esquerda.
	
	b.
	Podemos considerar que há dois modelos de implementação das políticas públicas: o de baixo para cima (modelo top-down, centralizado, aplicação do governo para a sociedade) e o de cima para baixo (modelo bottom-up, descentralizado, aplicação da sociedade para o governo). Segundo Secchi (2010)
	
	c.
	Podemos considerar que há dois modelos de implementação das políticas públicas: o de eficiência, centralizado, aplicação do governo para a sociedade, e o de eficácia, descentralizado, aplicação da sociedade para o governo. Segundo Secchi (2010)
	
	d.
	Podemos considerar que há dois modelos de implementação das políticas públicas: o de cima para baixo (modelo top-down, centralizado, aplicação do governo para a sociedade) e o de baixo para cima (modelo bottom-up, descentralizado, aplicação da sociedade para o governo). Segundo Secchi (2010)
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Marque a alternativa CORRETA quanto ao texto abaixo: “o Estado empresta diretamente recursos do Tesouro ou garante à entidade financiadora o pagamento da dívida contratada pelos tomadores dos empréstimos, usado para estimular atividades de interesse político ou econômico; usado em áreas como habitação, educação e agricultura”.
	
	a.
	Vales.
	
	b.
	Legislação de perdas e danos.
	
	c.
	Renúncia fiscal.
	
	d.
	Empréstimos e garantia de empréstimos.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Marque a alternativa CORRETA: O ciclo das políticas públicas (policy cycle) é um ciclo deliberativo, constituído pelos seguintes estágios:
	
	a.
	Identificação de setores; Formação da agenda; Formulação de alternativas; tomada de decisão; Impactos; Avaliação.
	
	b.
	Identificação do problema; Formação de pessoas; Formulação de alternativas;  tomada de decisão; Implementação; Solução.
	
	c.
	Identificação do problema; Formação da agenda; Formulação de alternativas;  tomada de decisão; Implementação; Avaliação.
	
	d.
	Identificação do problema; Eficiência; Eficácia;  tomada de decisão; Implementação; Avaliação.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Classifique as alternativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): 
(   ) Modelo de decisão racional é construído sobre o pensamento de que as consequências de cada opção de política pública alternativa podem ser conhecidas antecipadamente.
(   ) Modelo de decisão incremental tem por base sucessivas comparações limitadas entre as novas propostas que surgem e os resultados de decisões anteriores, garantindo que o resultado seja apenas em mudanças incrementais do status quo.
(   ) Modelo de decisão da “lata de lixo” (garbage cam) é aplicado quando se tem envolvidos um grande número de tomadores de decisão e grande incerteza sobre as causas dos problemas e suas soluções.
(   )  As políticas públicas ocupam um lugar de grande importância no universo dos gestores públicos, uma vez que fornecem a eles a legitimidade e os recursos necessários para executar suas tarefas em um ambiente de alto nível de inteligência, sofisticação e competência.
A ordem correta da sequência é:
	
	a.
	V, V, V, F.
	
	b.
	F, F, F, F
	
	c.
	V, V, V, V.
	
	d.
	F, F, F, V.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Sobre a classificação de instrumentos com base no controle organizacional, observe as afirmações abaixo:
I – Nodalidade demonstra a capacidade do governo de operar como um nódulo (ponto focal), em uma rede de informação.
II – Autoridade denota o poder legal do governo e outras fontes de legitimidade.
III – Recursos governamentais utilizados em cada instrumento.
Estão corretas APENAS as afirmações:
	
	a.
	I 
	
	b.
	I; II e III
	
	c.
	I e II
	
	d.
	I e III
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Marque a única alternativa CORRETA, quanto ao enunciado abaixo: “não são espaços físicos, mas contextos sistêmicos, interativos, que configuram a dinâmica de atuação dos atores, definem as suas alianças e mobilizam o conflito entre eles a partir de suas preferências, expectativas e das janelas de oportunidades”.
	
	a.
	Arenas sociais.
	
	b.
	Arenas privadas.
	
	c.
	Arena financeiras.
	
	d.
	Arenas políticas.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Marque a alternativa CORRETA quanto a classificação de instrumentos com base na participação da sociedade e do mercado:
	
	a.
	Corporações governamentais: o Estado é o ator que executa as ações diretamente. O mecanismo utilizado pela gestão direta é a burocracia que, embora apresente desvantagens, tem a vantagem de estar independente de questões contratuais, o que, em alguns casos, a torna até mais flexível, pois mudanças operacionais podem ser resolvidas internamente, sem necessidades de complicadas revisões contratuais.
	
	b.
	Impostos corretivos e taxas: o Estado é o ator que executa as ações diretamente. O mecanismo utilizado pela gestão direta é a burocracia que, embora apresente desvantagens, tem a vantagem de estar independente de questões contratuais, o que, em alguns casos, a torna até mais flexível, pois mudanças operacionais podem ser resolvidas internamente, sem necessidades de complicadas revisões contratuais.
	
	c.
	Assistência financeira: o Estado é o ator que executa as ações diretamente. O mecanismo utilizado pela gestão direta é a burocracia que, embora apresente desvantagens, tem a vantagem de estar independente de questões contratuais, o que, em alguns casos, a torna até mais flexível, pois mudanças operacionais podem ser resolvidas internamente, sem necessidades de complicadas revisões contratuais.
	
	d.
	Gestão direta: o Estado é o ator que executa as ações diretamente. O mecanismo utilizado pela gestão direta é a burocracia que, embora apresente desvantagens, tem a vantagem de estar independente de questões contratuais, o que, em alguns casos, a torna até mais flexível, pois mudanças operacionais podem ser resolvidas internamente, sem necessidades de complicadas revisões contratuais.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Marque a opção CORRETA, quanto às arenas políticas. (RUA, 2009):
	
	a.
	Distributivas; Redistributivas; Regulatórias; Constitucionais.
	
	b.
	Distributivas; Probabilidade; Regulatórias; Consignadas. 
	
	c.
	Discursivas; Redistributivas; Regulatórias; Constitucionais. 
	
	d.
	Distribuição; Pública; Relação; Constitucionais.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Sobre os desafios na formulação e tomada de decisões em políticas públicas, observe as afirmações abaixo:
I – A tomada de decisão é a função de política pública, em que ações para tratar um problema podem ou não ser traçadas. As decisões devem considerar as análises políticas sobre um leque de opções.
II – Segundo (BRANCALEON ET AL., 2015), existem três modelos principais de decisão: Modelo de decisão racional; Modelo de decisão incremental; e Modelo de decisão da “lata de lixo” (garbage can).
III – Modelo de decisão racional: tem por base sucessivas comparações limitadas entre as novas propostas que surgem e os resultados de decisões anteriores, garantindo que o resultado seja apenas em mudanças incrementais do status quo.
Estão corretas APENAS as afirmações:
	
	a.
	I; II e III
	
	b.
	I
	
	c.
	I e II
	
	d.
	I e III
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. Marque a alternativa CORRETA, quanto a definição sobre políticas públicas(SOUZA, 2006):
	
	a.
	A política pública é abrangente, se restringe a lei.
	
	b.
	A política pública é uma política de curto prazo, apesar de apresentar impactos de longo prazo.
	
	c.
	Política pública, restringe a participantes externos.
	
	d.
	A política pública distingue entre o que o governo pretende fazer e o que, de fato faz.

Continue navegando