Buscar

questionario anatomia certo docx articulaçoes 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO ANATOMIA;
 ARTICULAÇOES.
1) Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos. Quais são eles? fibrosas (sinartrose), cartilaginosas (anfiartrose) e sinoviais (diartrose)
2) Conceitue diartrose, anfiartrose e sinartrose;
# Diartrose: São articulações flexíveis, caracterizadas pela presença de bolsas sinoviais, que contém o líquido sinovial ou sinovia, que evita o desgaste ocasionado pelo atrito. Elas localizam-se entre a pele e os ossos. Exemplos: articulações do ombro, joelhos e cotovelos.
# Anfiartrose: São articulações semi-móveis, flexíveis e cartilaginosas. Elas possuem cartilagens entre os ossos e permitem movimentos que evitam o desgaste excessivo dos ossos, auxiliando, dessa maneira, no deslizamento de uns sobre os outros a partir dos diferentes movimentos do corpo. Exemplos: ossos do quadril e vértebras.
# Sinartrose: São as articulações fibrosas, localizadas entre um osso e outro, caracterizadas por serem inflexíveis. As duas superfícies ósseas são praticamente contínuas, separadas apenas por uma camada de tecido conjuntivo ou cartilaginoso. Exemplos: a articulação do crânio (sutura), dos dentes e do maxilar, da tíbia e a fíbula.
 
3) Quais são os 2 tipos de articulações fibrosas? São dois tipos principais de articulação fibrosa: as suturas e a sindesmoses.
 O primeiro grupo está relacionado com as articulações do crânio, Já as sindesmoses referem-se à articulação entre tíbia e fíbula e entre o rádio e a ulna.
Quais são as caracteristicas de cada um? De um exemplo de cada.
# Sinartrose é o nome que recebe toda a articulação que careça de movimento. Convém recordar que, na área da anatomia, uma articulação é o enlace que existe entre um osso e outro ou entre um osso e uma cartilagem.
As articulações, por conseguinte, unem diferentes elementos do esqueleto e permitem o desenvolvimento de movimentos de tipo mecânico. É possível classificar as articulações de diversas maneiras: quando se classificam de acordo com a sua função, surge o conceito de sinartrose
# SuturasSão as articulações que são encontradas nos ossos do crânio. A maneira pela qual as bordas dos ossos articulares entram em contato é variável, classificando-se em:
a. Suturas planas: possui bordas articulares retilíneas. Ex: articulação internasal.
b. Suturas Escamosas: possui bordas articulares com certo desnível.Ex: entre os ossos temporais e parietais.c. Suturas Serreadas: possui bordas articulares unindo-se em linha denteada.Ex: entre os ossos lacrimais e zigomático.
No feto ocorre uma quantidade elevada do Tecido Conjuntivo Fibroso entre as bordas articulares, o que dá aos ossos do crânio uma certa mobilidade. Porém, após o nascimento e com o decorrer da idade ocorre a calcificação das suturas.
4) Quais são as caracteristicas de cada um? De um exemplo de cada..
# As articulações cartilagíneas são articulações que apresentam um disco de cartilagem, que fixa dois ou mais ossos, permitindo poucos e limitados movimentos. Podem ser divididas em:
Sincondrose, na qual a articulação possui cartilagem hialina. Como exemplos temos as articulações condro-costais;
Sínfise, na qual as superfícies ósseas são cobertas por uma fina camada de cartilagem hialina, e se articulam por intermédio de uma fibrocartilagem espessa. Exemplo: sínfises intervertebrais, ou a sínfise púbica.
5) Quais são as características de uma articulação sinovial? 
As articulações sinoviais realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial,
Dê exemplos dessa articulação. Elas localizam-se entre a pele e os ossos. articulações do ombro, joelhos e cotovelos.
O movimento do corpo é produzido a partir da comunicação entre as extremidades do ossos envolvidos, realizadas pelas articulações sinoviais. As bolsas sinoviais atuam como amortecedores em articulações móveis. O líquido sinovial é viscoso, transparente e facilita os deslocamento entre duas partes ósseas.
6) Quais as características da cápsula articular? 
 A cápsula articular é uma membrana conjuntiva que envolve a articulação sinovial como um manguito. Apresenta-se com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). A primeira é mais resistente e pode estar reforçada, em alguns pontos, por ligamentos, destinados a aumentar sua resistência.
7) Quais são os ligamentos presentes na articulação do joelho? 
 O joelho é um complexo articular completo, onde três ossos se articulam de forma a permitir dois graus de liberdade de movimento. As estruturas que se articulam entre si são articulação tíbio-femoral e femoropatelar, que estão localizadas em uma mesma cápsula articular. Essa estrutura ainda se classifica como gínglimo, ou também denominada como uma articulação em dobradiça. Apesar da estrutura aparentemente sensível, é capaz de suportar o peso corporal na posição bípede sem que haja necessidade de contração muscular, dependendo dos ligamentos das articulações para manter a posição ereta, bem como o reforço efetivo da musculatura para realizar as funções locomotoras e auxiliar no posicionamento estático.
8) Quais são as classificações funcionais das articulações sinoviais? Classificação funcional morfológica e das junturas sinoviais. Para classificar funcionalmente uma articulação vai depender do movimento em torno de um ou mais eixos. As articulações podem ser classificadas, em mono axial, bi axial e tri axia
9) Diga quais são todas as classificações morfológicas das articulações sinoviais, e conceitue as seguintes classificações: plana, gínglimo e esfereoide: O critério de base para a classificação morfológica das articulações sinoviais é a forma das superfícies articulares.
# As articulações do tipo gínglimo ou dobradiça refere mais ao movimento do que a forma da superfície articular, ou seja, é uma exceção. Permite apenas o movimento de flexão e extensão sendo classificado em mono axial. Ex: típico é a articulação do cotovelo que lembAs articulações tipo esferóid# Quando uma articulação realiza movimento em torno de três eixos diz que é tri axial, ou seja, apresentam três graus de liberdade de movimento. Assim as articulações que permitem flexão e extensão, adução e abdução e rotação como as articulações do ombro e quadril, são tri axiais. Para classificar morfologicamente uma articulação vai depender das formas das superfícies articulares, ou seja, do tipo de encaixe ósseo.
# As articulações planas apresentam as superfícies opostas dos ossos, planas ou quase planas. Permite o movimento de deslizamento em qualquer direção, porém, bem limitado por apresentar cápsulas ea apresentam superfícies articulares em forma de esfera que se encaixam em estruturas ósseas ocas. Permite o movimento de flexão e extensão, abdução e adução, rotação e circundação, são classificadas em tri axial. Movimenta-se em qualquer direção. Exemplos, as articulações do ombro e quadril.ra um carretel.
# As articulações tipo esferóidea apresentam superfícies articulares em forma de esfera que se encaixam em estruturas ósseas ocas. Permite o movimento de flexão e extensão, abdução e adução, rotação e circundação, são classificadas em tri axial. Movimenta-se em qualquer direção. Exemplos, as articulações do ombro e quadril.
10) Observe a seguinte radiografia abaixo e descreva quais são as estruturas apontadas pelas setas.
Aluna: Adriana Duarte Gomes 
ENFERMAGEM NOITE.
Profº Matheus becker Freitas.

Continue navegando