Buscar

Atividade do filme Quase Deuses

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmica: Grazielle Brandão Coelho, Turma E
Disciplina: Medicina, ética e legislação
Professora: Dra. Gabriela Chaves
ATIVIDADE: FILME “QUASE DEUSES”
1. Qual o contexto histórico do filme?
A história do filme acontece nos Estados Unidos por volta de 1930, num período de crise financeira e desemprego, conhecido como Grande Depressão. O filme narra a história de Vivien Thomas, um negro, pobre e carpinteiro que acaba indo trabalhar como estagiário em um Laboratório de Cirurgias Experimentais Vanderbilt com o Dr. Alfred Blalock, um branco, médico-cirurgião e professor universitário. Juntos conseguiram realizar muitos avanços positivos em cirurgias, tudo por causa da decidação e habilidade de Vivien Thomas. 
2. Qual o contexto social do filme?
O filme retrata uma sociedade separada por etnias e classes sociais. Onde havia muito preconceito racial com pessoas de pele escura, e estes lutavam pra ter as mesmas condições de trabalho que pessoas de pele clara, pois as condições econômicas e a qualidade de vida dos pretos era consideravelmente pior que dos brancos, o que pra sociedade da época era completamente normal.
3. Discuta uma questão ética abordada pelos personagens do filme.
O cirurgião em momento algum demonstrava agradecimento e reconhecimento ao auxiliar negro pelo brilhante trabalho realizado por ele, que por sinal lhe rendeu muitos frutos. O cirurgião levou todo o crédito pelos resultados positivos das pesquisas sem ao menos citar o auxiliar. O auxiliar não era médico, mas dispunha de muitas habilidades e conhecimentos que permitiram avanços em cirurgias.
	Um médico deve ter uma conduta ética inquestionável de acordo com os princípios da beneficência, não maleficência, autonomia e justiça. O que não condiz com a atitude do Dr. Alfred, que foi imoral em não evidenciar a contribuição essencial de Vivien Thomas.

Outros materiais