Buscar

Avaliação_1_

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão de Políticas Públicas (GPU08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512548) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17168380
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Sobre a formação do Estado para fins de elaboração das políticas públicas, o poder instituído está fortemente relacionado a algum tipo de dominação, a qual, dependendo de seus motivos de origem, pode gerar diferentes classificações ou níveis, mas sempre sob um objetivo em comum. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse objetivo comum, também equivalente ao conceito de dominação:
	 a)
	Um controle burocrático, ou seja, a possibilidade de encontrar obediência entre inúmeros dominantes e poucos submissos.
	 b)
	Um controle tradicional, no qual as ordens são obedecidas porque são dadas pela pessoa com as qualificações certas e cujos resultados já são esperados.
	 c)
	A possibilidade de encontrar pouca obediência a uma ordem de determinado conteúdo, ou seja, uma relação de mando eficiente entre cidadãos dominantes.
	 d)
	A possibilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, ou seja, uma relação de mando eficiente entre cidadãos.
	2.
	As políticas públicas são planos, programas e projetos criados e desenvolvidos dentro das esferas de governo com a finalidade de atender as demandas da sociedade. Sobre a finalidade de uma política pública, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Uma política pública nasce com a intenção de facilitar a administração pública.
	 b)
	As políticas públicas servem para atender o interesse de apenas uma determinada parcela da sociedade
	 c)
	As políticas públicas nascem com a finalidade de serem respostas às principais demandas da sociedade.
	 d)
	A finalidade de uma política pública é a auxiliar no processo de aplicação de recursos públicos de forma mais eficaz.
	3.
	Para se dar início à análise de uma política pública, um dos primeiros passos é identificar os atores que serão envolvidos no processo de construção dessa política. Os atores desenvolvem papel fundamental, influenciando e participando de forma expressiva no ciclo das políticas públicas. Assim sendo, que particularidades identificam os atores sociais?
	 a)
	Atores são os funcionários públicos, pois são eles que agem diretamente na administração pública.
	 b)
	Os atores sociais são pessoas, grupos ou entidades que participam da criação e discussões de políticas públicas, podendo ser atores individuais e coletivos.
	 c)
	Os empresários são os atores de políticas públicas, pois são eles unicamente que pagam os tributos que posteriormente serão revertidos em benefícios para a sociedade.
	 d)
	São os agentes políticos do município (prefeitos, vereadores), que são os únicos responsáveis pelas discussões e busca de soluções para problemas públicos.
	4.
	A palavra "política", que vem de convento, faz referência a qualquer atividade em que existam interesses, assim como jogos e gestão do poder. No entanto, quando se fala de "política pública", deve-se fazer uma diferenciação entre "política" e "política pública". Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O poder vincula a "Política" aos interesses particulares e os da comunidade, eis o vínculo com a "política pública".
	 b)
	A "política pública" procura melhorar as condições gerais de uma determinada sociedade. A "política" é um jogo de interesses no qual sempre o poder determina a gestão dessa "política".
	 c)
	O Estado procura concretizar seus objetivos por meio de suas "política pública". São as "políticas" que determinam os interesses particulares por meio de um jogo de poder.
	 d)
	A "política" vincula o exercício do poder com os processos de tomada de decisão em uma sociedade. A "política pública" é uma medida feita pelo Estado com vista a concretizar as decisões tomadas da gestão pública.
	5.
	A dominação na Formação do Estado pode ser caracterizada como uma relação de comando entre atores envolvidos em uma determinada política pública. Com base nisso, a dominação que se destaca pela afetividade do subordinado com a chefia é classificada em que tipo?
	 a)
	Dominação carismática.
	 b)
	Dominação tradicional.
	 c)
	Dominação racional-legal.
	 d)
	Dominação burocrática.
	6.
	Política e poder são elementos que compõem o cotidiano da vida pública, pois assimilam e aglutinam os interesses de grupos para o exercício da organização da sociedade e alcance de objetivos comuns. Sobre essas definições e afins, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Apesar da complexidade entre os termos política e política pública, é dispensável a realização de qualquer distinção entre eles, pois ambos remetem ao exercício de poder individualmente.
(    ) A política está vinculada ao exercício de poder e às etapas pelas quais percorrem e são tomadas as decisões em uma sociedade. Logo, política e poder são ações inter-relacionadas.
