Buscar

AVALIACAO DISSERTATIVA ART II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Arte Brasileira (ART02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512866) ( peso.:4,00)
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Anterior à chegada dos portugueses no Brasil, a cerâmica já fazia parte do cotidiano dos povos que por aqui habitavam, os nossos índios brasileiros. Mesmo o índio desconhecendo o torno e operando com instrumentos rudimentares, conseguiu criar uma cerâmica de valor, que dá a impressão de superação dos estágios primitivos da Idade da pedra e do bronze. Nesse sentido, disserte sobre os vestígios da Cultura Marajó.
	Resposta Esperada:
*Foram encontradas quinze técnicas da cerâmica marajoara. *A cultura marajoara sofreu um lento e constante declínio, até desaparecer em 1350. *No século passado e nesse foram descobertos uma grande quantidade de cacos de peças de cerâmica produzidas por esses povos. *As peças tinham muita beleza, eram raras e demonstravam durabilidade. Hoje, muitas peças marajoaras foram transformadas em obras de arte e se encontram em museus, instituições e com colecionadores particulares.
	2.
	O Movimento Antropofágico foi uma corrente de vanguarda que marcou a primeira fase modernista no Brasil. Liderado por Oswald de Andrade (1890-1954) e Tarsila do Amaral (1886-1973), a finalidade principal era de estruturar uma cultura de caráter nacional. Disserte sobre o Movimento Antropofágico e suas influências na arte.
FONTE: https://www.todamateria.com.br/movimento-antropofagico/. Acesso em: 9 ago. 2018.
	Resposta Esperada:
* É um desdobramento do movimento Pau-Brasil. *Tinha como objetivo apresentar uma arte mais brasileira e de substituir os temas estrangeiros que sempre foram referências para os artistas daqui. *Os temas são fauna, flora e paisagens. *O maior símbolo foi a obra Abaporu de Tarsila do Amaral.
Parte inferior do formulário

Outros materiais