Buscar

Psicologia Escolar Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo Psicologia Escolar
NP1 E NP2 – EXAME
Psicologia X Escola: Visão crítica em psicologia escolar contemplando a perspectiva histórica em que se deu a aproximação entre psicologia e educação.
· A cumplicidade estabelecida entre a Psicologia e a Educação pode vir a acontecer em outros termos de modo a superar as visões naturalizantes e patologizantes acerca da queixa escolar. 
· Segundo a perspectiva crítica, a educação é processo social, que responde às necessidades dos grupos dominantes na sociedade. Ela não é neutra, nem desinteressada, visa á manutenção da estrutura social e das relações de poder.
· Não é possível continuar pensando a educação como um processo natural de desenvolvimento de potencialidades existentes nos sujeitos.
· As propostas atuais de parceria entre psicologia e educação têm sido pensadas no sentido de conceber a escola também como um espaço social de construção de subjetividades
· Contribuir na melhor compreensão do cotidiano da sala de aula e da complexa rede de relações professor-aluno.
· O processo pedagógico vai se colocar como realidade principal. Todo o trabalho do psicólogo estará em função deste processo e para ele direcionado. 
· Faz-se necessária a escolha de técnicas que se adaptem aos limites que a intervenção psicológica terá, dada a realidade educacional.
· O profissional da Psicologia estará sendo psicólogo porque estará utilizando o conhecimento da ciência psicológica para compreender e intervir, só que, neste caso, com o objetivo de promover saúde num espaço que é educacional.
· 
	
	
	1

Outros materiais