(    ) A política pública está fortemente associada ao poder, na medida em que os representantes legais devem garantir a prática de decisões voltadas para o bem comum.
(    ) O conceito de dominação dissocia-se dos conceitos de política e poder, na medida em que é incompatível com a administração pública, isto é, não se aplica à política pública.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Há três tipos puros de dominação legítima. A vigência de sua legitimidade pode ser, primordialmente a legitimação de caráter racional, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação (dominação legal); ou a legitimação de caráter tradicional, baseada na crença cotidiana na santidade das tradições vigentes desde sempre e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade (dominação tradicional). Esses tipos de dominação, aplicáveis tanto a um indivíduo como a um determinado grupo, ou sistema político, compreendem ainda um terceiro tipo, que se expressa espontaneamente, e de cunho predominantemente afetivo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse tipo:
FONTE: Disponível em: <https://ensaiosenotas.com/2018/01/09/os-tipos-de-dominacao-legitima-para-weber/> Acesso em: 25 jun. 2018.
	 a)
	O de legitimação de caráter carismático: baseada na veneração de uma ação ou poder heroico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das práticas por ela exercidas.
	 b)
	O de legitimação familiar: baseada numa relação com graus de parentescos, onde possuem laços sanguíneos e por vezes, de afeto. Também amparado legalmente.
	 c)
	O de dominação burocrática ou legal, na qual as pessoas obedecem porque admiram, e a regra é resultado de manifestação popular.
	 d)
	O de dominação tradicional venerável: baseada em relações de costumes e hábitos, na qual não se questiona o poder, e se obedece com convencimento de bons resultados.
	8.
	Em se tratando de políticas públicas, existe a figura do ?ator?, considerado como todos aqueles que se envolvem de forma direta ou indireta nos processos que abrangem as diversas etapas das políticas públicas. Quanto às particularidades dos atores nas políticas públicas, analise as sentenças a seguir: 
I- Os atores sociais são membros exclusivamente integrantes da sociedade, grupos de empresários e associações de classe.
II- Os atores sociais podem ser encontrados tanto no setor público quanto no privado.
III- Os atores governamentais podem ser políticos, burocratas e partidos políticos.
IV- Os atores não governamentais podem ser os grupos de interesses, organizações do terceiro setor e os meios de comunicação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	A açãoda sociedade civil na elaboração das políticas públicas, sem dúvidas é um marco no avanço da democracia, que permitiu o aprimoramento dos meios ou processos para esse fim, e também, que as prioridades da agenda pública se mantivessem importantes como políticas de desenvolvimento. Sobre esse tema, analise as sentenças a seguir:
I- No modelo de processo, ocorre uma série de atividades políticas como: identificação de problema (ou agenda) e formulação, legitimação, implementação e avaliação de políticas.
II- A união entre indivíduos que, formal ou informalmente deliberam e decidem apresentar suas demandas aos governos se dá no modelo de grupos.
III- A ação da sociedade civil se dá sem o propósito de vigilância, mas de elaboração e interação amistosa, contribuinte às ideias, sem conflito ou oposições político-partidárias.
IV- Na elaboração das políticas por meio do processo, existe a identificação do problema de cima para baixo, implementação e avaliação, sem necessidade de legitimação, dado o caráter não participativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	10.
	A realização do Ciclo de políticas públicas, exige que sua execução passe por etapas que considera antecipadamente os possíveis caminhos a se seguir, riscos, alcance, impactos dos resultados, diversificação destes, e outras informações relevantes para o decorrer das ações e seus efeitos na sociedade. Sobre esse planejamento, alguns princípios são indispensáveis para o Estado. Analise as sentenças a seguir: 
I- Ser tolerante, desconsiderar imprevistos, a fim de garantir que o planejamento se realize de acordo com as diretrizes pré estabelecidas.
II- Não publicar informações sobre os projetos, a fim de garantir a eficiência do programa e minimizar impactos de críticas populares.
III- Ser inflexível quanto as contribuições das políticas, porém considerar imprevistos, dado o caráter dinâmico e social das necessidades públicas.
IV- Fazer parte da administração pública e estar presente em todos os níveis e setores da sociedade, bem como fixar prazos determinados adaptados aos objetivos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes