Buscar

ATIVIDADE ABERTA MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade aberta MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS
 
O setor público tem adotado a gestão por competência como alternativa de gestão flexível, empreendedora, buscando otimizar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos. O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a Agência Nacional de Energia Elétrica são exemplos de organizações que aplicaram alguns pressupostos da gestão por competência.
 
Neste sentido o modelo Gestão por Competências entende que a competência do colaborador vai além do conjunto de conhecimentos (o saber) e habilidades (saber fazer). Considera também as atitudes (saber ser) do profissional.
Imagine que você seja contratado como consultor na área de Gestão de Pessoas de uma das repartições públicas abaixo. Eleja aquela que mais lhe agradar para desenvolver as atividades a seguir:
· Petrobrás
· Banco do Brasil
· Ministério dos Transportes
· Secretaria de saúde
· Correios
· Escola pública
 
I Escreva um parágrafo com no máximo 6 linhas descrevendo a repartição escolhida. Como sugestão, consulte qual sua finalidade estipulada pelo poder público bem como seus limites de atuação.
A Petrobras é uma empresa Brasileira com sede no Rio de Janeiro e opera atualmente em 25 países, sendo a maior empresa petrolífera do Brasil e uma das maiores do mundo, foi fundada em 1953 onde seu principal objetivo era a exploração petrolífera. É pertencente ao grupo de sociedade de economia mista sendo o Estado o detentor de 50% mais uma ação e com direito a voto onde o restante é dividido em ações entre o Estado e o particular. Sua atuação é no segmento de energia, exploração de petróleo e gás, produção, refino, bem como na distribuição de derivados, entre outros.
 
II Explique de que forma o modelo por competências pode contribuir com a gestão da repartição escolhida.
A adoção deste modelo tem como um padrão de comportamento desejado pela empresa por meio da formulação de perfis profissionais cuja postura esteja alinhada com as necessidades da empresa (atitudes), bem como na difusão dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de habilidades específicas relacionadas ao negócio da empresa. Neste ínterim a gestão do conhecimento assume grande importância ao sucesso da gestão de competências da Petrobras, pois permite a apropriação do conhecimento individual contido nos trabalhadores agregando-os a base do conhecimento da empresa servindo de subsídio à gestão de competências.
 
III Preencha o quadro abaixo de modo a listar pelo menos 5 conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a cada cargo. Utilize como critério os conhecimentos construídos a partir das leituras do material indicado nas Orientações de Estudo.
	Repartição escolhida: Petrobras
	
Recepcionista
	
Limpeza
	
Ouvidoria
	
Chefia
	
Conhecimentos
	- Informática;
- Noções de arquivos;
- Atendimento ao Público.
	
	- Conhecimento Técnico;
-Fluência Verbal;
	
	
Habilidades
	- Paciência;
-Discrição;
-Organização;
-Autonomia;
-Comunicação.
	
	- Conhecimento de Processos;
- Ter uma boa Acessória Técnica e Jurídica;
- Lidar com Conflitos;
- Poder de Analise e Iniciativa;
- Buscar Capacitação e Atualização. 
	- Poder Diretivo;
- Coordenar atividades;
	
Atitudes
	- Relação Interpessoal;
- Técnicas de Atendimento;
- Imagem Pessoal.
	
	- Atenção;
- Comprometimento;
- Discrição;
-Organização.

Outros materiais